
Vereador encaminha ao Executivo demandas do bairro Água Branca
Proposituras deliberadas na Comissão de Cidadania destaca Frente Parlamentar pela Epilepsia, campanha para livrar crianças da exposição a telas e assistência hospitalar
Projetos focam epilepsia, acesso hospitalar e proteção infantil
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania realizou na manhã desta sexta-feira (11), às 10h00, na sala "Walter Ferreira da Silva", segundo andar do prédio anexo, a reunião semanal para deliberar sobre projetos que passam pela análise de parlamentares, para receber pareceres, antes de vir a plenário para aprovação.
Presidida pela vereadora Rai de Almeida (PT), Paulo Henrique (Republicanos), relator e Edson Bertaia (MDB), membro, a reunião se pautou na discussão e aprovação com pareceres favoráveis a dois projetos de lei e um projeto de decreto legislativo.
No projeto de lei 55/2025, de autoria do vereador Edson Bertaia (PMDB), a defesa é pela instituição da Campanha Municipal de Conscientização sobre os Riscos da Exposição Prolongada a Telas para Crianças e Adolescentes. "A falta de controle do tempo em que as crianças e adolescente estão expostos às telas de dispositivos digitais, como celulares, computadores e tablets, tem gerado uma preocupação crescente em relação aos seus impactos na saúde física, emocional e cognitiva", destaca o parlamentar.
Já o projeto de lei 8/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), versa sobre a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Elilepsia e seus familiares. "A criação desta Frente Parlamentar é uma medida de extrema importância para garantir uma maior representatividade, visibilidade e proteção aos direitos e necessidades das pessoas com epilepsia em nosso município", enfatiza o parlamentar, mostrando que as pessoas com epilepsia são pessoas que, historicamente, enfrentam inúmeros desafios e barreiras para a sua plena inclusão e participação ativa em todos os aspectos da vida em comunidade.
No projeto de lei 46/2025, que dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares no âmbito do município, o vereador Renan Paes (PL) defende que a propositura tem como objetivo primordial garantir a prestação de assistência religiosa nos hospitais, por líderes religiosos, todos pertencentes às confissões religiosas legalmente estabelecidas no Brasil. "Salienta-se que o líder religioso oferecerá aconselhamento espiritual e apoio emocional tanto aos assistidos quanto aos seus familiares, revelando ser um importante elo com a comunidade local", ressalta o parlamentar.
Vereador encaminha ao Executivo demandas do bairro Água Branca
Questão de ordem: ata da Câmara registra reza por chuva na cidade
"Dia do Trabalhador Rural" e "Dia do Agricultor" serão celebrados em solenidade
Vereador questiona permanência de servidor na gestão municipal
Requerimento quer informações sobre administração de centro comunitário
Requerimento busca esclarecer situação das escolas municipais
Comissão de Cidadania adia pareceres em quatro projetos
Projeto da LDO 2026 será tema de audiência pública no dia 17 de junho, na Câmara
Área verde no Bela Vista ganha nova denominação
Vereador cobra exoneração de chefe de gabinete institucional da Prefeitura
Por meio de moção, Câmara apela pela inclusão de Piracicaba em programa estadual
Requerimento questiona possibilidade de reabertura do programa REFIS
Vereador questiona sobre infraestrutura das cozinhas das escolas municipais
Vereador pede informações sobre revitalização de área de lazer do Piracicamirim
Entrevista aborda enfrentamento à pedofilia e políticas para juventude