
Vereador apresenta ações de combate à pedofilia em Ribeirão Preto
Os requerimentos aprovados nesta segunda-feira (17) são de autoria dos vereadores Renan Paes, Fábio Silvia e Josef Borges
12° Reunião ordinaria aprova cinco votos de congratulações nesta segunda-feira
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Nesta segunda-feira (17), na 12° Reunião Ordinária, foram aprovados, pela Câmara Municipal de Piracicaba, cinco requerimentos para a concessão de votos de congratulações. O requerimento n° 212/2025, do vereador Renan Paes (PL), presta homenagens à Ronda Ostensiva Municipal – Romu, da Guarda Civil Municipal – GCM, pela atuação em defesa da vida e da dignidade das mulheres.
Ao discutir o requerimento, a vereadora Rai de Almeida (PT) manifestou que não é favorável à execução do agressor na ocorrência. “É um trabalho correto defender a mulher, mas não posso aceitar a execução do agressor. Não podemos combater uma violência com outra violência. Três guardas contra um homem. Será que não tinham a estratégia de tirar a arma do homem e levar à delegacia? Todas as vidas interessam", avaliou. "Defendo as mulheres, os agressores têm que pagar as suas penas, mas não sou favorável a que sejam mortos por ação dos policiais, que são formados para não matar as pessoas. Que esse homem seja condenado e passe por um processo para que saia do ciclo de violência”.
O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) também discutiu e posicionou-se a favor do requerimento. “Essa questão de segurança pública é uma situação que só a pessoa que está naquele local, naquele momento pode avaliar.” disse.
O vereador Renan Paes, autor do requerimento, também expressou sua opinião. “Lembrando que, em um ataque com facas, para que ela não te acerte, você tem que estar no mínimo a sete metros de distância. Só quem está na ocorrência sabe como vai fazer e tem um segundo para tomar uma atitude", colocou. "Quando morre um policial por ter deixado de agir em legítima defesa, não tem discurso. A Romu conseguiu salvar uma pessoa. Ninguém sai de casa para matar ninguém, mas faz parte do trabalho”.
Gustavo Pompeo (Avante) enalteceu o fato de que uma vida foi salva. “Se votamos contra este requerimento, podemos inibir as ações da Romu", poderou. "Sinto pela pessoa que morreu, mas prefiro salvar a pessoa que estava prestes a ser esfaqueada. Não estamos congratulando uma morte, mas o fato de se prevenir uma morte”.
Após a votação, Rai de Almeida justificou o voto contrário. “Tenho maior apreço pela Guarda Civil e pelos trabalhadores da segurança pública, mas não faço a apologia de que bandido bom é bandido morto”, afirmou a vereadora.
Outras homenagens - Na 12ª Reunião Ordinária outras homenagens foram aprovadas, como o voto de congratulações concedido através do requerimento de n° 217/2025, de autoria do vereador Renan Paes, a Jessica Kelly Alves Campos, por ser a única atleta de Piracicaba convocada para a Seleção Brasileira de Handebol.
Já o vereador Fábio Silva (Republicanos), concede voto de congratulações à Abil – Grupo Unidas pelos 25 anos de realização do culto evangélico nas dependências de sua sede, através do requerimento n°218/2025. “Eu já tive a oportunidade de estar lá algumas vezes, toda quinta-feira é realizado o culto ali, onde eles pregam a palavra de Deus, às 6 horas da manhã”, disse o vereador, ao destacar que vai entregar a homenagem na próxima quinta-feira, durante o culto.
Por sua vez, o vereador Josef Borges (PP) presta homenagens, através do requerimento n°224/2025, ao professor Manoel Marcelo da Silva Francisco, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para a educação superior no Brasil, especialmente em Piracicaba. Confira, nesta página, os vídeos com os discursos dos vereadores sobre os temas.
Vereador apresenta ações de combate à pedofilia em Ribeirão Preto
Câmara vota moção de apoio a projeto que isenta atletas de baixa renda
Procissão e palavrões: um escândalo na Sexta-feira Santa de 1847
Requerimento aborda atendimentos em carretas na Estação da Paulista
Projetos focam epilepsia, acesso hospitalar e proteção infantil
Vereador defende ações contra pedágios e destaca 100 dias de mandato
Câmara aprova lei que oficializa evento de mulheres empreendedoras
Requerimento cobra informações sobre árvore condenada no Eldorado
Igrejas da Assembleia de Deus receberão votos de congratulações
Câmara aprova Título de Cidadã Piracicabana para Tássia Espego
Vereadora questiona critérios para a supressão de árvores
Câmara institui Frente Parlamentar em Defesa da Rua do Porto
Vereadora vai até Santa Terezinha para verificar trânsito intenso
Policiais militares que realizaram parto são homenageados na Câmara
Inscrições abertas para roda de conversa sobre o pós-Abolição