Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Comad apresenta propostas para a política sobre drogas ao Executivo
Demandas foram levantadas durante a XX Semana Municipal de Políticas Sobre Drogas, realizada em junho, que contou com o apoio do vereador Gustavo Pompeo
Vereador Gustavo Pompeo se colocou à disposição para discutir demandas com o Poder Executivo
Crédito: Assessoria parlamentarRepresentantes do Comad (Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas) e da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) estiveram reunidos, na última terça-feira (17), com o prefeito Luciano Almeida e com o vereador Gustavo Pompeo para apresentar as demandas levantadas durante a XX Semana Municipal de Políticas Sobre Drogas, com o tema "Vamos cuidar de nós para cuidar de todos!"
O evento, realizado em junho, contou com oficinas de debates, que geraram diversas propostas para serem levadas ao prefeito. O vereador Gustavo Pompeo foi um dos apoiadores da semana e colocou-se à disposição para intermediar o encontro com o chefe do Poder Executivo.
As primeiras demandas levadas ao prefeito foram a carência de médicos psiquiatras na rede e a necessidade de criação de programas na área de saúde mental para atender servidores em questões associadas ao uso de substâncias psicoativas. Ambas já eram de conhecimento do chefe do Executivo. A conselheira do Comad, Janete Céli Soares Sanches, frisou que, depois da pandemia de Covid-19, houve um aumento de servidores com problemas de depressão e uso de álcool e outras drogas, e que seria importante disponibilizar um profissional especializado para atender a essa demanda dos servidores.
Foi pautada, durante a reunião, a criação do Caps III. De acordo com a conselheira Nathalia Drago Ribeiro, existe a necessidade de um Caps AD III com atendimento 24 horas por dia, de segunda a domingo. A ideia foi reforçada pela titular da Smads, Euclidia Fioravante. Ela relatou que já houve casos em que, nos fins de semana, pacientes tiveram de esperar até segunda-feira para receberem atendimento.
Também foram apresentadas outras demandas, como a falta de leitos psiquiátricos e a necessidade de criação e execução de projetos de educação permanente para profissionais de saúde mental da Smads e da Secretaria Municipal de Educação.
O vereador Gustavo Pompeo se mostrou otimista quanto à execução das diversas demandas levadas ao prefeito. Presidente do Fórum Saúde Mental e Combate à Dependência Química na Câmara, o parlamentar salientou que sabe da importância das políticas públicas voltadas para esse tema, que afeta milhões de pessoas.
Notícias relacionadas
Vereador anuncia Caps 3 para antigo prédio da UPA Vila Cristina
Câmara rejeita veto a projeto de reinserção de dependentes químicos.
Cerest recebe moção de aplausos pelos 20 anos de atuação
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Requerimento pede detalhes sobre obras em via do Bosques do Lenheiro
Requerimento pede detalhes sobre obras de pavimentação em Piracicaba
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Câmara aprova Título de Cidadão Piracicabano a Pedro Maurano
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Clarice Bragantini irá receber título de "Cidadã Piracicabana"
Câmara aprova audiência pública sobre obras de recapeamento
Câmara aprova programa de reinserção social para dependentes químicos
Vereadores comentam resultado das eleições municipais 2024