
Obras na SP 304: moradores apresentam propostas para trânsito caótico
Questão da saúde foi levantada, na 15ª Reunião Ordinária, desde a Tribuna Popular até à votação de ofício com pedido de prorrogação de prazo para resposta a requerimento
Vereadores ainda aprovaram dois requerimentos com questionamentos sobre a área da saúde
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401As questões sobre o atendimento prestado pela rede municipal de saúde em Piracicaba dominaram os debates entre os vereadores, durante vários momentos da 15ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (27).
O tema foi abordado desde a Tribuna Popular, quando o orador Rhaian Pereira de Souza Oliveira relatou problemas no atendimento de emergência da avó dele, de 97 anos, acometida por um enfarte no último dia 15 de março. O orador apontou a situação precária da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Piracicamirim, falta de materiais, sujeira e ausência de protocolos de segurança.
O discurso recebeu a colaboração dos vereadores Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, Laércio Trevisan Jr. (PL) e Gesiel Alves Maria (MDB), o Gesiel de Madureira, que comentaram sobre os relatos de problemas no atendimento que também recebem e sobre a necessidade de melhorias na saúde pública da cidade.
Dois requerimentos aprovados pelos parlamentares ainda suscitaram questionamentos e críticas sobre o tema. O requerimento nº 246/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), solicita informações sobre a falta de curativos nas unidades de saúde.
Ao justificar voto, a vereadora Rai de Almeida (PT) disse que recebeu demandas sobre a carência de outros materiais como água, sabão e papel higiênico nas unidades de saúde. Por sua vez, o vereador Pedro Kawai (PSDB) reclamou da falta de suprimentos utilizados para higienização por pacientes colostomizados. Pontuou também a inércia de pessoas que foram nomeadas para cargos de chefia na área e que não têm conseguido resolver ou responder às demandas levadas pelos vereadores.
No requerimento nº 250/2025, o vereador Marco Bicheiro (PSDB) questiona sobre as condições da estrutura e possibilidade de reforma do prédio da USF (Unidade de Saúde da Família) IAA I. Ao justificar voto, ele exibiu um vídeo sobre a situação precária do prédio onde funciona a unidade e relatou que não é a única que passa pelo problema. O vereador Trevisan Jr. também justificou voto e criticou o funcionamento de unidades de saúde em casas alugadas, com garagens improvisadas para atendimento da população e solicitou prédios com condições melhores para abrigarem o serviço.
Pedido de prorrogação – Até mesmo a votação de um ofício com pedido do Poder Executivo para prorrogação, por mais 15 dias, do prazo para resposta ao requerimento nº 201/2025, gerou debate entre os vereadores. O requerimento, de autoria do vereador Fábio Silva (Republicanos), questiona a Secretaria de Saúde sobre a aquisição e distribuição de próteses auditivas.
A prorrogação do prazo foi aprovada com placar de 11 votos favoráveis e sete contrários. Vários vereadores justificaram voto e ressaltaram a importância de um posicionamento da Prefeitura sobre o caso. O autor do requerimento justificou que optou por dar um voto de confiança à atual administração, já que o problema dos aparelhos auditivos se arrasta desde a gestão anterior.
Já o vereador Pedro Kawai (PSDB) lembrou que esse questionamento surgiu na Câmara, no mandato passado, e que o governo anterior havia garantido que os aparelhos já haviam sido adquiridos. O vereador André Bandeira (PSDB) destacou que houve garantia sobre a compra de outros aparelhos, mas que até agora não foram entregues aos pacientes.
Trevisan Jr. criticou o atraso no envio de respostas, apesar da criação de cargos de chefia para a pasta. “Mais uma vez estamos votando a prorrogação de prazo para resposta a requerimento e isso já começa a preocupar”, ponderou. “Esta Casa aprovou a criação de secretários executivos para ampliar o time e ainda assim não manda a resposta”.
O vereador Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão, citou o caso de uma jovem paciente, que havia sido atendida em unidade de saúde, teve alta, mas depois recebeu diagnóstico de tumores na cabeça. Defendeu ainda o diálogo do secretário de Saúde, Sérgio Pacheco, com os vereadores.
Por sua vez, o líder de governo, vereador Josef Borges (PP), justificou que há uma alta demanda de requerimentos da Câmara e que, por isso, em algumas situações, é necessária a prorrogação de prazo para respostas e pediu paciência aos colegas. “Aprovamos todos os requerimentos porque o governo é de transparência e de diálogo. Mas cada requerimento envolve até três servidores para buscar uma resposta. Não há motivo para se revoltar por uma resposta de requerimento”, afirmou.
Outras proposituras – A 15ª Reunião Ordinária contou ainda com a aprovação de outros três requerimentos, que envolvem questionamentos sobre área verde, recapeamento e concessão de homenagem, além de mais dois requerimentos de urgência do vereador André Bandeira, que questionam sobre o transporte de pessoas com deficiência e sobre o mau cheiro gerado pela Estação de Tratamento de Esgoto do Piracicamirim.
Ainda foi aprovado pelos vereadores, em primeira discussão, o projeto de lei nº 31/2025, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que institui a Semana de Segurança e Proteção da Criança e do Adolescente no Ambiente Digital no Calendário Oficial de Eventos do Município.
Da Tribuna Popular, além de Rhaian Pereira de Souza Oliveira, também discursou Leandro Vieira, que abordou questões sobre a Piscina Municipal. Também houve entrega da moção nº 215/2024, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), de aplausos à piracicabana Paula Hirama pela conquista do 1º lugar no 12º Internacional Kohaku Uta Gassen, em Osaka, no Japão.
Confira o vídeo da íntegra da 15ª Reunião Ordinária, nesta página.
Obras na SP 304: moradores apresentam propostas para trânsito caótico
Palestras abordam ecossistema de inovação e mudanças tecnológicas
Vereador exalta tecnologia pioneira em braille adotada por instituição
Vereador solicita iluminação no pátio do Varejão do Piracicamirim
Moradores do bairro Pau d'Alho têm reivindicação atendida
Proposta veda eventos com conteúdo impróprio em espaços públicos
Frente contra Crise Climática define ações em reunião estratégica
Câmara recebe alunos da E.E. Barão do Rio Branco
Moção de aplausos da Câmara enaltece os 25 anos da escola 'Taufic Dumit'
Desbravadores e Aventureiros são homenageados pela Câmara
Delegado que assumiu chefia da Polícia Federal na cidade é homenageado
Câmara realiza reunião solene em homenagem ao Dia do Escoteiro
Audiência pública debate engarrafamentos em obras na Geraldo de Barros
Vereador cobra reforma de unidade de saúde no bairro Jupiá
Vereador solicita placa de denominação no bairro Chicó