
Projeto de lei homenageia ex-prefeito em denominação de escola municipal
Homenageada tem 19 anos de trabalhos na Polícia Civil e, desde 2021, comanda a 3ª Delegacia de Homicídios em Piracicaba
"Título de Cidadã Piracicabana" foi entregue na tarde desta sexta-feira, na sede da Deic
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Há 12 anos em Piracicaba, onde desde 2021 é a titular da 3ª Delegacia de Homicídios, Juliana Pereira Ricci ampliou seu vínculo com o município na tarde desta sexta-feira (12). Em ato solene no qual foi saudada por seus colegas de trabalho, a delegada recebeu da Câmara o "Título de Cidadã Piracicabana", proposto pelos vereadores Zezinho Pereira (União Brasil) e Paulo Campos (Podemos), autores do decreto legislativo 43/2022.
Filha de Virginia Pereira Ricci e Celso Ricci, que acompanhou a cerimônia, Juliana nasceu em Tietê (SP), em 21 de abril de 1977, e graduou-se em direito na Universidade de Ribeirão Preto em 2000. Exerceu a advocacia até 2004, quando ingressou na Polícia Civil do Estado de São Paulo, junto ao Departamento de Polícia Judiciária da Capital, no 15º Distrito Policial.
Ao chegar a Piracicaba, em 2011, foi designada para trabalhar na 9ª Corregedoria Auxiliar. Passou também pela Delegacia Seccional e pela Delegacia de Defesa da Mulher, exerceu funções na Unidade de Polícia Judiciária e na assistência da Delegacia de Investigações Gerais e, com a criação da Deic (Divisão Especializada em Investigações Criminais), assumiu a titularidade da 3ª Delegacia de Homicídios há dois anos.
"Uma homenagem dessa natureza é muito importante para nós quando se reconhece efetivamente o que a pessoa faz de bom pela cidade. Sinto-me honrado em poder homenageá-la por tudo o que desenvolve junto com o corpo de profissionais da Polícia Civil, que agem com muita responsabilidade para desvendar crimes na cidade", declarou Paulo Campos, durante a cerimônia ocorrida na sede da Deic, no bairro Nova América.
"Tudo o que fazemos é muito pouco diante das dificuldades que vocês enfrentam no dia a dia. É um trabalho que deve ser digno de reconhecimento pelo Estado e pela Federação, do comprometimento dessas pessoas que arriscam sua vida para salvar a de outras", completou o parlamentar, que saudou a homenageada: "Sinta-se a mais nova piracicabana".
O vereador Fabrício Polezi (Patriota) também participou da entrega da condecoração. "É sempre bom poder homenagear agentes da segurança pública. Vocês têm hoje no plenário vereadores que estão com vocês para o que der e vier", afirmou.
O divisionário da Deic, Marcel William Oliveira de Souza, disse que a Polícia Civil "sente-se honrada" em ter Juliana como delegada. "A Câmara, na condição de representante do povo, escolheu uma pessoa idônea e merecedora, que efetivamente representa a Polícia Civil de forma nobre e fará jus, como cidadão piracicabana, a essa homenagem."
"Sabemos das qualificações e do empenho de Juliana. Não é a homenagem só à pessoa da doutora, mas a toda a instituição da Polícia Civil, que foi relegada nos últimos governos a praticamente nada. Para fazer frente ao crime organizado, não basta a polícia na rua; precisa da investigação, com mais pessoal e mais remuneração, que são o que tornam a polícia mais eficiente", disse o juiz-diretor do Fórum de Piracicaba, Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva.
Juliana expressou gratidão pelo reconhecimento da Câmara e pela forma como o município a acolheu. "Há pouco mais de 12 anos escolhi Piracicaba para morar e trabalhar e nunca imaginei que me escolheriam como filha e cidadã. A palavra que me vem à mente é 'gratidão', por ter sido escolhida como cidadã e filha adotiva da cidade. Prometo trabalhar arduamente para agradecer tão distinta homenagem", afirmou.
A entrega do "Título de Cidadã Piracicabana" foi também acompanhada pelo juiz de direito da Vara do Júri e Execução Criminal, Luiz Antônio Cunha; pelo delegado titular da Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes, Demétrius Gondim Coelho; por Carlos Eduardo Martins, do Deinter-9; e pelo investigador Luís Antonio Queiroz, entre outros colegas de trabalho da homenageada.
Projeto de lei homenageia ex-prefeito em denominação de escola municipal
Câmara celebra os 70 anos do Lions Clube de Piracicaba Centro
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Trajetória de 60 anos do CRP é marcada pela transformação de vidas
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Câmara realiza solene em homenagem ao Tiro de Guerra e ao Exército Brasileiro
Vereador faz entrega de voto de congratulações a policial atleta do handebol
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Clube da Lady é homenageado pelos 65 anos de atividades
Escola Municipal recebe Moção de Aplausos pelos 30 anos de fundação
Vereador destaca visita de deputado estadual e reafirma título de cidadania
Dia Nacional dos Metalúrgicos é comemorado na Câmara
Câmara entrega moção de aplausos ao projeto "Pernas Caipiras"
Fotógrafo Maycon Sacchi é homenageado pela Câmara
Câmara realiza solenidade em homenagem ao Dia do Escoteiro