
Moções apelam por projeto de Equoterapia e acesso de idosos a serviços
Rafael Boer (PRTB) ocupou a tribuna da Câmara durante a reunião ordinária desta quinta-feira (15)
Vereador Rafael Boer (PRTB) ocupou a tribuna da Câmara na reunião de quinta-feira (15)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Durante a 26ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (15), o vereador Rafael Boer (PRTB) destacou em plenário uma série de reivindicações apresentadas ao prefeito Helinho Zanatta (PSD) e a secretários municipais em reunião ocorrida na Prefeitura. As demandas, segundo o parlamentar, são voltadas principalmente à região norte da cidade, abrangendo os bairros Vila Sônia e Santa Terezinha.
Rafael Boer mencionou que um dos principais pontos discutidos foi a necessidade de construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Vila Sônia, em substituição à atual estrutura, que, segundo ele, encontra-se em estado “deplorável”. O vereador afirmou que a atual UPA enfrenta problemas estruturais que impactam no atendimento à população e destacou a importância de descentralizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), atualmente localizado na região da Paulista.
“Com a questão da mobilidade urbana, é muito demorado o atendimento do Samu ao sair da Paulista até a Zona Norte. Então, é importante que a gente pense e vai ser feito um estudo de viabilidade para ser colocado o Samu junto à nova UPA do Vila Sônia”, afirmou Rafael Boer.
O vereador ressaltou a carência de postos de atendimento do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) na região, argumentando que os moradores precisam se deslocar até o centro da cidade para resolver questões administrativas. Segundo ele, a implantação de um posto do Semae em Santa Terezinha atenderia a um terço da população de Piracicaba, já que a região concentra mais de 100 mil habitantes. Ele também destacou a necessidade de instalação de um posto de atendimento da CPFL em Santa Teresinha.
O vereador também cobrou a instalação de uma base da Guarda Municipal na área central de Santa Terezinha, como forma de ampliar a sensação de segurança dos moradores e comerciantes locais. Para viabilizar o projeto, Rafael Boer sugeriu buscar recursos por meio de emendas parlamentares e comprometeu-se a acionar o deputado estadual Alex Madureira (PL) para que sejam destinados recursos específicos à implantação da base.
Rafel Boer revelou que se reuniu também com o secretário Alvaro Saviani, para debater questões de regularização fundiária, e na área de desenvolvimento econômico, discutiu com o secretário de Emprego, Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, a possibilidade de realizar uma Feira da Empregabilidade na Zona Norte, voltada à capacitação e contratação de jovens. De acordo com o parlamentar, a proposta envolve atrair empresas para o evento, oferecendo oportunidades de trabalho e qualificação profissional aos moradores da região.
O vereador também abordou o comércio informal, defendendo que os vendedores ambulantes e comerciantes de trailers sejam tratados com “carinho” pela administração municipal. Ele citou o caso de uma comerciante do bairro Vila Sônia que, segundo ele, enfrenta dificuldades para regularizar seu ponto de venda de garapa. O vereador defendeu um processo de regularização mais inclusivo, que leve em consideração a realidade dos pequenos comerciantes. “Se você vai com truculência e fecha o posto de trabalho da pessoa, ela pode ficar sem ter o que comer. Temos que regularizar, mas também precisamos ter um olhar do lado humano”, argumentou.
Ao final de sua fala, Boer agradeceu ao prefeito Helinho Zanatta e aos secretários municipais pela receptividade às demandas apresentadas, manifestando otimismo em relação aos encaminhamentos propostos. “Tenho certeza de que, no final do mandato, vamos apresentar resultados para aqueles que realmente precisam e melhorar a qualidade de vida do piracicabano”, concluiu o vereador.
Moções apelam por projeto de Equoterapia e acesso de idosos a serviços
Audiência pública em Limeira discute Novo Código de Defesa Animal
Vereador solicita recapeamento de via pública no bairro Castelinho
Memória em VHS: produção da Câmara trouxe à tona a Revolta Liberal
'Doador de Sonhos': programa de doação de livros infantis é aprovado na Câmara
Câmara reconhece atuação da Guarda Civil em caso de cárcere e sequestro
Câmara aprova audiência pública para discutir a LDO de 2026
Vereador destaca ações positivas em emprego, saúde e educação em Piracicaba
Câmara aprova moção de aplausos pelos 70 anos do Policiamento Feminino
Câmara aprova entrega do título Piracicabanus Praeclarus a nutricionista
Câmara fará solenidades para homenagear Caterpillar e Bombeiro do Ano
Na Tribuna, vereador cobra informações sobre repasses para o Cismetro
Fechamento da farmácia municipal no bairro Cecap motiva requerimento
Vereadora convida para eventos e faz balanço de audiência pública
Vereador destaca importância da Festa das Nações para entidades locais