Câmara aprova projeto que institui o Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Comissão pede parecer técnico em PLC sobre nova taxa de lixo
Projeto de lei complementar 9/2021, do Executivo, foi analisado, na quinta-feira (9), na Comissão do Meio Ambiente da Câmara.
Comissão do Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável se reuniu na quinta-feira (9)
Crédito: Assessoria parlamentarA Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) solicitou parecer técnico à Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) a respeito do projeto de lei complementar 9/2021, do Executivo, que altera a taxa de coleta e remoção do lixo no Município, ao adequar à lei federal 14.026/2020, conhecido como novo marco legal do saneamento no País.
A decisão ocorreu na reunião desta quinta-feira (9), quando participaram a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, presidente; Alessandra Bellucci (Republicanos), relatora; e Ana Pavão (PL), membro da comissão.
O PLC tem sido discutido na Câmara desde a entrada na Casa, em 2 de agosto, e no último dia 1 foi debatido durante reunião do Fórum de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável, quando houve representantes da Ares-PCJ. Agora, a intenção de remeter a propositura à agência reguladora tem como objetivo subsidiar a comissão para alguns pontos que serão abordados em uma audiência pública ainda a ser convocada.
RETIRADO - A Comissão do Meio Ambiente exarou parecer contrário ao projeto de lei 39/2021, do Executivo, que autoriza o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) a alienar, mediante doação, imóvel de sua propriedade localizado na avenida Rio das Pedras, no bairro Taquaral, à Administração Direta para futura implantação do Ecoponto Cecap.
Na reunião, foi relatada visita, em maio, entre as integrantes da comissão e o então secretário de Meio Ambiente, Marcos Kamogawa, à área que já foi ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), atualmente desativada. Na ocasião, o objetivo foi conhecer o local e analisar as condições com o intuito de propor a aplicação do PL 39/2021.
Após a visita, a comissão oficializou o Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) com as informações das condições da ETE. O documento enviado teve como resposta favorável à implantação do ecoponto, contanto que “todas as medidas necessárias previstas por leis ambientais possam ser atendidas para que se garanta a preservação da área de proteção permanente existente na área em questão”, pontuou.
Também foi encaminhado ofício ao Semae, cuja resposta remeteu à manifestação da Cetesb que a investigação não constatou a existência de contaminação do solo e destacou que o uso futuro previsto para essa área é o plantio compensatório das obras de saneamento e/ou a implantação de um aterro de material inerte. O Semae manifestou, ainda, que o Executivo priorizará a regularização dos ecopontos existentes na cidade para, somente em um segundo momento, criar e implantar novos ecopontos.
Devido à necessidade de intervenção na área para instalação de ecoponto, o que traria altos custos à Administração, a comissão exarou o parecer contrário ao PL 39/2021 e, em seguida, o prefeito Luciano Almeida (Democratas) pediu a retirada do projeto de lei.
AUDIÊNCIA - A CMADS também organiza a audiência pública sobre o projeto de lei complementar 19/2020, que trata sobre o Plano Municipal de Habitação, agendada para 14 de setembro, às 19 horas, com transmissão pela TV Câmara e nas redes sociais da Casa.
Notícias relacionadas
Vereadora participa de reunião com engenheiros e arquitetos da cidade
Câmara enaltece ativismo e contempla mulheres em projetos e serviços
Vereador pede informações sobre atendimento na USF Gran Park/Vida Nova
Requerimento pede detalhes sobre elaboração de respostas da Prefeitura
Câmara aprova moção de aplausos para liderança religiosa
Propositura pede detalhes sobre contratos de oftalmologia no município
Requerimento pede informações sobre ação judicial envolvendo o Semae
Moção celebra quatro décadas de empresa do setor metal-mecânico
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Vereadora quer saber se haverá supressão de árvores em praça
Requerimentos solicitam dados sobre contratos entre Prefeitura e FIPE
Tribuna Popular: orador critica dificuldades enfrentadas por autistas
Câmara aprova ampliação de transporte para pessoas com deficiência
Orçamento de Piracicaba: Câmara debate propostas e emendas para 2025