
Vereador apresenta indicações para melhorias no bairro Ondas
Intenção do projeto é mapear informações sobre as pessoas com deficiência
Vereador André Bandeira em reunião virtual
Crédito: Assessoria parlamentarO vereador André Bandeira (PSDB) esteve recentemente reunido com Juliana Westmann Del Poente, diretora de Divisão Técnica do Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência, órgão ligado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo. A intenção da reunião foi colher mais dados para o lançamento do projeto “Tô Aqui!”.
André Bandeira tem promovido essas reuniões virtualmente para conhecer mais sobre o trabalho de censo realizado pela secretaria paulistana. No site da pasta já existe um mapeamento com os dados coletados junto às pessoas com deficiência. Eles são mostrados em gráficos e mapas, identificando principalmente onde estão as pessoas com deficiência, a renda, faixa etária e outros indicadores.
Segundo o vereador, mesmo com todo o trabalho da Prefeitura de São Paulo estima-se que até agora tenha sido mapeada, aproximadamente, 50% da população com alguma deficiência na cidade de São Paulo. Assim como em Piracicaba, em São Paulo também foi aprovada a Lei do Censo da Pessoa com Deficiência, que obrigada que seja realizado de dois em dois anos. No entanto, em São Paulo o último censo foi realizado no ano de 2014. Segundo Juliana, “foram gastos aproximadamente R$ 4 milhões para fazer o censo, mas a adesão foi muito baixa”, informou.
Outra alternativa encontrada pelo Observatório foi de pegar os dados disponibilizados por outras secretarias municipais: Saúde, Educação, Desenvolvimento Social. Nestas pastas estão informações das pessoas que recebem algum tipo de benefício, principalmente da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e do transporte - pessoas que têm algum tipo de cartão de gratuidade e de identificação de algum tipo de deficiência ”, completou a diretora.
Segundo o parlamentar, os dados conseguidos em Piracicaba até o momento no município estão muito abaixo da porcentagem da capital. Por isso, ele afirmou que “vamos buscar essas informações por meio de requerimentos às diversas secretarias e também realizar um trabalho junto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), órgão do governo que deveria trabalhar o planejamento e centralizar todos os dados do município para auxiliar nesse mapeamento”, disse o vereador.
André Bandeira destaca que “a intenção do programa, aqui na cidade, é que possa levantar o maior número de dados para desenvolver políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência de maneira mais assertiva e direta”.
Vereador apresenta indicações para melhorias no bairro Ondas
Demanda por creche no bairro Ondas é apresentada ao Executivo
Vereadores demonstram preocupação com casos de dengue
Vereador visita o Espaço Pipa e discute melhorias para a entidade
Empresa de medições recebe moção de aplausos pelos 30 anos de fundação
Vereador solicita mudança de endereço da UBS da Vila Independência
Vereador solicita ao Executivo número de alunos matriculados
Empresa de Recursos Humanos recebe homenagem pelos 25 anos de fundação
Vereador leva demandas de diversas áreas a reunião com o prefeito
Câmara aprova cinco votos de congratulações
Câmara aprova projetos que promovem ajustes orçamentários
Vereador discute melhorias na saúde pública em reunião com secretário
Promovida por Fórum, 7ª Ação de Empregabilidade atrai 3.500 pessoas
Interrupção de transporte escolar na zona rural é tema de requerimento
Requerimento convoca audiência pública para análise de metas fiscais