EM PIRACICABA (SP) 17 DE MARÇO DE 2025

Comissão recebe a visita do secretário de Cidadania e Parcerias

Paulo Nardino, titular da secretaria municipal de Cidadania e Parcerias foi recebido pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania




Toque na imagem para aumentar

Comissão recebe a visita do secretário de Cidadania e Parcerias

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, que integra as nove comissões permanentes da Câmara Municipal de Piracicaba, na manhã desta segunda-feira (17), às 10h00, na sala "Walter Ferreira da Silva", segundo andar do prédio anexo se reuniu com o secretário municipal de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, Paulo Nardino, que compareceu ao Poder Legislativo como forma de estreitar os laços de relacionamentos entre o Executivo, com foco nas demandas da população. A reunião foi coordenada pela presidente da Comissão, a vereadora Rai de Almeida (PT), seguido por Paulo Henrique (Republicanos), relator e Edson Bertaia (MDB), membro.

A nova secretaria municipal de Cidadania e Parcerias tem como intuito dialogar com conselhos municipais, Orçamento Participativo e assessorar o prefeito nas ações governamentais voltadas à formulação de políticas públicas para a promoção e defesa dos direitos humanos e de cidadania.

A pasta deve articular iniciativas e apoiar projetos voltados para a promoção e defesa dos direitos humanos, participação social e programas de construção de uma sociedade mais justa. Essa execução será por organismos governamentais, incluindo os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e por organizações da sociedade civil.

Paulo Nardino, graduado em direito pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), suplente de vereador em 2023 e, tendo experiência na Câmara como estagiário, quando passou pelo Departamento Legislativo agradeceu a acolhida dos vereadores, perante a Comissão dos Direitos Humanos e, ao lado do gerente de Parcerias, Luiz Bená, discorreu sobre a disposição do prefeito Helinho Zanatta (PSD), na implantação desta nova secretaria em Piracicaba, na defesa da cidadania.

O secretário também referenciou a cidade de Sorocaba, bem como a Capital Paulista, como exemplos de lugares que já implantaram esta iniciativa e, que em Piracicaba será um "fato histórico", na agregação de serviços e organizações da sociedade civil, poder público e iniciativa privada na defesa da população.

O vereador Edson Bertaia se reportou ao seu tempo de criança, quando teve aulas de karatê e outras atividades físicas, nas dependências de Centro Comunitário da região do bairro Morumbi, onde estes espaços públicos ainda comportavam a realização de festinhas de casamentos e aniversários, em atividades que contemplavam toda a população.

O vereador Paulo Henrique destacou a disposição de contribuir para que o Executivo de fato implemente políticas públicas em defesa da população. "Queremos ajudar a construir uma cidade melhor", disse.

A vereadora Rai de Almeida ressaltou o papel da Comissão dos Direitos Humanos no convite que fez ao secretário Paulo Nardino e, reiterou a disposição da Câmara no papel da nova secretaria, que deverá impactar diretamente nas políticas sociais, onde os conselhos municipais e demais organizações da sociedade civil a exemplo dos centros comunitários deverão serem consultados para uma discussão mais ampla.

 

 

Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania Paulo Henrique Rai de Almeida Edson Bertaia

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas