
Câmara promove audiência pública sobre impactos ambientais no Rio Piracicaba
PL obriga pagamento em dinheiro a vencedores de corridas de rua; com parecer contrário derrubado, matéria continua a tramitar na Casa para voltar ao Plenário
Autora do projeto, vereadora Ana Pavão justificou que o objetivo é estimular a prática do esporte
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba derrubou, com placar de 15 votos contrários e um favorável, o parecer contrário emitido pela CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) ao projeto de lei nº 246/2022, de autoria da vereadora Ana Pavão (PL), que obriga o pagamento de premiação em dinheiro aos atletas vencedores de corridas de rua, maratonas, meias maratonas e outras competições semelhantes realizadas na cidade, quando for cobrada inscrição para o evento.
No parecer contrário, a CLJR argumenta que a proposta está em desacordo com a Constituição Federal. O entendimento é que a propositura extrapola o direito estatal de regulamentar a atividade econômica. De acordo com o parecer, o poder público não pode efetuar regulação indevida ou intromissão descabida sobre atos referentes à ordem econômica. No entanto, os argumentos não foram acatados pela maioria dos vereadores. Com a decisão, o projeto vai tramitar pelas demais comissões da Casa para depois voltar ao Plenário.
Regramento – O projeto estabelece ainda que os organizadores das competições deverão destinar, no mínimo, 10% do valor arrecadado com as inscrições para premiação dos atletas vencedores nas categorias geral e por faixa etária, masculino e feminino.
A matéria ainda determina os critérios como devem ocorrer as premiações para os eventos com até mil participantes e para os que tenham mais de mil participantes, além dos percentuais de pagamento dos prêmios, conforme cada categoria. O projeto isenta da obrigação os eventos que cobrarem valor inferior ou igual a R$ 10 por inscrição.
A autora do projeto justifica que o objetivo é estimular a prática do esporte. “Na busca da melhor performance para se destacar nas competições, em sua grande maioria, os participantes precisam arcar com os custos de treinamento, com a compra de materiais necessários, e o com deslocamento até os locais de provas”, argumentou.
Ela acredita que o valor envolvido em premiações não inviabiliza as provas e que, com a medida, o município poderá se tornar uma referência na categoria, recepcionando competidores de outras cidades. “Também vale observarmos que a prática esportiva tem grande colaboração para a melhoria da aptidão física, como também é uma ótima ferramenta para a manutenção de uma vida saudável, na busca de objetivos e como estímulo ao contato com pessoas, estimulando o coletivismo, no combate à ociosidade, no combate ao surgimento de doenças, no controle de peso, e até mesmo no reforço da autoestima”, colocou.
Câmara promove audiência pública sobre impactos ambientais no Rio Piracicaba
Câmara vota requerimentos sobre transporte, ecopontos e manutenção de espaços
Postão, no Centro, precisa de manutenção, diz vereador em requerimento
Câmara aprova criação de programa de incentivo ao primeiro emprego
Vereador destaca "Dia D" de vacinação contra a gripe, neste sábado (10)
Câmara aprova entrega de medalha a líder empresarial sul-coreano
Vereador questiona planejamento para revitalização do Zoológico
Câmara inclui o Dia Municipal do Samba no calendário oficial da cidade
Vereador questiona detalhes sobre viaturas e armamentos destinados à GCM
Atraso na emissão de alvarás de construção é questionado na Câmara
Contas de 2022 serão avaliadas em audiência pública no dia 21 de maio
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Vereador defende recursos federais para dinamizar Piracicaba
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022