
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
Vereadores que integram a Comissão dos Direitos Humanos da Câmara apresentaram moção de repúdio nesta segunda-feira
Parlamentares classificaram a atitude como deplorável
Crédito: Paulo Ricardo dos SantosA Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara repudia o cartaz afixado no Centro de Vivência da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). “É incompatível com a formação ética que a universidade deveria estimular”, informam os vereadores Paulo Camolesi (PV), que preside a comissão, a relatora Madalena (PSDB) e o membro Capitão Gomes (PP).
A questão veio à tona na semana passada e o material trazia uma espécie de ranking da vida sexual de alunas. Agora, a moção de repúdio 121/2015, aprovada com urgência na reunião ordinária desta segunda-feira, 22, classifica o gesto como uma exposição grosseira e desumana a dezenas de jovens, com ataques às suas vidas privadas.
Para os vereadores, a Esalq é conhecida por formar os mais bem conceituados agrônomos da América Latina. Eles definiram a ação como "afronta aos direitos humanos" e citaram a nota de repúdio da Presidência da República, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, que classificou o cartaz como injurioso e racista, uma atitude que reforça o preconceito e a discriminação contra as mulheres no País.
Na definição dos parlamentares piracicabanos, a atitude é deplorável e demonstra, por parte de alguns estudantes, “vocação machista, racista e homofóbica, com as quais a sociedade piracicabana, através desta Casa de Leis, vem a repudiar”, destacam Camolesi, Capitão Gomes e Madalena, que expressam solidariedade às vítimas.
A moção não é endereçada a uma pessoa específica, mas extensiva a todos os que direta ou indiretamente participaram da confecção do cartaz. Além disso, cópias do texto serão enviadas a Luiz Gustavo Nussio, diretor da Esalq, e à Giuliana do Vale Milani, presidente do Centro Acadêmico Luiz de Queiroz. A comissão diz que a expectativa é que os envolvidos sejam punidos no âmbito acadêmico, civil e criminal.
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
"ViVi": Visita Virtual com Audiodescrição é nova ferramenta da Câmara
Vereador, em indicação, solicita melhorias no prédio do Projeto Guri
Vereadores demonstram preocupação com casos de dengue
Vereador pontua trabalhos que marcaram mandato
Piracicaba vai contar com Política de Incentivo à Energia Solar
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Câmara aprova "Programa de Oficinas Culturais e Esportivas"
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Orçamento de Piracicaba: Câmara debate propostas e emendas para 2025
Audiência pública discute emendas ao Orçamento de 2025
Vereador destaca programa de Oficinais Culturais e Esportivas
Vereador enaltece ação de moradores no Santa Rosa
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Programa "Farmácia Solidária Pet" é aprovado em segunda discussão