EM PIRACICABA (SP) 05 DE JUNHO DE 2023

Corridas de rua terão que pagar premiação em dinheiro aos vencedores

Projeto de lei aprovado nesta segunda (5) determina que eventos de atletismo, como corridas e maratonas, revertam no mínimo 10% do valor das inscrições para pagar prêmios




Toque na imagem para aumentar

Projeto de lei 246/2022, aprovado em segundo turno, é de autoria de Ana Pavão (PL)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




Organizadores de corridas de rua, maratonas, meias-maratonas e eventos similares realizados em Piracicaba e que cobrem dos competidores inscrições com valores a partir de R$ 10 deverão obrigatoriamente pagar aos atletas vencedores premiações em dinheiro.

A previsão está contida no projeto de lei 246/2022, aprovado em segunda discussão pela Câmara Municipal de Piracicaba nesta segunda-feira (5), durante a 33ª Reunião Ordinária, e passará a valer caso o texto seja sancionado e publicado, como lei, pelo Executivo.

De autoria da vereadora Ana Pavão (PL), a propositura estabelece que os organizadores de eventos deverão destinar ao menos 10% dos valores arrecadados com as inscrições para o pagamento dos prêmios. 

O projeto ainda determina que as premiações deverão ser pagas aos ganhadores na categoria geral, masculina e feminina, e aos demais colocados nas categorias por faixa etária, segmentadas para ambos os sexos, seguindo-se a divisão prevista nas Normas da Confederação Brasileira de Atletismo.

Eventos com até mil participantes deverão premiar "os cinco primeiros colocados na categoria geral, masculino e feminino, e o primeiro colocado nas categorias por faixa etária, masculino e feminino".

Já nos eventos com mais de mil participantes, os prêmios deverão ser pagos aos "cinco primeiros colocados na categoria geral, masculino e feminino, e aos três primeiros colocados nas categorias por faixa etária, masculino e feminino".

De acordo com o artigo 3º do projeto de lei, as premiações deverão ser divididas proporcionalmente da seguinte forma: 70% do valor destinado às premiações para a categoria geral masculina e feminina e 30% do valor destinado às premiações para as categorias por faixa etária masculina e feminina.

Justificativas - Ao justificar seu voto favorável ao projeto, Ana Pavão lembrou os altos valores gastos pelos atletas não apenas para competirem, mas também para adquirirem equipamentos e suplementos alimentares. "Ninguém vive só de medalha", disse a autora da propositura.

Paulo Campos (Podemos), na sequência, afirmou que "é o esporte que ganha nesta noite" e disse, agora, esperar que o projeto seja, de fato, sancionado pelo Executivo.

O líder de governo, vereador Josef Borges (Solidariedade), também favorável à propositura, comentou que, nas décadas de 1980 e 1990, época em que ele próprio competia em eventos de atletismo, o pagamento de premiações em dinheiro era comum. Ele analisou, no entanto, que eventos assim, atualmente, são menos frequentes e muitas vezes pouco acessíveis ao público mais carente. "Temos que resgatar e trazer os jovens da periferia", disse, na sequência.

Paulo Nardino (PSDB), que retirou, a pedido, emenda que havia protocolado antes da sessão para que as novas regras entrassem em vigor a partir de 1º de janeiro do ano que vem , declarou "apoio incondicional ao esporte". O parlamentar também disse ansiar pela sanção do Executivo. 

"Toda ajuda do Poder Público e das organizações, que lucram com isso, é bem-vinda. Com certeza, nós temos atletas aqui na cidade, mas precisamos trazê-los para as competições", analisou Gustavo Pompeo (Avante), que ainda lembrou a recente aprovação do projeto de lei 161/2022, que criou na cidade a chamada "Bolsa Atleta".

Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, também considerou importante a aprovação da propositura para o esporte piracicabano e destacou a existência de outra lei municipal, a lei complementar 224/2008, "de incentivo ao esporte e à cultura, que precisa ser regulamentada e que permite descontos no IPTU para quem apoia a cultura e o esporte. Mas falta a regulamentação; já fizemos, inclusive, uma indicação sobre isso", acrescentou.

"Sempre adorei os esportes e acho muito importante esse projeto, assim como a 'Bolsa Atleta', recentemente aprovada por esta Casa", complementou Laércio Trevisan Jr. (PL).

Outras proposituras - Além do projeto de lei 246/2022, os parlamentares também aprovaram 10 moções, 19 requerimentos e um projeto de lei, de autoria do vereador Paulo Henrique (Republicanos), que denomina de "Alexandre Peverari" a pista de skate na Área de Lazer do Trabalhador, no Centro. 

Entre os requerimentos, seis deles foram aprovados em regime de urgência: os de números 521/2023, 522/2023 e 523/2023, de autoria de Laércio Trevisan Jr., e os de números 526/2023, 527/2023 e 528/2023, de autoria de Paulo Campos.

Os três primeiros buscam informações sobre apontamentos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e sobre cargos em comissão no Executivo, e os três últimos solicitam a realização de audiências públicas para debater temas relacionados a valores cobrados nas faturas de água e esgoto e sobre a conservação e gestão de unidades públicas de saúde na cidade. 

Já os requerimentos 497/2023 e o 509/2023, ambos de autoria de André Bandeira (PSDB), que buscavam informações sobre valores gastos pelo Executivo em anúncios publicitários e informes correlatos em meios de comunicação impressa, televisiva, radiofônica e eletrônica, foram rejeitados.

As demais matérias na pauta da Ordem do Dia da 33ª Reunião Ordinária - como por exemplo o projeto de lei 243/2022, que busca regulamentar o tamanho dos anúncios promocionais de combustíveis em postos e distribuidores na cidade - não foram votadas devido ao término do tempo regimental destinado à sua discussão. 

Tribuna Popular - A Tribuna Popular desta noite teve dois oradores. Wilson João Trindade, o primeiro a discursar, falou sobre o tema "Saudades do ex-prefeito Luciano Guidotti e os benefícios necessários aos piracicabanos". Ele foi seguido por Marco Antonio Rosa Ferreira, que falou sobre o tema "Subsídios de agentes políticos".

As reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Piracicaba acontecem às segundas e quintas-feiras, e são transmitidas, ao vivo, a partir das 19h30, pela TV Câmara Piracicaba (11.3 sinal aberto digital, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo) e pelas redes sociais do Legislativo municipal. As sessão camarárias também são veiculadas, ao vivo, a partir das 20h, pela Rádio Educativa FM, em 105.9. 

Reunião Ordinária Institucional

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas