
Vereadora discute projetos de esportes e lazer na Selam
Centro Cultural do Núcleo Habitacional Comendador Mário Dedini foi palco do evento, uma iniciativa do Fórum Permanente de Saúde Mental e Combate à Dependência Química
Na noite desta terça-feira (28), o Centro Cultural do Núcleo Habitacional Comendador Mário Dedini (Zaza) foi palco do evento "Saúde Mental é para Todos", uma iniciativa do Fórum Permanente de Saúde Mental e Combate à Dependência Química, presidido pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante). A ação integrou as atividades alusivas ao "Janeiro Branco", mês dedicado à conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.
Na abertura do evento, Gustavo Pompeo destacou a relevância de trazer o tema para o centro do debate público. "A saúde mental é um tema de extrema relevância, que carrego com muito orgulho, não apenas por sua importância social, mas também por experiências pessoais que me mostraram o quanto o cuidado com a mente é essencial para uma vida plena", afirmou o parlamentar.
O evento contou com a participação das terapeutas ocupacionais Carolina Albuquerque, também coordenadora de Saúde Mental na Secretaria Municipal de Saúde, e Mariah Arrigoni. Ambas abordaram o tema "Cuidados e conhecimento sobre saúde mental", destacando a necessidade de compreender a história, a individualidade e a trajetória de cada pessoa para pensar em caminhos que promovam o bem-estar emocional.
Durante o evento, Mariah realizou uma dinâmica interativa com o público, que foi convidado a refletir sobre quais palavras remetem à saúde mental. A atividade buscou estimular a reflexão sobre o que significa cuidar da mente e como cada indivíduo pode identificar sinais de desequilíbrio e equilíbrio emocional. "Cuidar da saúde mental é um ato de carinho consigo mesmo e com as possibilidades da vida. É um conjunto de práticas que podem incluir exercícios físicos, participação em grupos de apoio, atividades religiosas ou qualquer outra ação que traga sentido e equilíbrio", explicou a terapeuta.
Carolina reforçou a importância de tornar o tema mais acessível e próximo de todos os públicos. "Desde o início da história da saúde mental, esse assunto foi tratado de forma isolada e distante. Precisamos falar sobre saúde mental abertamente, criar ambientes seguros para que as pessoas possam se expressar e buscar ajuda sem medo de julgamentos", disse.
Gustavo Pompeo encerrou o evento afirmando dar continuidade ao trabalho para ampliar as discussões e políticas públicas voltadas ao debate sobre à saúde mental. "Precisamos romper barreiras e estigmas. A saúde mental é um direito de todos, e é nosso dever garantir que ela seja tratada com atenção", afirmou.
"O evento 'Saúde Mental é para Todos' foi mais um passo importante na luta pela conscientização e pela promoção de uma sociedade mais acolhedora e informada sobre os cuidados com a mente. Através do Fórum Permanente de Saúde Mental e Combate à Dependência Química, vamos continuar promovendo ações que contribuam para o bem-estar emocional da população", concluiu o vereador.
O evento contou com o apoio das secretarias municipais da Ação Cultural, de Saúde e de Segurança Pública, Trânsito e Transportes e de parceiros da iniciativa privada que contribuíram com brindes e doações.
Vereadora discute projetos de esportes e lazer na Selam
SP-304: vereador protocola abaixo-assinado no Palácio dos Bandeirantes
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Vereador visita secretária da Assistência Social
Vereador indica melhoria da segurança no entorno do Engenho Central
Projeto propõe inclusão do Dia de Combate à Cristofobia no calendário
Audiência discute segurança no trânsito e resposta rápida a acidentes
Vereador fortalece parceria para ações em defesa da saúde mental
Vereador articula verba para saúde pública em Piracicaba
Requerimento pergunta quantos agentes de trânsito fazem escala 12x36
Vereadores participam de solenidade no Tiro de Guerra
Vereador solicita melhorias para o Jardim São Francisco/Taquaral
Câmara congratula empreendedora e o Carmelo Imaculado Coração de Maria
Fórum vai debater Saúde Integral e Bem-Estar Social
Revitalização da praça José Bonifácio volta a ser debatida