
Câmara inclui emenda que garante análise técnica no desdobro de lotes
Solenidade foi instituída na Casa em 2016, por meio de projeto do vereador Gilmar Rotta
Entrega de título de Farmacêutico do Ano aconteceu no Salão Hobre Helly de Campos Melges
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Sete profissionais receberam da Câmara Municipal de Piracicaba o título de “Farmacêutico do Ano”, em reunião solene realizada nesta terça-feira (12), no Salão Nobre Helly de Campos Melges. As homenagens foram entregues pelo vereador Gilmar Rotta (PP), autor do decreto legislativo 27/2016, que institui na Casa o Dia do Farmacêutico.
As homenagens foram concedidas a Clayton de Abreu, RT de oncologia e supervisor de serviço; Greison Willian Degaspari, da Farmavip do bairro Vila Sônia; Priscila de Oliveira Cinto, mestre em ciências farmacêuticas; Giovana Garcia de Araújo, que atuou em diversas drogarias; Thais Adriana do Carmo, que atua na área acadêmica; Mariluce Arthur Municelli, que atua em farmácia fitoterápica; e Suzerley Ribeiro de Souza Tasinafo, pós-graduada em diversos cursos na área.
O vereador Gilmar Rotta relembrou o período em que atuou na Secretaria Municipal de Saúde, na gestão do então titular da pasta, João Amaurício Pauli. “Aprendi a gostar da profissão dentro da Secretaria de Saúde. Em 2016, no meu primeiro mandato de vereador, conversei com a Luciana Canetto, e decidimos fazer essa homenagem na Câmara, com o apoio do CRF (Conselho Regional de Farmácia). Já estamos no oitavo ano e o nosso projeto para reconhecer os farmacêuticos foi adotado em várias cidades da região”, informou.
Após a entrega das homenagens, Thais Adriana do Carmo ocupou a tribuna para se pronunciar em nome dos colegas que receberam o título. “Tenho quase 40 anos de profissão e é muito gratificante ver essa homenagem. Escolhi aos 16 anos o curso de bioquímica. Descobri a possibilidade de trabalhar junto ao paciente, de ser um profissional de saúde voltado para o cuidado”, disse ela, que na década de 1990 iniciou sua trajetória acadêmica na Unimep e possui mais de 30 anos como docente. “Desde 1981 estou em uma profissão que só evolui”, completou.
O presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Joussef, trouxe a evolução da profissão, que surgiu no século 2. Segundo ele, as atribuições da categoria eram as mesmas que a dos médicos nesse período, com as distinções a partir do século 10. A chegada do curso para a área no Brasil possui quase 185 anos. “Os farmacêuticos interferem diretamente na vida das pessoas e têm responsabilidades enormes”, disse.
A delegada regional adjunta da Seccional de Piracicaba do CRF (Conselho Regional de Fármácia), Rafaela Durrer Parolina de Carvalho, evocou o poeta Carlos Drummond de Andrade, farmacêutico de profissão. “Ele dizia: ‘farmacêuticos, em todos os tempos e lugares, trazem lições de amor às pessoas’.”
Já a delegada regional da Seccional de Piracicaba do CRF, Daniela Fernanda Masson Mattioli clamou para que a categoria se una no fortalecimento da profissão no país. “É trabalhar dia após dia, para que a população possa entender como o farmacêutico pode contribuir nos cuidados da saúde”, definiu.
O Dia do Farmacêutico é lembrado anualmente no contexto internacional em 25 de setembro, disse a vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Luciana Canetto Fernandes. “Tem se falado tanto em humanização atualmente e o farmacêutico não está fora disso. A gente está vivendo uma nova era da profissão”, disse, ao reforçar que os farmacêuticos podem atuar em 134 áreas.
Também fizeram parte da mesa dos trabalhos na reunião solene o administrador do Hospital Unimed, Nilvaldo Cunha, e a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba, Ana Raquel Passari Faggin de Castro.
Câmara inclui emenda que garante análise técnica no desdobro de lotes
Moção de aplausos homenageia 20 anos do Centro Cultural Martha Watts
Vereador se reúne com titular da Educação em escola de Ibitiruna
Câmara aprova Orçamento 2024, que prevê arrecadação de R$ 3 bilhões
Câmara vota desdobro e 5G em dia com reuniões à tarde e à noite
Fim de salas multisseriadas em escola em Ibitiruna é tema de reunião
Associação Nacional da Advocacia Negra é reverenciada em Piracicaba
Câmara reconhece com moção de aplausos clínica na área da saúde
Orçamento 2024: sob críticas, projeto da LDO é aprovado sem emendas
Diretor é reconhecido por seu trabalho na educação de Piracicaba
Árbitros são congratulados por atuação na Copa América de Taekwondo
Desapropriação de área para garagem de ônibus é tema de requerimento
Lançamento de livro rende moção de aplausos ao autor
Câmara convoca audiência pública sobre duplicação da Alidor Pecorari
Emenda ao Plano Plurianual é rejeitada em reunião extraordinária