EM PIRACICABA (SP) 11 DE JANEIRO DE 2023

Escola do Legislativo quer ampliar interação com estudantes

Órgão da Câmara passa a ser dirigido por Pedro Kawai; Josef Borges é o novo coordenador e Silvia Morales integra o conselho, junto com servidores da Casa e professores.




Toque na imagem para aumentar

Evento de 2022 realizado na sala de aula da Escola do Legislativo

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A Escola do Legislativo "Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon" quer atrair um número maior de estudantes às atividades que oferece. A intenção foi manifestada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), que assumiu a direção do órgão da Câmara Municipal de Piracicaba voltado a ações de cidadania, capacitação e formação política. O parlamentar sucedeu na função a vereadora Silvia Morales (PV), que comandou a Escola entre 2021 e 2022. No mesmo período, Kawai havia sido o coordenador, posto agora ocupado por Josef Borges (Solidariedade), que foi conselheiro nos dois últimos anos.

Silvia passa a compor o conselho junto com outros três integrantes que permanecem: os professores universitários Heliani Berlato, da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo), e Josué Adam Lazier, da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), e o servidor da Câmara Bruno Didoné de Oliveira. A secretaria da Escola seguirá sob responsabilidade de Érica Aparecida Cruz Dinis, também servidora. As alterações na estrutura organizacional da Escola constam do Ato da Presidência 1/2023, assinado pelo presidente da Casa, Wagner Oliveira (Cidadania).

Kawai já alinhou com a equipe os objetivos para este ano. "Na reunião nós conversamos a respeito de fazer um mapeamento das escolas, sejam elas municipais, estaduais, particulares ou de técnicos, principalmente da região central, para poder fomentar a participação delas, o que fortalece também a dos jovens, na Escola do Legislativo. Através disso, estaremos ajudando Piracicaba na construção de políticas públicas, mais discutidas, para atender melhor a população", comentou o diretor.

Outros objetivos são manter a qualidade das atividades promovidas pela Escola, a média de público (em 2022, foram 3.417 participantes) e o caráter apartidário. "A Escola alcançou grande nível nos últimos anos, com a participação popular. Os números são expressivos e temos que manter essa qualidade: a atuação apartidária de toda a Escola, seja de nós, vereadores, seja de todo o conselho, e essa democracia que existe", disse Kawai, acrescentando que o papel do conselho "na discussão das pautas vai ser fundamental".

Josef Borges salientou que, apesar de agora serem outras as funções desempenhadas por ele, Kawai e Silvia, a nova estrutura organizacional deve seguir a linha de atuação consolidada na gestão anterior. "Tivemos grandes avanços. O grupo continua e tem todo o meu apoio. O diretor Pedro Kawai vai fazer um bom trabalho e dar sequência ao que a vereadora Silvia, até então como diretora, fez. A Escola do Legislativo é uma ferramenta importante, de interlocução da Câmara com a sociedade", afirmou o coordenador.

Silvia destacou o aumento no número de pessoas que participaram das atividades da Escola, que, instituída em 2014 e em funcionamento desde 2017, completou seis anos de atuação. "Chegamos à participação de 20 mil pessoas, sendo que, só nesses dois últimos anos, foram 10 mil participando dos ciclos, oficinas e debates da Escola", ressaltou a ex-diretora, que agora fará parte do conselho.

"A Escola do Legislativo não é de um ou de outro vereador; é institucional e tem uma direção, uma coordenação e um conselho. Então, mesmo estando conselheira agora, podemos trazer palestras, como qualquer um pode trazer, e analisar as propostas de pessoas ou instituições que queiram participar da Escola. O papel primordial do conselho é a análise dessas propostas que são trazidas; uma vez por mês nos reunimos", completou a parlamentar.

Em reunião na segunda-feira (9), foram integrados à equipe da Escola do Legislativo as estagiárias Flávia Gonçalves, Lilian Eusebio e Vanusa Bugin, que receberam as primeiras orientações em conversa com o diretor Pedro Kawai, a secretária Érica Dinis e a servidora Mariane Pereira, chefe do Departamento Legislativo. Além de palestras, oficinas e outras atividades, a Escola também é responsável pela realização do projeto Conheça o Legislativo, em que estudantes visitam e conhecem o funcionamento da Câmara.

O site escola.camarapiracicaba.sp.gov.br informa sobre os eventos com inscrições abertas e o calendário com ações que estão previstas. As atividades, que podem ser presenciais ou on-line, são sempre gratuitas, bastando preencher a ficha de inscrição para assegurar a participação.

A Escola do Legislativo conta com sala de aula no térreo do prédio anexo da Câmara, com entrada pela rua do Rosário, 833, e auditório no quarto andar. Já o canal @EscoladoLegislativoPiracicaba, no YouTube, reúne centenas de vídeos com o conteúdo dos eventos realizados desde 2017. Já são mais de 2,9 mil inscritos e 71 mil visualizações.

Escola do Legislativo Pedro Kawai Josef Borges Silvia Maria Morales

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas