
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Proposituras deliberadas na Comissão de Cidadania destaca Frente Parlamentar pela Epilepsia, campanha para livrar crianças da exposição a telas e assistência hospitalar
Projetos focam epilepsia, acesso hospitalar e proteção infantil
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania realizou na manhã desta sexta-feira (11), às 10h00, na sala "Walter Ferreira da Silva", segundo andar do prédio anexo, a reunião semanal para deliberar sobre projetos que passam pela análise de parlamentares, para receber pareceres, antes de vir a plenário para aprovação.
Presidida pela vereadora Rai de Almeida (PT), Paulo Henrique (Republicanos), relator e Edson Bertaia (MDB), membro, a reunião se pautou na discussão e aprovação com pareceres favoráveis a dois projetos de lei e um projeto de decreto legislativo.
No projeto de lei 55/2025, de autoria do vereador Edson Bertaia (PMDB), a defesa é pela instituição da Campanha Municipal de Conscientização sobre os Riscos da Exposição Prolongada a Telas para Crianças e Adolescentes. "A falta de controle do tempo em que as crianças e adolescente estão expostos às telas de dispositivos digitais, como celulares, computadores e tablets, tem gerado uma preocupação crescente em relação aos seus impactos na saúde física, emocional e cognitiva", destaca o parlamentar.
Já o projeto de lei 8/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), versa sobre a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Elilepsia e seus familiares. "A criação desta Frente Parlamentar é uma medida de extrema importância para garantir uma maior representatividade, visibilidade e proteção aos direitos e necessidades das pessoas com epilepsia em nosso município", enfatiza o parlamentar, mostrando que as pessoas com epilepsia são pessoas que, historicamente, enfrentam inúmeros desafios e barreiras para a sua plena inclusão e participação ativa em todos os aspectos da vida em comunidade.
No projeto de lei 46/2025, que dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares no âmbito do município, o vereador Renan Paes (PL) defende que a propositura tem como objetivo primordial garantir a prestação de assistência religiosa nos hospitais, por líderes religiosos, todos pertencentes às confissões religiosas legalmente estabelecidas no Brasil. "Salienta-se que o líder religioso oferecerá aconselhamento espiritual e apoio emocional tanto aos assistidos quanto aos seus familiares, revelando ser um importante elo com a comunidade local", ressalta o parlamentar.
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Pedido de vereador é atendido e rua 10 de Novembro recebe asfaltamento, em Tupi
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Vereador pede limpeza de praça no Jardim Parque Jupiá
Vereador visita EE Attilio Vidal Lafrata no Costa Rica com técnicos da Semuttran
Vereadores de Piracicaba tomam posse como membros do Parlamento Metropolitano
Comissão de Direitos Humanos emite parecer favorável a sinal sonoro em ônibus
Câmara encerra reunião em respeito à memória do ex-vereador Pedro Cruz
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Vereador destaca visita de deputado estadual e reafirma título de cidadania
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)