
Conselho do Idoso passa a fiscalizar recursos do fundo da entidade
Intenção do projeto é mapear informações sobre as pessoas com deficiência
Vereador André Bandeira em reunião virtual
Crédito: Assessoria parlamentarO vereador André Bandeira (PSDB) esteve recentemente reunido com Juliana Westmann Del Poente, diretora de Divisão Técnica do Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência, órgão ligado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo. A intenção da reunião foi colher mais dados para o lançamento do projeto “Tô Aqui!”.
André Bandeira tem promovido essas reuniões virtualmente para conhecer mais sobre o trabalho de censo realizado pela secretaria paulistana. No site da pasta já existe um mapeamento com os dados coletados junto às pessoas com deficiência. Eles são mostrados em gráficos e mapas, identificando principalmente onde estão as pessoas com deficiência, a renda, faixa etária e outros indicadores.
Segundo o vereador, mesmo com todo o trabalho da Prefeitura de São Paulo estima-se que até agora tenha sido mapeada, aproximadamente, 50% da população com alguma deficiência na cidade de São Paulo. Assim como em Piracicaba, em São Paulo também foi aprovada a Lei do Censo da Pessoa com Deficiência, que obrigada que seja realizado de dois em dois anos. No entanto, em São Paulo o último censo foi realizado no ano de 2014. Segundo Juliana, “foram gastos aproximadamente R$ 4 milhões para fazer o censo, mas a adesão foi muito baixa”, informou.
Outra alternativa encontrada pelo Observatório foi de pegar os dados disponibilizados por outras secretarias municipais: Saúde, Educação, Desenvolvimento Social. Nestas pastas estão informações das pessoas que recebem algum tipo de benefício, principalmente da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e do transporte - pessoas que têm algum tipo de cartão de gratuidade e de identificação de algum tipo de deficiência ”, completou a diretora.
Segundo o parlamentar, os dados conseguidos em Piracicaba até o momento no município estão muito abaixo da porcentagem da capital. Por isso, ele afirmou que “vamos buscar essas informações por meio de requerimentos às diversas secretarias e também realizar um trabalho junto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), órgão do governo que deveria trabalhar o planejamento e centralizar todos os dados do município para auxiliar nesse mapeamento”, disse o vereador.
André Bandeira destaca que “a intenção do programa, aqui na cidade, é que possa levantar o maior número de dados para desenvolver políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência de maneira mais assertiva e direta”.
Conselho do Idoso passa a fiscalizar recursos do fundo da entidade
Requerimento foca reciclagem e trabalho de cooperativas
Valores destinados a programas de educação ambiental são questionados
Área para ampliar condomínio industrial passa em segunda discussão
À Câmara, secretário de saúde pede apoio para reajuste aos médicos
Câmara aprova audiência das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2022
Câmara aprova destinação de área para ampliação de distrito industrial
Atendimento humanizado rende voto de congratulações a agência de RH
Câmara vai votar audiência pública sobre teto salarial da saúde
Vereador investiga dispensas de licitação para a realização de obras
Moradora aguarda corte de árvore há mais de um ano
Vereador quer o registro de MEI para quem mora em apartamentos
Câmara pede a aprovação do PL que institui Piso Nacional da Enfermagem
Recomposição de 10,56% é aprovada; servidor poderá repor dias de greve
"De prefeito, Thame se tornou um amigo", afirma ex-líder comunitária