
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Renan Paes (PL) participou do programa Primeiro Tempo, exibido pela TV Câmara Piracicaba na noite desta segunda-feira (14)
Vereador Renan Paes (PL) participou do programa Primeiro Tempo nesta segunda-feira (14)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)O vereador Renan Paes (PL) participou nesta segunda-feira (14) do programa Primeiro Tempo, exibido pela TV Câmara Piracicaba antes do início das reuniões ordinárias, e falou sobre os primeiros meses de mandato, as principais bandeiras que tem defendido no Legislativo e as dificuldades enfrentadas no exercício da função parlamentar.
Em sua primeira legislatura, Renan relatou a diferença entre atuar nos bastidores da política e exercer um cargo eletivo. “Antes, eu observava, criticava, pensava estratégias. Agora, estando deste lado, percebo obstáculos que só quem está dentro sente. Mas estamos caminhando bem, atendendo dentro do possível e levando as demandas ao Executivo”, destacou.
O parlamentar explicou que uma das maiores dificuldades enfrentadas é a expectativa da população sobre o papel do vereador. Segundo ele, há confusão entre as funções do Legislativo e do Executivo. “Muitas pessoas ainda pensam que o vereador pode executar obras, como construir praças ou rotatórias. Nosso papel é fiscalizar e levar essas solicitações ao Executivo”, afirmou.
Entre as ações desenvolvidas nos primeiros meses, Renan destacou a criação da Frente Parlamentar em Defesa e Revitalização da Rua do Porto, motivada por experiências anteriores em que ouviu reclamações de crianças e adultos sobre a segurança e infraestrutura do local. “A Rua do Porto é o ponto preferido das crianças para passear, mas muitos não vão por medo, por conta de moradores de rua e falta de limpeza. Essas reclamações foram levadas a sério, por isso decidimos apresentar a criação da frente parlamentar”, disse.
A frente parlamentar tem atuado para propor melhorias como reforço na iluminação pública, ampliação da coleta de lixo, melhorias no trânsito e, principalmente, o aumento da segurança. Segundo o vereador, está em articulação com o Executivo e com a Secretaria Estadual de Segurança Pública para que a Rua do Porto se torne um projeto piloto com a instalação de totens de monitoramento e câmeras integradas ao sistema de vigilância municipal. “Queremos implementar o ‘Smart Piracicaba’, inspirado no ‘Smart Sampa’, com reconhecimento facial e monitoramento em tempo real”, explicou.
Renan também comentou sobre a proposta de regulamentação da atividade dos “flanelinhas” na cidade. O projeto de lei foi retirado de tramitação para que o texto seja aprimorado. “Nosso objetivo é proteger os trabalhadores cadastrados e combater as práticas ilegais de cobrança intimidatória em locais públicos”, disse. O parlamentar contou que tem recebido diversas denúncias de moradores relatando casos de extorsão e agressões. A proposta prevê a aplicação de multa direta ao CPF daqueles que atuarem de forma irregular.
No encerramento da entrevista, o vereador deixou seus canais de contato disponíveis à população. “Quem quiser falar comigo pode me chamar no direct do Instagram @renanpaesoficial ou no WhatsApp do gabinete pelo número (19) 99444-3353. Eu e minha equipe estamos atentos para responder e atender a todos da melhor forma possível”, finalizou.
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
CLJR emite 12 pareceres favoráveis e quatro contrários
Vereador defende recursos federais para dinamizar Piracicaba
Vereador, em reunião, apresenta demandas ao secretário municipal de Obras
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
Alunos do Dom Bosco São Mário participam do projeto Conheça o Legislativo
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Entenda como funcionará a contribuição para o custeio da iluminação pública
Vereador cobra limpeza e manutenção do cemitério da Vila Rezende
Vereador volta a cobrar reforma no Centro Comunitário do Piracicamirim
Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado