
Palestra da defensoria pública abordará direitos dos alunos com deficiência
A vereadora Coronel Adriana entregará moção de aplausos para a deputada.
A propositura foi aprovada nesta quinta-feira (27)
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Por meio da moção 27/2020, a vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), homenageará a deputada Janaina Paschoal (PSL) pelos serviços prestados nas áreas de saúde e segurança da mulher. A propositura foi aprovada nesta quinta-feira (27), na 7ª reunião ordinária.
Janaina Conceição Paschoal nasceu em São Paulo, em 1974, filha de Ricardo José de Gusmão Paschoal e Regina Célia Carvalho Paschoal e irmã de Luana, Nohara e Jorge.
Ela começou a trabalhar aos 13 anos com a venda de bijuterias, pães de mel e cestas de café da manhã preparadas por sua mãe. Aos 17 anos iniciou o curso de direito da USP (Universidade de São Paulo), no Largo de São Francisco e formou-se em 1996. Na universidade, também foi diretora do Centro Acadêmico XI de Agosto na gestão Voz e Vez. Posteriormente, obteve o doutorado e o título de livre-docência na instituição.
Em 2003, passou a lecionar na Faculdade de Direito da USP em disciplinas relacionadas ao direito penal, segurança pública e biodireito.
Durante sua trajetória, Janaina participou do Conselho Seccional e de outras atividades da OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil/ São Paulo) e exerceu a presidência do Conselho Estadual de Entorpecentes de São Paulo.
Em 2018, Janaina Paschoal concorreu ao cargo de deputada pelo Partido Social Liberal (PSL), com a proposta de atuação nas áreas de saúde, educação e segurança pública e foi eleita com 2.060.786 votos, considerada a maior votação recebida por um parlamentar no Brasil, nas esferas estadual e federal.
“Determinada a defender os direitos dos cidadãos, Janaína iniciou um trabalho intenso para honrar cada um de seus votos com propostas relevantes, com base em seus estudos e leituras jurídicas constantes, na defesa da saúde e segurança das mulheres”, disse a vereadora Coronel Adriana.
A deputada é autora do projeto de lei 435/2019, que possibilita que a gestante opte pelo parto cesariano a partir da 39ª semana de gestação, bem como a analgesia em casos de parto normal. O projeto foi aprovado como a Lei Estadual 17.137/2019.
De acordo com a vereadora Coronel Adriana, a proposta tem o intuito de atender a parturientes que solicitam o procedimento na rede pública de saúde e não são atendidas devido a indicação médica, que aponta a realização de cesarianas somente em casos de emergência.
“É preocupante quando nos deparamos com o fato de que 52.585 mulheres morreram em 2018, sobretudo por hemorragias e hipertensão durante o parto, sendo que 10.367 delas são do Estado de São Paulo, segundo o Painel de Monitoramento da Mortalidade Materna do Ministério da Saúde. É preciso que nos lembremos destas pessoas e foi o que Janaína fez”, disse Coronel Adriana.
Janaina Paschoal também é uma das autoras do Projeto de Lei 912/2019, que garante o direito a acompanhante no pós-operatório de pacientes submetidos à mastectomia, procedimento que consiste na remoção cirúrgica de toda a mama para o tratamento de câncer. O projeto, que prevê a possibilidade de acompanhamento de pacientes em hospitais da rede pública e privada de saúde do Estado, deu entrada em 23 de agosto de 2019 na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Segundo Coronel Adriana, se o projeto for aprovado e sancionado, o direito se estenderá a pacientes submetidos a cirurgias e procedimentos que impliquem restrições equivalentes às da mastectomia, tais como a impossibilidade de alimentação, troca de roupa ou locomoção sem a ajuda de uma segunda pessoa.
A vereadora usou a tribuna para justificar a elaboração da moção e enalteceu a trajetória da deputada Janaina Paschoal (PSL). "Nós estamos aqui propondo essa moção de aplausos para a doutora Janaina porque ela tem cuidado de uma maneira muito carinhosa das mulheres do Estado de São Paulo", disse a parlamentar.
Palestra da defensoria pública abordará direitos dos alunos com deficiência
Vereador solicita vaga para pessoa com deficiência na Galeria Villa Estação
Moção de aplausos celebra os 40 anos da 'Corrida Corta Mato', na Esalq
Vereador aponta falta de funcionários e de materiais essenciais em USF
Requerimento cobra normalização do atendimento via telefone do 156
Vereador reforça compromisso com política pública voltada ao autismo
Em entrevista, vereador destaca atuação em defesa da Rua do Porto
Requerimento questiona entrega de uniformes escolares a alunos da rede
Vereador parabeniza prefeito e secretários por realizações em 100 dias
Requerimentos cobram melhorias em áreas de lazer de diversos bairros
Moção enaltece agência de turismo por premiação internacional
Vereadora cobra execução de lei sobre Wi-Fi em unidades de saúde
Vereador é recebido pelo vice-provedor da Santa Casa
Câmara aprova abertura de crédito adicional no orçamento de secretaria
Requerimento pede informações sobre situação de antigo Pronto Socorro