EM PIRACICABA (SP) 13 DE NOVEMBRO DE 2024

Construção de estacionamento em praça do Taquaral é questionada

Requerimento na Pauta da Ordem do Dia da 69ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (14), questiona sobre a possível supressão de árvores para construção de estacionamento




Toque na imagem para aumentar

Vereadores também devem votar, em segunda discussão, projeto que amplia serviço de transporte de pessoas com deficiência

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)


O projeto de construção de um estacionamento na praça Maria de Fátima Fasciroli Machi, no bairro Parque Taquaral, é alvo de requerimento a ser votado pela Câmara Municipal de Piracicaba durante a 69ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (14), a partir das 19 horas. O requerimento nº 1.1124/2024, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, integra a Pauta da Ordem do Dia da reunião, com a preocupação quanto à possível supressão de árvores no local.

A praça está localizada no entroncamento entre a rua Jacarezinho, avenida Orlândia e rua Maringá. A parlamentar cita, no documento, o Edital de Concorrência Eletrônica nº 40/2024, publicado pelo Poder Executivo, com o objetivo de promover a requalificação da praça para a criação de novas vagas de estacionamento de veículos. A vereadora destaca também que o croqui e a foto aérea constantes no edital demonstram que haverá supressão de árvores.

Sílvia Morales lembra, no requerimento, fato recente de outro espaço público que foi transformado em estacionamento, o que resultou na supressão de árvores e “aumento da impermeabilização do solo em área com frequente ocorrência de alagamentos”. Ela ainda considera que, pela “visita realizada ao local e os aspectos urbanísticos observados na região, não há necessidade de criação de vagas de estacionamento na praça mencionada, portanto a possível supressão de árvores não se justifica”, aponta a parlamentar, no requerimento.

Dessa forma, ela quer saber o que motivou o projeto e se a supressão de árvores será evitada. Solicita ainda o estudo de tráfego que tenha motivado a iniciativa de criação de vagas de estacionamento e também o projeto de conservação ambiental para compensar a possível supressão das árvores da praça.

Requerimentos – Outros dois requerimentos estão na Pauta da Ordem do Dia da 69ª Reunião Ordinária. O nº 1.122/2024, de autoria do vereador Acácio Godoy (Avante), questiona o Poder Executivo sobre o número de famílias atendidas nos postos de saúde. Já o requerimento nº 1.123/2024, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), concede voto de congratulações a uma clínica de reabilitação infantil.

Em segunda discussão, os vereadores devem votar o projeto de lei 240/2024, também de André Bandeira, que amplia o serviço de transporte especial para pessoas com deficiência. O objetivo é alterar a Lei Municipal 4.548/1998 para que o serviço possa ser utilizado para tratamento de saúde, programas de reabilitação, frequência à educação de primeiro e segundo graus, educação universitária, lazer e trabalho, com o objetivo de ampliar o exercício da cidadania e a inclusão das pessoas com deficiência em todas as esferas da vida cotidiana.

A Tribuna Popular, na 69ª Reunião Ordinária, será ocupada pelo orador Wilson Lima Santos, que vai falar sobre o tema “Autismo (doenças invisíveis)”. Também haverá entrega da moção nº 173/24, de autoria do vereador Gilmar Rotta (PDT), de aplausos ao Restaurante Capitão Gancho pelos 15 anos de existência.

A 69ª Reunião Ordinária será transmitida ao vivo pela TV Câmara Piracicaba, nos canais 11.3 em sinal aberto, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo, na página do Facebook e no canal do YouTube da TV Câmara. Os trabalhos legislativos são também transmitidos a partir das 20 horas pela Rádio Educativa FM (105,9).

Institucional

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas