Solenidade contempla médicos com o Título de Cidadão Piracicabano
Com 53,61% dos votos, Hélio Zanatta é o prefeito eleito de Piracicaba
Helinho Zanatta prometeu trabalhar em harmonia com a Câmara e focar, de forma urgente, na saúde e educação
Helinho Zanatta (PSD) vai tomar posse como chefe do Poder Executivo em Piracicaba no dia 1º de janeiro
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Atuar em parceria com o Poder Legislativo para dedicar-se, primordialmente, às questões da saúde e falta d´água na cidade. Essas são as principais promessas do prefeito eleito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), que vai governar a cidade pelo período de 2025 a 2028, ao lado do vice-prefeito eleito, Sérgio Pacheco Jr. (União Brasil). A chapa alcançou 53,61% dos votos válidos no segundo turno das eleições municipais, que aconteceram neste domingo (27), frente a 46,39% dos votos conquistados pelo oponente, o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB).
Assim como ocorreu no primeiro turno, a TV Câmara Piracicaba promoveu a cobertura ao vivo da apuração pelos canais 11.3 em sinal aberto, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo, além das redes sociais do Poder Legislativo. Do estúdio da TV Câmara, o jornalista Erich Vallim Vicente conduziu os trabalhos, ao lado do professor de Marketing Político, Jaime Curcio, convidado para o programa especial. Do Cartório Eleitoral, o jornalista Ricardo Vasques atualizou as informações sobre o andamento da apuração e, para isso, entrevistou os juízes da 93ª e da 270ª Zonas Eleitorais da cidade.
Às 18h09, pouco mais de uma hora depois do fechamento dos locais de votação, o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já declarou Helinho Zanatta matematicamente eleito. Após a totalização da apuração, foram computados 106.399 votos para o primeiro colocado, frente a 92.069 votos conquistados por Barjas Negri. 8.454 (3,98%) dos eleitores foram às urnas, mas anularam o voto e 5.500 (2,59%) votaram em branco. 32,43% dos eleitores aptos a votar, o que equivale 101.933 eleitores, não compareceram às urnas.
No primeiro turno das eleições municipais, em 6 de outubro, Helinho Zanatta ficou em segundo lugar, com 26,59% (54.298 votos), atrás de Barjas Negri, que havia alcançado a primeira colocação, com 35,78% (73.075 votos).
Entrevista com o eleito – Neste domingo, após a totalização dos votos do segundo turno, o prefeito eleito de Piracicaba, Helinho Zanatta, foi entrevistado ao vivo pela TV Câmara, diretamente de seu escritório político, localizado na rua Riachuelo, na região central. Ao jornalista Ricardo Vasques, ele agradeceu a Deus, aos eleitores piracicabanos, à equipe que trabalhou na campanha, vereadores e candidatos. Dentre os apoiadores, o prefeito eleito destacou o deputado estadual Alex Madureira (PL), que também concorreu à Prefeitura e de quem foi aliado no segundo turno, além do governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que esteve em Piracicaba na semana passada para endossar a campanha de Helinho.
O prefeito eleito ainda agradeceu a participação do presidente da Câmara, vereador Wagner de Oliveira, o Wagnão, que pertence ao PSD, mesmo partido do futuro chefe do Poder Executivo. Outros vereadores eleitos que apoiaram a chapa também estiveram presentes na comemoração. “Esta aliança não é o Helinho, é um projeto para Piracicaba. É um projeto que deixou Piracicaba livre do passado e agora forte para apontar para frente, para o lado certo, para a esperança e a começar a desenrolar os problemas de Piracicaba”, disse Helinho Zanatta, em entrevista à TV Câmara. “Junto com a população, junto com cada vereador eleito que quer escolher o lado certo. Vamos trabalhar. Hoje somos todos Piracicaba”.
Helinho Zanatta voltou a citar que conta com o apoio da Câmara para atacar o que considera os problemas mais urgentes da cidade, que são a saúde e a falta d´água. “São dois problemas principais que a Câmara vai ajudar a solucionar: a fila da saúde urgentemente e a falta de água. A partir daí, vamos trabalhar para tirar os demais rolos da frente. Piracicaba tem que desenvolver, gerar emprego, gerar renda e fazer com que as pessoas que mais precisam também sejam incluídas no governo. Este é o voto de confiança que a gente recebeu, e a Câmara está no mesmo propósito. Não tem vitória pessoal, é um projeto para Piracicaba”, afirmou.
Ao lado de Helinho Zanatta, na festa da vitória, Wagnão parabenizou o eleito. “Agora Piracicaba vai avançar e vai desenrolar. O Poder Executivo e o Poder Legislativo vão trabalhar em harmonia para que Piracicaba possa crescer”, garantiu.
Também em entrevista ao vivo para a TV Câmara, o vice-prefeito eleito, Sérgio Pacheco Jr., lembrou que não tinha um passado político, mas que acreditou no projeto proposto pela chapa desde o início. “Quando a gente apresentou um projeto que visava desenrolar problemas que já vem há décadas, que preserva os valores da família, alinhado com a Câmara eleita, com o governador do Estado, Piracicaba entendeu que a gente estava no caminho certo e quis se livrar dos rolos do passado”, afirmou.
A primeira-dama, Valkiria Callovi, também falou à TV Câmara sobre as expectativas para o mandato do marido. “Ele vai conseguir realizar um trabalho muito bonito, vai satisfazer as expectativas da população. Com certeza, vai fazer a diferença”, apostou.
Assista, no vídeo, nesta página, a íntegra do programa especial exibido pela TV Câmara Piracicaba com a cobertura do segundo turno das eleições 2024.
SOBRE O PREFEITO ELEITO - Hélio Donizete Zanatta é piracicabano, tem 61 anos de idade, é empresário do agronegócio, casado, pai de quatro filhos. Foi eleito pela coligação "Desenrola Piracicaba", composta pelos partidos PRD / MOBILIZA / NOVO / AGIR / PSB / UNIÃO / SOLIDARIEDADE / PSD. Foi prefeito das cidades de Charqueada e São Pedro. Em março de 2023, assumiu a função de deputado estadual. Tem como vice-prefeito na chapa o médico Sérgio Pacheco Jr.
Notícias relacionadas
Câmara aprova projeto que reconhece a fibromialgia como deficiência
Escola do Legislativo traz palestra e lançamento de livro nesta terça
Câmara vota projeto que reconhece a fibromialgia como deficiência
Crime e dança: o caso dos italianos Albertin, Bagno e Mazzeo
Sete honrarias foram aprovadas pela Câmara na 75° Reunião Ordinária
Câmara aprova cinco projetos para denominações de espaços públicos
Câmara de Piracicaba aprova orçamento de R$ 3,3 bilhões para 2025
Câmara conclui votação da Lei Orçamentária 2025 nesta quinta-feira (5)
Evento que destaca a história dos cinemas da cidade é cancelado
Jornalista Luciana Paula recebe Medalha de Mérito nesta quarta (4)
Alteração do Protocolo de Intenções com a Ares-PCJ passa em 2ª votação
Câmara aprova mudança nos prazos de votação do PPA e da LDO
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Escola do Legislativo promove debate sobre "O silêncio dos homens"