EM PIRACICABA (SP) 01 DE JULHO DE 2022

Escola João Batista Nogueira é reconhecida pelos 100 anos de história

Moção de aplausos 121/2022, do vereador Gilmar Rotta (PP), foi aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (30).




Toque na imagem para aumentar

Moção de aplausos 121/2022 é de autoria do vereador Gilmar Rotta (PP)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Fundada em 28 de setembro de 1922, a Escola Municipal Profº. João Batista Nogueira é reconhecida pela Câmara Municipal de Piracicaba pelos 100 anos de história. A homenagem foi aprovada na moção de aplausos 121/2022, do vereador Gilmar Rotta (PP), e votada na noite desta quinta-feira (30), durante a 29ª reunião ordinária. 

A unidade de ensino surgiu em um período de ebulição política e cultural, no ano da Semana de Arte Moderna, quando, na época, houve uma expansão na área educacional no Município, com a instalação do laboratório de pesquisas da Escola “Luiz de Queiroz” e também a inauguração de várias unidades escolares, dentre elas a Escola João Batista Nogueira, que já funcionada antes mesmo da construção do prédio em um salão sem divisão entre as salas com o nome Grupo Escolar Guamium. 

A denominação atual foi promulgada pelo decreto publicado em 8 de maio de 1943, no qual o Grupo Escolar Guamium passou a chamar-se Grupo Escolar “Prof. João Batista Nogueira”, em homenagem ao educador nascido em Taubaté e que, em 1889, veio lecionar na Escola Complementar de Piracicaba e, com a transformação desse estabelecimento em Escola Normal, passou a ensinar Geografia e História. 

Com o desdobramento dessa disciplina em duas, ficou com o encargo de lecionar Geografia, missão que desempenhou até a aposentadoria, em 1932. O professor faleceu em 1934, “sendo sua morte muito sentida na localidade, aonde ao longo da sua trajetória docente, devido seu amor ao ensino, havia conquistado muitos amigos”, acrescenta o parlamentar, no texto da propositura. 

Até 1999, a unidade escolar pertenceu à rede estadual e, a partir de 2000, passou a ser administrada pelo município, cuja denominação foi alterada para Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº “João Batista Nogueira”. Diante das constantes mudanças ocorridas recentemente no cenário da educação, a partir de 2005 a escola passou a desenvolver a alfabetização logo aos 6 anos e, em 2007, a Rede Municipal de Ensino implementou o Ensino Fundamental de 9 anos. 

Atualmente, a unidade possui aproximadamente 500 alunos, divididos em 16 turmas.

Legislativo Gilmar Rotta

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas