EM PIRACICABA (SP) 12 DE MAIO DE 2023

Delegada Juliana Pereira Ricci recebe 'Título de Cidadã Piracicabana'

Homenageada tem 19 anos de trabalhos na Polícia Civil e, desde 2021, comanda a 3ª Delegacia de Homicídios em Piracicaba




Toque na imagem para aumentar

"Título de Cidadã Piracicabana" foi entregue na tarde desta sexta-feira, na sede da Deic

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Há 12 anos em Piracicaba, onde desde 2021 é a titular da 3ª Delegacia de Homicídios, Juliana Pereira Ricci ampliou seu vínculo com o município na tarde desta sexta-feira (12). Em ato solene no qual foi saudada por seus colegas de trabalho, a delegada recebeu da Câmara o "Título de Cidadã Piracicabana", proposto pelos vereadores Zezinho Pereira (União Brasil) e Paulo Campos (Podemos), autores do decreto legislativo 43/2022.

Filha de Virginia Pereira Ricci e Celso Ricci, que acompanhou a cerimônia, Juliana nasceu em Tietê (SP), em 21 de abril de 1977, e graduou-se em direito na Universidade de Ribeirão Preto em 2000. Exerceu a advocacia até 2004, quando ingressou na Polícia Civil do Estado de São Paulo, junto ao Departamento de Polícia Judiciária da Capital, no 15º Distrito Policial.

Ao chegar a Piracicaba, em 2011, foi designada para trabalhar na 9ª Corregedoria Auxiliar. Passou também pela Delegacia Seccional e pela Delegacia de Defesa da Mulher, exerceu funções na Unidade de Polícia Judiciária e na assistência da Delegacia de Investigações Gerais e, com a criação da Deic (Divisão Especializada em Investigações Criminais), assumiu a titularidade da 3ª Delegacia de Homicídios há dois anos.

"Uma homenagem dessa natureza é muito importante para nós quando se reconhece efetivamente o que a pessoa faz de bom pela cidade. Sinto-me honrado em poder homenageá-la por tudo o que desenvolve junto com o corpo de profissionais da Polícia Civil, que agem com muita responsabilidade para desvendar crimes na cidade", declarou Paulo Campos, durante a cerimônia ocorrida na sede da Deic, no bairro Nova América.

"Tudo o que fazemos é muito pouco diante das dificuldades que vocês enfrentam no dia a dia. É um trabalho que deve ser digno de reconhecimento pelo Estado e pela Federação, do comprometimento dessas pessoas que arriscam sua vida para salvar a de outras", completou o parlamentar, que saudou a homenageada: "Sinta-se a mais nova piracicabana".

O vereador Fabrício Polezi (Patriota) também participou da entrega da condecoração. "É sempre bom poder homenagear agentes da segurança pública. Vocês têm hoje no plenário vereadores que estão com vocês para o que der e vier", afirmou.

O divisionário da Deic, Marcel William Oliveira de Souza, disse que a Polícia Civil "sente-se honrada" em ter Juliana como delegada. "A Câmara, na condição de representante do povo, escolheu uma pessoa idônea e merecedora, que efetivamente representa a Polícia Civil de forma nobre e fará jus, como cidadão piracicabana, a essa homenagem."

"Sabemos das qualificações e do empenho de Juliana. Não é a homenagem só à pessoa da doutora, mas a toda a instituição da Polícia Civil, que foi relegada nos últimos governos a praticamente nada. Para fazer frente ao crime organizado, não basta a polícia na rua; precisa da investigação, com mais pessoal e mais remuneração, que são o que tornam a polícia mais eficiente", disse o juiz-diretor do Fórum de Piracicaba, Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva.

Juliana expressou gratidão pelo reconhecimento da Câmara e pela forma como o município a acolheu. "Há pouco mais de 12 anos escolhi Piracicaba para morar e trabalhar e nunca imaginei que me escolheriam como filha e cidadã. A palavra que me vem à mente é 'gratidão', por ter sido escolhida como cidadã e filha adotiva da cidade. Prometo trabalhar arduamente para agradecer tão distinta homenagem", afirmou.

A entrega do "Título de Cidadã Piracicabana" foi também acompanhada pelo juiz de direito da Vara do Júri e Execução Criminal, Luiz Antônio Cunha; pelo delegado titular da Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes, Demétrius Gondim Coelho; por Carlos Eduardo Martins, do Deinter-9; e pelo investigador Luís Antonio Queiroz, entre outros colegas de trabalho da homenageada.

Paulo Campos Zezinho Pereira Fabricio Polezi Homenagem

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas