EM PIRACICABA (SP) 14 DE SETEMBRO DE 2021

Em reunião, parlamentar colhe dados para lançamento do projeto Tô Aqui

Intenção do projeto é mapear informações sobre as pessoas com deficiência




Toque na imagem para aumentar

Vereador André Bandeira em reunião virtual

Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador André Bandeira (PSDB) esteve recentemente reunido com Juliana Westmann Del Poente, diretora de Divisão Técnica do Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência, órgão ligado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo.  A intenção da reunião foi colher mais dados para o lançamento do projeto “Tô Aqui!”.

André Bandeira tem promovido essas reuniões virtualmente para conhecer mais sobre o trabalho de censo realizado pela secretaria paulistana. No site da pasta já existe um mapeamento com os dados coletados junto às pessoas com deficiência. Eles são mostrados em gráficos e mapas, identificando principalmente onde estão as pessoas com deficiência, a renda, faixa etária e outros indicadores.  

Segundo o vereador, mesmo com todo o trabalho da Prefeitura de São Paulo estima-se que até agora tenha sido mapeada, aproximadamente, 50% da população com alguma deficiência na cidade de São Paulo. Assim como em Piracicaba, em São Paulo também foi aprovada a Lei do Censo da Pessoa com Deficiência, que obrigada que seja realizado de dois em dois anos. No entanto, em São Paulo o último censo foi realizado no ano de 2014. Segundo Juliana, “foram gastos aproximadamente R$ 4 milhões para fazer o censo, mas a adesão foi muito baixa”, informou.

Outra alternativa encontrada pelo Observatório foi de pegar os dados disponibilizados por outras secretarias municipais: Saúde, Educação, Desenvolvimento Social. Nestas pastas estão informações das pessoas que recebem algum tipo de benefício, principalmente da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e do transporte - pessoas que têm algum tipo de cartão de gratuidade e de identificação de algum tipo de deficiência ”, completou a diretora.

Segundo o parlamentar, os dados conseguidos em Piracicaba até o momento no município estão muito abaixo da porcentagem da capital.  Por isso, ele afirmou que “vamos buscar essas informações por meio de requerimentos às diversas secretarias e também realizar um trabalho junto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), órgão do governo que deveria trabalhar o planejamento e centralizar todos os dados do município para auxiliar nesse mapeamento”, disse o vereador.

André Bandeira destaca que “a intenção do programa, aqui na cidade, é que possa levantar o maior número de dados para desenvolver políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência de maneira mais assertiva e direta”.

Fórum Pessoa com Deficiência André Bandeira

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Miromar Rosa - MTB 17.063

Notícias relacionadas