
Vereador usa tribuna para falar sobre projeto da Escola do Legislativo
Reunião mensal do Fórum Permanente de Arborização Urbana também focou a implantação do IPTU Verde e outras propostas que visam a defesa ambiental de Piracicaba.
Comissão de acompanhamento poderá dinamizar políticas de arborização
O Fórum Permanente de Arborização Urbana, sob a coordenação dos vereadores Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade É Sua", e Josef Borges (Solidariedade) se reuniram nesta quarta-feira (14), às 9h30, via online, pela plataforma Zoom para avaliar a continuidade de políticas públicas que respaldam o setor ambiental de Piracicaba. As discussões temáticas ainda podem se acessadas pelo Youtub do Fórum. Clic aqui.
A reunião contou com as explanações do titular da Sedema (secretaria municipal de Defesa do Meio Ambiente), Marcos Yassuo Kamogawa e o engenheiro agrônomo, Marcelo Leão, da Propark Paisagismo e Ambiente, que elaborou o Plano de Arborização de Piracicaba, além de outros integrantes do Fórum e técnicos da Sedema, que ratificaram os encaminhamentos finais da reunião, passando pela criação de uma comissão com integrantes do próprio Fórum, de acompanhamento do plano perante o Executivo e a Câmara.
Além de abordarem sobre a implantação em Piracicaba do chamado IPT verde, que já é realidade em outros municípios, no estímulo para a criação de calçadas verdes, plantio correto de árvores e outras iniciativas visando o despertar do cidadão sobre a importância da preservação ambiental.
Também foi postulado a realização de audiência pública ou fórum mais ampliado, visando o detalhamento do plano, nas suas 400 páginas, a começar pelo fim, na observação de dados técnicos e apontamentos que possam consolidar o trabalho minucioso e profissional que foi desprendido com o plano, a partir de experiência bem sucedida no Estado do Paraná.
Na reunião também foi discutido a questão da retirada de árvores de grande porte, em substituição a espécies que nem sempre estão condizentes com a cidade, a exemplo das leucenas. Além de considerações sobre elaboração de emendas que possam respaldar leis já existentes.
O Fórum está estruturado na Câmara Municipal de Piracicaba, a partir do projeto de decreto legislativo 67/2018, que resultou no decreto legislativo 2/2019.
Vereador usa tribuna para falar sobre projeto da Escola do Legislativo
Vereadora destaca realização de Fórum Inter-religioso Estadual
Vereadora apresenta demandas à secretaria de Educação
Vereadores demonstram preocupação com casos de dengue
Pela primeira vez, projeto Conheça o Legislativo é realizado em escola
Rede de Proteção à Mulher revisará fluxos para aprimorar atendimentos
Mandato coletivo entrega homenagem à Associação Remo de Piracicaba
Vereador acolhe demandas de escola do bairro Vale do Sol
Vereadora destaca atividades culturais e esportivas na cidade
Vereador destaca projeto projeto Cine Céu em Artemis
Câmara aprova a retomada do Fórum Permanente sobre Saúde
Vereador destaca Plano Diretor de Desenvolvimento Econômico
Vereador leva demanda de área própria para rugby piracicabano
Vereadora destaca ações parlamentares nos meses de janeiro e fevereiro
Vereadora articula parceria com equipe do Sebrae-SP em Piracicaba