EM PIRACICABA (SP) 18 DE MARÇO DE 2025

Cinco votos de congratulações são aprovados na 12ª Reunião Ordinária

Os requerimentos aprovados nesta segunda-feira (17) são de autoria dos vereadores Renan Paes, Fábio Silvia e Josef Borges




Toque na imagem para aumentar

12° Reunião ordinaria aprova cinco votos de congratulações nesta segunda-feira

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)





Nesta segunda-feira (17), na 12° Reunião Ordinária, foram aprovados, pela Câmara Municipal de Piracicaba, cinco requerimentos para a concessão de votos de congratulações. O requerimento n° 212/2025, do vereador Renan Paes (PL), presta homenagens à Ronda Ostensiva Municipal – Romu, da Guarda Civil Municipal – GCM, pela atuação em defesa da vida e da dignidade das mulheres.

Ao discutir o requerimento, a vereadora Rai de Almeida (PT) manifestou que não é favorável à execução do agressor na ocorrência. “É um trabalho correto defender a mulher, mas não posso aceitar a execução do agressor. Não podemos combater uma violência com outra violência. Três guardas contra um homem. Será que não tinham a estratégia de tirar a arma do homem e levar à delegacia? Todas as vidas interessam", avaliou. "Defendo as mulheres, os agressores têm que pagar as suas penas, mas não sou favorável a que sejam mortos por ação dos policiais, que são formados para não matar as pessoas. Que esse homem seja condenado e passe por um processo para que saia do ciclo de violência”. 

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) também discutiu e posicionou-se a favor do requerimento. “Essa questão de segurança pública é uma situação que só a pessoa que está naquele local, naquele momento pode avaliar.” disse.

O vereador Renan Paes, autor do requerimento, também expressou sua opinião. “Lembrando que, em um ataque com facas, para que ela não  te acerte, você tem que estar no mínimo a sete metros de distância. Só quem está na ocorrência sabe como vai fazer e tem um segundo para tomar uma atitude", colocou. "Quando morre um policial por ter deixado de agir em legítima defesa, não tem discurso. A Romu conseguiu salvar uma pessoa. Ninguém sai de casa para matar ninguém, mas faz parte do trabalho”.

Gustavo Pompeo (Avante) enalteceu o fato de que uma vida foi salva. “Se votamos contra este requerimento, podemos inibir as ações da Romu", poderou. "Sinto pela pessoa que morreu, mas prefiro salvar a pessoa que estava prestes a ser esfaqueada. Não estamos congratulando uma morte, mas o fato de se prevenir uma morte”.

Após a votação, Rai de Almeida justificou o voto contrário. “Tenho maior apreço pela Guarda Civil e pelos trabalhadores da segurança pública, mas não faço a apologia de que bandido bom é bandido morto”, afirmou a vereadora.

Outras homenagens - Na 12ª Reunião Ordinária outras homenagens foram aprovadas, como o voto de congratulações concedido através do requerimento de n° 217/2025, de autoria do vereador Renan Paes, a Jessica Kelly Alves Campos, por ser a única atleta de Piracicaba convocada para a Seleção Brasileira de Handebol.

Já o vereador Fábio Silva (Republicanos), concede voto de congratulações à Abil – Grupo Unidas pelos 25 anos de realização do culto evangélico nas dependências de sua sede, através do requerimento n°218/2025. “Eu já tive a oportunidade de estar lá algumas vezes, toda quinta-feira é realizado o culto ali, onde eles pregam a palavra de Deus, às 6 horas da manhã”, disse o vereador, ao destacar que vai entregar a homenagem na próxima quinta-feira, durante o culto.

Por sua vez, o vereador Josef Borges (PP) presta homenagens, através do requerimento n°224/2025, ao professor Manoel Marcelo da Silva Francisco, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para a educação superior no Brasil, especialmente em Piracicaba. Confira, nesta página, os vídeos com os discursos dos vereadores sobre os temas.

Institucional Josef Borges Fabio Silva Renan Paes

Texto:  Andressa Braz
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Aline Macário - MTB - 39.904
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas