
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Administrador de empresas e engenheiro industrial foi um dos idealizadores da instalação da unidade da Philips em Piracicaba na década de 80
Vereador Anilton Rissato (PP) entregou honraria a Daniel de Carvalho
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O escritor e ex-executivo da empresa Philips, Daniel José de Carvalho, foi contemplado pela Câmara Municipal de Piracicaba com o Título de Cidadão Piracicabano, por iniciativa do vereador Anilton Rissato (PP), em reunião solene realizada nesta sexta-feira (13), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. A honraria foi concedida através do decreto legislativo 40/2024, ao administrador de empresas e engenheiro industrial, que nasceu em São Paulo, em 1937 e foi um dos idealizadores da instalação da unidade da Philips em Piracicaba na década de 80.
Daniel de Carvalho estudou Engenharia Industrial pela Internacional Correspondence Schools na Pensilvânia – USA e, em maio de 1960, começou a trabalhar na Philips, em São Paulo, como desenhista projetista mecânico. Trabalhou pela empresa em vários países e, em 1972, foi transferido para a unidade da empresa em Piracicaba, como responsável pelas obras da fábrica e pela manutenção. Atuou na Philips até 1989, quando adquiriu um dos setores da empresa em sociedade. Em 2000, voltou para Piracicaba e começou a escrever romances.
Exemplo – Ao presidir a solenidade, Anilton Rissato destacou que o homenageado é uma pessoa ímpar, que realmente merecia o título. “Quanta coisa esse homem já fez, que esse homem é. Deu a volta ao mundo a trabalho, publicou 16 livros e tem mais para serem publicados”, lembrou. “Essa honra é minha de conhecer o sr. Daniel e de ter sido escolhido para entregar este título. Piracicaba precisa de pessoas como ele”.
A mesa de honra da solenidade também foi composta pela vice-presidente da APL (Academia Piracicabana de Letras), Carmen Maria da Silva Fernandes Pilotto. “Daniel era um profissional destacado, integrado com a empresa, participativo, exemplo de dinamismo e presença”, contou. “O Daniel escritor mostra um exemplo de que aposentados podemos criar arte. Ele tem fluidez no campo artístico, mistura as artes. Gosta do cinema, da música, de atuar, isso tudo faz o poder de criação dele. Ele está entre as pessoas que produzem arte para fazer o mundo melhor”.
Também na mesa de honra, o ex-secretário da Cultura de Piracicaba, Adolpho Queiroz, disse que Daniel de Carvalho é um dos autores mais profícuos de Piracicaba, apesar de ser um dos menos conhecidos por sair pouco de casa. “Parabéns pelo reconhecimento e que venha conversar com a gente sobre essa obra importante que você tem para Piracicaba”, colocou.
Daniel de Carvalho ainda recebeu homenagens das filhas Nanci e Denise, que representaram os filhos Sérgio e Fábio, além de presentes dos bisnetos Mateus e Laura e da esposa Manon Mary Carron de Carvalho. Também recebeu flores de ex-alunos e amigos e assistiu a um vídeo de homenagens e a outro da neta Carolla, que interpretou uma canção para o avô.
Confira, no vídeo, a íntegra da solenidade.
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Empresa de móveis planejados é homenageada na Câmara
Distribuidora de Bebidas recebe homenagem da Câmara
Projeto Mãos Voluntárias recebe moção de aplausos
Câmara celebra Dia da Comunidade Japonesa, Karate-Do e Judô
Indústria de doces recebe moção de aplausos pelos 80 anos de história
Vereador entrega Voto de Congratulações ao CECAN por novo parque tecnológico
Moção de aplausos enaltece empresa pela política de inclusão e responsabilidade
Voto de congratulações contempla empresa do ramo de perfumaria
Escola é homenageada por conquistar Meta Diamante em avaliação estadual
Guarantã recebe homenagem pelo espetáculo Paixão de Cristo
Vereador entrega moção de aplausos a atleta campeão paulista de Jiu-Jitsu
Projeto de lei homenageia educador físico com nome de via pública
Pastor é homenageado com voto de congratulações por atuação em Piracicaba