
Vereador apresenta ações de combate à pedofilia em Ribeirão Preto
Proposituras deliberadas na Comissão de Cidadania destaca Frente Parlamentar pela Epilepsia, campanha para livrar crianças da exposição a telas e assistência hospitalar
Projetos focam epilepsia, acesso hospitalar e proteção infantil
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania realizou na manhã desta sexta-feira (11), às 10h00, na sala "Walter Ferreira da Silva", segundo andar do prédio anexo, a reunião semanal para deliberar sobre projetos que passam pela análise de parlamentares, para receber pareceres, antes de vir a plenário para aprovação.
Presidida pela vereadora Rai de Almeida (PT), Paulo Henrique (Republicanos), relator e Edson Bertaia (MDB), membro, a reunião se pautou na discussão e aprovação com pareceres favoráveis a dois projetos de lei e um projeto de decreto legislativo.
No projeto de lei 55/2025, de autoria do vereador Edson Bertaia (PMDB), a defesa é pela instituição da Campanha Municipal de Conscientização sobre os Riscos da Exposição Prolongada a Telas para Crianças e Adolescentes. "A falta de controle do tempo em que as crianças e adolescente estão expostos às telas de dispositivos digitais, como celulares, computadores e tablets, tem gerado uma preocupação crescente em relação aos seus impactos na saúde física, emocional e cognitiva", destaca o parlamentar.
Já o projeto de lei 8/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), versa sobre a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Elilepsia e seus familiares. "A criação desta Frente Parlamentar é uma medida de extrema importância para garantir uma maior representatividade, visibilidade e proteção aos direitos e necessidades das pessoas com epilepsia em nosso município", enfatiza o parlamentar, mostrando que as pessoas com epilepsia são pessoas que, historicamente, enfrentam inúmeros desafios e barreiras para a sua plena inclusão e participação ativa em todos os aspectos da vida em comunidade.
No projeto de lei 46/2025, que dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares no âmbito do município, o vereador Renan Paes (PL) defende que a propositura tem como objetivo primordial garantir a prestação de assistência religiosa nos hospitais, por líderes religiosos, todos pertencentes às confissões religiosas legalmente estabelecidas no Brasil. "Salienta-se que o líder religioso oferecerá aconselhamento espiritual e apoio emocional tanto aos assistidos quanto aos seus familiares, revelando ser um importante elo com a comunidade local", ressalta o parlamentar.
Vereador apresenta ações de combate à pedofilia em Ribeirão Preto
Câmara vota moção de apoio a projeto que isenta atletas de baixa renda
Procissão e palavrões: um escândalo na Sexta-feira Santa de 1847
Requerimento aborda atendimentos em carretas na Estação da Paulista
Vereador defende ações contra pedágios e destaca 100 dias de mandato
Câmara aprova lei que oficializa evento de mulheres empreendedoras
Requerimento cobra informações sobre árvore condenada no Eldorado
Igrejas da Assembleia de Deus receberão votos de congratulações
Câmara aprova Título de Cidadã Piracicabana para Tássia Espego
Vereadora questiona critérios para a supressão de árvores
Vereadora vai até Santa Terezinha para verificar trânsito intenso
Inscrições abertas para roda de conversa sobre o pós-Abolição
Inscrições para oficina sobre Economia Criativa vão até 15 de abril
CLJR: sinal sonoro que indica paradas em ônibus tem parecer favorável
Cultura árabe será homenageada em solenidade