
Letícia Françoso é homenageada pela luta por pessoas com deficiência
Administrador de empresas e engenheiro industrial foi um dos idealizadores da instalação da unidade da Philips em Piracicaba na década de 80
Vereador Anilton Rissato (PP) entregou honraria a Daniel de Carvalho
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O escritor e ex-executivo da empresa Philips, Daniel José de Carvalho, foi contemplado pela Câmara Municipal de Piracicaba com o Título de Cidadão Piracicabano, por iniciativa do vereador Anilton Rissato (PP), em reunião solene realizada nesta sexta-feira (13), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. A honraria foi concedida através do decreto legislativo 40/2024, ao administrador de empresas e engenheiro industrial, que nasceu em São Paulo, em 1937 e foi um dos idealizadores da instalação da unidade da Philips em Piracicaba na década de 80.
Daniel de Carvalho estudou Engenharia Industrial pela Internacional Correspondence Schools na Pensilvânia – USA e, em maio de 1960, começou a trabalhar na Philips, em São Paulo, como desenhista projetista mecânico. Trabalhou pela empresa em vários países e, em 1972, foi transferido para a unidade da empresa em Piracicaba, como responsável pelas obras da fábrica e pela manutenção. Atuou na Philips até 1989, quando adquiriu um dos setores da empresa em sociedade. Em 2000, voltou para Piracicaba e começou a escrever romances.
Exemplo – Ao presidir a solenidade, Anilton Rissato destacou que o homenageado é uma pessoa ímpar, que realmente merecia o título. “Quanta coisa esse homem já fez, que esse homem é. Deu a volta ao mundo a trabalho, publicou 16 livros e tem mais para serem publicados”, lembrou. “Essa honra é minha de conhecer o sr. Daniel e de ter sido escolhido para entregar este título. Piracicaba precisa de pessoas como ele”.
A mesa de honra da solenidade também foi composta pela vice-presidente da APL (Academia Piracicabana de Letras), Carmen Maria da Silva Fernandes Pilotto. “Daniel era um profissional destacado, integrado com a empresa, participativo, exemplo de dinamismo e presença”, contou. “O Daniel escritor mostra um exemplo de que aposentados podemos criar arte. Ele tem fluidez no campo artístico, mistura as artes. Gosta do cinema, da música, de atuar, isso tudo faz o poder de criação dele. Ele está entre as pessoas que produzem arte para fazer o mundo melhor”.
Também na mesa de honra, o ex-secretário da Cultura de Piracicaba, Adolpho Queiroz, disse que Daniel de Carvalho é um dos autores mais profícuos de Piracicaba, apesar de ser um dos menos conhecidos por sair pouco de casa. “Parabéns pelo reconhecimento e que venha conversar com a gente sobre essa obra importante que você tem para Piracicaba”, colocou.
Daniel de Carvalho ainda recebeu homenagens das filhas Nanci e Denise, que representaram os filhos Sérgio e Fábio, além de presentes dos bisnetos Mateus e Laura e da esposa Manon Mary Carron de Carvalho. Também recebeu flores de ex-alunos e amigos e assistiu a um vídeo de homenagens e a outro da neta Carolla, que interpretou uma canção para o avô.
Confira, no vídeo, a íntegra da solenidade.
Letícia Françoso é homenageada pela luta por pessoas com deficiência
Câmara exalta legado de Benedito Giannetti pelo amor ao automobilismo
Empresa de cosméticos é homenageada pelos cinco anos de atividades
Título de líder comunitário realça trajetória de morador do São Dimas
Novo comandante do CPI-9 é homenageado por sua trajetória na PM
Campeã internacional de karaokê em japonês recebe moção de aplausos
Câmara celebra Dia Municipal do Leonismo e concede título de cidadania
Churrascaria é homenageada pelos 40 anos de fundação
Voto de congratulações contempla empresa referência em cerimoniais
Câmara homenageia irmãos medalhistas no Campeonato Brasileiro de Skate
Câmara homenageia Ana Lúcia Scagnolato e ArcelorMittal em solenidade
Líder comunitário é homenageado por trabalho de preservação ambiental
"Grupo Vocal Celeste Porvir" recebe moção de aplausos da Câmara
Projeto de alunos da Etec é premiado em concurso de tecnologia
Associação é homenageada por Ato Memorial às Vítimas do Holocausto