EM PIRACICABA (SP) 21 DE JUNHO DE 2022

Em reunião solene, Chico Galvão recebe Título de Cidadão Piracicabano

O incentivo ao desenvolvimento da cultura em Piracicaba foi destacado na entrega da honraria ao coordenador de programação do Sesc Piracicaba




Toque na imagem para aumentar

Reunião solene foi realizada na noite desta terça-feira (21)

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499




“Chico Galvão é mais do que um produtor e um fazedor de cultura, ele é uma pessoa que inspira o ser humano para o humanismo, que tem um jeito especial de ouvir, de acolher, de valorizar, de despertar e de fazer com que as pessoas saiam do seu lugar comum”, afirmou a vereadora Rai de Almeida (PT). Ela é autora do decreto legislativo 37/2021, que concede Título de Cidadão Piracicabano a Francisco Galvão de França, o Chico Galvão. A solenidade para entrega da honraria foi realizada na noite desta terça-feira (21), no salão nobre da Câmara Municipal de Piracicaba.

Natural do município do Rio de Janeiro, o homenageado está à frente da coordenação sociocultural do Sesc Piracicaba e é referência em produção de eventos, exposições, shows e demais atividades artísticas. “Eu me sinto lisonjeada por conceder essa honraria. Piracicaba precisa de cidadãos como o Chico, que revoluciona a nossa cultura e é por meio da cultura que se faz a mudança da sociedade”, elogiou Rai de Almeida.

A contribuição para o desenvolvimento artístico e cultural da cidade, o incentivo à cultura tradicional e a “sensibilidade aguçada” de Chico Galvão foram destacados em depoimentos gravados por artistas de Piracicaba em vídeo exibido durante a reunião solene. “Nesses tempos que nós vivemos, ter uma pessoa que respira, fomenta, provoca e estimula a cultura não é simples, não só na função que ele tem na instituição em que nós trabalhamos, mas fora dela também. É uma homenagem mais do que justa e que deixa os funcionários e a equipe emocionados”, declarou o técnico em referência da linguagem de música do Sesc Piracicaba, José Roberto Mota.

A solenidade foi acompanhada por artistas que atuam no cenário cultural de Piracicaba e familiares do homenageado. Ao fazer uso da palavra, Chico Galvão declarou estar muito grato e honrado pela homenagem de uma cidade que tem muito apreço. “A receita básica do fazer cultural é escutar, sem diálogo e sem escuta não existe cultura”, concluiu.

Biografia - Nascido no Rio de Janeiro em 23 de janeiro de 1970, Francisco Galvão de França – o Chico Galvão – mudou-se para o município de Jaú ainda criança, com os pais, no ano de 1978. Em Jaú, Chico cresceu, estudou e formou-se na FATEC, no curso de Tecnólogo em Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial.

A cultura e as artes, no entanto, sempre falaram mais alto no coração de Chico, que acabou por iniciar o curso de Imagem e Som, na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, ocasião em que se aproximou da linguagem que o encanta, o cinema, e que também inspira sua dissertação de mestrado interdisciplinar na UNICAMP/Limeira.

Em 2001, Chico ingressou no SESC – na cidade de Araraquara. Em 2006, se transferiu para Piracicaba. Em 2010, nova mudança para São Carlos, onde Chico permaneceu até 2014 – quando voltou para Piracicaba em definitivo, vindo a assumir a coordenação de programação sociocultural do SESC em 2016. Apaixonado pela cultura piracicabana, Chico Galvão é referência na cidade no que diz respeito à produção de exposições, eventos, shows e demais atividades artísticas (e, mesmo, pedagógicas) quando o assunto é cultura paulista e piracicabana.

Dentre as atividades mais expressivas pensadas e produzidas pelo Chico vale citar o “Rio das Artes” (circuito de ateliês abertos e exposições feito em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba e a Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos) e o “Fórum das Tradições Populares de Piracicaba”, fundado em 2008 e que entrou no calendário de festividades do município por meio de Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal.

A atuação de Chico Galvão na área das culturas tradicionais rendeu ainda dois curtas-metragens seus sobre o tema: “Cururu – o grande desafio” e “Bendito Batuque”, ambos contemplados pelo ProAC do Estado de São Paulo, sendo que este último contribuiu para o retorno da centenária Festa de São João da Família Soledade, no bairro do Pau D’Alhinho, zona rural de Piracicaba.

Rai de Almeida Homenagem

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas