
Exposição na Câmara traz artigos feitos por trabalhadores da assistência social
Órgão da Câmara passa a ser dirigido por Pedro Kawai; Josef Borges é o novo coordenador e Silvia Morales integra o conselho, junto com servidores da Casa e professores.
Evento de 2022 realizado na sala de aula da Escola do Legislativo
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Escola do Legislativo "Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon" quer atrair um número maior de estudantes às atividades que oferece. A intenção foi manifestada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), que assumiu a direção do órgão da Câmara Municipal de Piracicaba voltado a ações de cidadania, capacitação e formação política. O parlamentar sucedeu na função a vereadora Silvia Morales (PV), que comandou a Escola entre 2021 e 2022. No mesmo período, Kawai havia sido o coordenador, posto agora ocupado por Josef Borges (Solidariedade), que foi conselheiro nos dois últimos anos.
Silvia passa a compor o conselho junto com outros três integrantes que permanecem: os professores universitários Heliani Berlato, da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo), e Josué Adam Lazier, da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), e o servidor da Câmara Bruno Didoné de Oliveira. A secretaria da Escola seguirá sob responsabilidade de Érica Aparecida Cruz Dinis, também servidora. As alterações na estrutura organizacional da Escola constam do Ato da Presidência 1/2023, assinado pelo presidente da Casa, Wagner Oliveira (Cidadania).
Kawai já alinhou com a equipe os objetivos para este ano. "Na reunião nós conversamos a respeito de fazer um mapeamento das escolas, sejam elas municipais, estaduais, particulares ou de técnicos, principalmente da região central, para poder fomentar a participação delas, o que fortalece também a dos jovens, na Escola do Legislativo. Através disso, estaremos ajudando Piracicaba na construção de políticas públicas, mais discutidas, para atender melhor a população", comentou o diretor.
Outros objetivos são manter a qualidade das atividades promovidas pela Escola, a média de público (em 2022, foram 3.417 participantes) e o caráter apartidário. "A Escola alcançou grande nível nos últimos anos, com a participação popular. Os números são expressivos e temos que manter essa qualidade: a atuação apartidária de toda a Escola, seja de nós, vereadores, seja de todo o conselho, e essa democracia que existe", disse Kawai, acrescentando que o papel do conselho "na discussão das pautas vai ser fundamental".
Josef Borges salientou que, apesar de agora serem outras as funções desempenhadas por ele, Kawai e Silvia, a nova estrutura organizacional deve seguir a linha de atuação consolidada na gestão anterior. "Tivemos grandes avanços. O grupo continua e tem todo o meu apoio. O diretor Pedro Kawai vai fazer um bom trabalho e dar sequência ao que a vereadora Silvia, até então como diretora, fez. A Escola do Legislativo é uma ferramenta importante, de interlocução da Câmara com a sociedade", afirmou o coordenador.
Silvia destacou o aumento no número de pessoas que participaram das atividades da Escola, que, instituída em 2014 e em funcionamento desde 2017, completou seis anos de atuação. "Chegamos à participação de 20 mil pessoas, sendo que, só nesses dois últimos anos, foram 10 mil participando dos ciclos, oficinas e debates da Escola", ressaltou a ex-diretora, que agora fará parte do conselho.
"A Escola do Legislativo não é de um ou de outro vereador; é institucional e tem uma direção, uma coordenação e um conselho. Então, mesmo estando conselheira agora, podemos trazer palestras, como qualquer um pode trazer, e analisar as propostas de pessoas ou instituições que queiram participar da Escola. O papel primordial do conselho é a análise dessas propostas que são trazidas; uma vez por mês nos reunimos", completou a parlamentar.
Em reunião na segunda-feira (9), foram integrados à equipe da Escola do Legislativo as estagiárias Flávia Gonçalves, Lilian Eusebio e Vanusa Bugin, que receberam as primeiras orientações em conversa com o diretor Pedro Kawai, a secretária Érica Dinis e a servidora Mariane Pereira, chefe do Departamento Legislativo. Além de palestras, oficinas e outras atividades, a Escola também é responsável pela realização do projeto Conheça o Legislativo, em que estudantes visitam e conhecem o funcionamento da Câmara.
O site escola.camarapiracicaba.sp.gov.br informa sobre os eventos com inscrições abertas e o calendário com ações que estão previstas. As atividades, que podem ser presenciais ou on-line, são sempre gratuitas, bastando preencher a ficha de inscrição para assegurar a participação.
A Escola do Legislativo conta com sala de aula no térreo do prédio anexo da Câmara, com entrada pela rua do Rosário, 833, e auditório no quarto andar. Já o canal @EscoladoLegislativoPiracicaba, no YouTube, reúne centenas de vídeos com o conteúdo dos eventos realizados desde 2017. Já são mais de 2,9 mil inscritos e 71 mil visualizações.
Exposição na Câmara traz artigos feitos por trabalhadores da assistência social
Regularização de imóveis é tema de audiência pública nesta terça (13), na Câmara
Escola do Legislativo apresenta demonstrativo de atividades realizadas em abril
Indicação pede equipamentos de lazer e infraestrutura no Nova Água Branca
Câmara enaltece o legado do ex-presidente da Câmara, Antonio Messias Galdino
Ex-jogador de futebol receberá voto de congratulações por lançamento de livro
Projeto de lei homenageia ex-prefeito em denominação de escola municipal
Vereador destaca "Dia D" de vacinação contra a gripe, neste sábado (10)
Maio Amarelo: palestra aborda a importância de mudar o comportamento no trânsito
Câmara inclui o Dia Municipal do Samba no calendário oficial da cidade
Contas de 2022 serão avaliadas em audiência pública no dia 21 de maio
Câmara celebra os 70 anos do Lions Clube de Piracicaba Centro
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Indicação solicita retirada de lixo em entorno de escola estadual