
Prefeitura quer simplificar processos para destravar regularização de imóveis
O exemplo de cidadania sensibiliza autoridades e a comunidade no entorno da escola "Antonia Benedita Eugênio", em parceria com a Arcelor Mittal; observa Gustavo Pompeo
Crianças do Jardim Gilda elaboram projeto de revitalização ambiental
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Projeto de revitalização ambiental no entorno da escola municipal "Antonia Benedita Eugênio", do Jardim Gilda, região do Bosques do Lenheiro, em parceria com a ArcelorMittal cria expectativa em Piracicaba, em decorrência do empenho de alunos do 5º ano, sob a coordenação da professora Karina Fernandes Ferraz, frente a trabalho elaborado por alunos, que busca a revitalização de área verde, na instalação de equipamentos e cuidados a que o poder público poderá viabilizar um espaço para o entretenimento e lazer da população local.
O projeto foi apresentado na manhã desta quinta-feira (20), às 9h30, nas dependências da escola, em evento que contou com a presença do prefeito municipal, Luciano Almeida, o secretário municipal de Educação, Bruno Roza e o vereador Gustavo Pompeo, sob a coordenação do diretor escolar, Bruno Sergio de Oliveira, seguido por professores, diretores e supervisores.
Os alunos Elienai Rosa e Davi dos Santos, do 5º ano C deram as explicações sobre o projeto, com detalhamento dos cinco grupos que ficaram responsáveis pela divisão de tarefas, envolvendo área de Pet, voltada aos animais, campo de futebol, área de descanso, aparelhos de ginástica e pista de caminhada e, até uma horta comunitária.
Os alunos também fizeram questão de informar que a própria maquete do projeto foi elaborada por eles, e que também partiram da preocupação em alertar o povo para não jogar lixo na área verde. Além de terem elaborado um abaixo-assinado com as reivindicações básicas para que as autoridades tomem providências nos pedidos anotados, visto que até questionários foram repassados à comunidade local, além de rodas de conversas e outras tratativas preliminares que foram pensadas em prol da revitalização da área.
O prefeito Luciano Almeida elogiou o trabalho dos alunos, no detalhamento, na escala e outras preocupações que eles tiveram em retratar a realidade da área e, solicitou que o secretário de Educação, Bruno Roza tome as devidas providências para que esta escola do Jardim Gilda seja inserida em programas de recuperação de áreas escolares a que o município tem se pautado, a exemplo do programa de vigilância e, ainda de programa de respaldo aos PETs, como já funciona no entorno da Rua do Porto, em parcerias que envolve doações.
O diretor Bruno Sérgio de Oliveira reiterou a disposição da comunidade escolar estar envolvida neste projeto de revitalização e, da expectativa do projeto ser um dos 10 a serem selecionados dos 100 a que a ArcelorMittal irá contemplar, na Liga Steam, no reconhecimento de projetos desenvolvidos por educadores e estudantes. O educador também parabenizou o protagonismo infantil, expresso na participação dos alunos em abraçar este projeto de revitalização ambiental.
O vereador Gustavo Pompeo destacou a importância da mobilização no entorno da comunidade escolar, principalmente envolvendo alunos que deram mostra de "elevados princípios de cidadania", ao se mobilizarem e até entregar um abaixo-assinado expressando a preocupação em garantir um ambiental mais saudável e agradável no entorno da escola.
PRÊMIO - a Liga Steam reconhece projetos de educadores e estudantes, promovendo há 30 anos pela Fundação ArcelorMittal para reconhecer projetos desenvolvidos por educadores e estudantes com foco na sustentabilidade.
Cada professor pode inscrever cinco turmas diferentes de até 50 alunos cada. Os grupos devem propor soluções sustentáveis para suas comunidades ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Há duas categorias: ensino fundamental, na qual são aceitos projetos dos estudantes do 1º. ao 9º. ano de escolas públicas e privadas, e ensino médio, para projetos dos estudantes da 1ª. a 3ª. série do ensino médio, de escolas públicas e privadas. Todas as categorias terão prêmios para os três primeiros lugares, destinados à escola, ao professor e aos estudantes envolvidos no projeto.
Prefeitura quer simplificar processos para destravar regularização de imóveis
Vereador destaca importância da Festa das Nações para entidades locais
Vereador destaca parceria com ETEC Ary em defesa da educação técnica
CLJR analisa projetos voltados aos direitos das crianças, mulheres, idosos e PCD
"Maio Amarelo": vereador participa de ação educativa no distrito Uninorte
Moção repudia decreto italiano que limita obtenção de cidadania por descendência
Vereador se reúne com nova diretoria da Societá Italiana
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
CLJR emite 12 pareceres favoráveis e quatro contrários
Vereadora faz visita técnica a bibliotecas de São Paulo
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Audiência pública discutirá projetos de regularização de edificações e fundiária
Vereador destaca parceria na entrega de alimentos à entidade assistencial
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Vereador participa da inauguração de unidade de rede de farmácias