Novo estúdio da TV Câmara visa ampliar produções audiovisuais da Casa
Fórum aborda o desenvolvimento do potencial turístico de Piracicaba
Vereador Josef Borges (Solidariedade) presidiu a primeira reunião do Fórum de Turismo Rural nesta terça-feira (9)
Primeira Reunião do Fórum de Turismo Rural
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946O potencial turístico de Piracicaba, o Turismo Rural realizado atualmente, a segurança da área rural, o êxodo urbano e a elaboração de políticas públicas permanentes para o desenvolvimento turístico do município nortearam as apresentações durante a primeira reunião do Fórum de Turismo Rural, realizada na manhã desta terça-feira (9), no plenário da Câmara Municipal.
O vereador Josef Borges (Solidariedade), que instituiu o fórum, presidiu a reunião. Participaram também o tenente-coronel Alexandre Luiz Bergamasco, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Piracicaba, o vereador Laércio Trevisan Jr (PL), César Siboldi, secretário municipal de Turismo de Águas de São Pedro, Nancy Thame, secretária municipal de Agricultura e Abastecimento e a doutora em Turismo, Odaléia Queiroz, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq, entre outras autoridades.
Foram realizadas duas palestras. Na primeira, a diretora do Departamento de Turismo da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Rose Massarutto, apresentou os objetivos do governo municipal em relação ao turismo rural.
Ela disse que em Tupi, Tanquã, Santana e Santa Olímpia existem roteiros turísticos institucionalizados. Já em Ártemis, Tanquinho e Barreiro Rico há um grande potencial para o desenvolvimento turístico e alguns projetos já estão acontecendo.
Rose Massarutto citou também as ciclorrotas turísticas como a Tirolesa, de Saltinho, Tanquinho e Jupiá-Artemis, que já contam com pontos de apoio. "O Turismo Rural já é uma realidade, mas muitos não conhecem. É importante a união de esforços do Executivo, Legislativo e da comunidade para traçarmos políticas permanentes, com olhar para o futuro e não somente para os próximos três anos", afirmou.
O doutor em geociências, especialista em geologia médica e vice-presidente da Organização Mundial de Termalismo (OMTh), Fábio Tadeu Lazzerini, discorreu sobre o turismo de saúde. Ele citou o potencial do Balneário Municipal de Água Sulfurosa em Artemis."A ideia é fazer banheiras de pedras, do tipo ofurô, com as pessoas deitadas na água sulfurosa, vendo o rio Piracicaba e agregando a terapia de saúde e paisagem", afirmou.
Nancy Thame elogiou a realização do fórum. "Essa possibilidade de diálogo, da soma de informações são fundamentais para que as políticas públicas aconteçam". Ela citou também o fenômeno do êxodo urbano. "Cada vez mais pessoas estão buscando uma vida mais tranquila, longe das cidades. Piracicaba tem uma essência raiz para isso e podemos colher esses frutos", afirmou.
Laércio Trevisan Jr lembrou da importância da segurança na área rural para a realização do turismo. "A presença da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal é importante e necessária. Na gestão anterior consegui duas viaturas para o patrulhamento rural e agora farei emenda para a Guarda Civil adquirir dois veículos. Não adianta ter projeto sem segurança", afirmou.
Odaléia Queiroz afirmou que o Conselho Municipal de Turismo está finalizando um projeto para o Governo do Estado incluir Piracicaba como Cidade de Interesse Turístico, para receber verba específica para isso. "Vislumbramos a possibilidade de sermos estância, com as águas sulfurosas de Ártemis", afirmou.
No final das apresentações, Josef Borges apresentou vídeos do turismo rural em Ártemis, com passeio de quadriciclo e balão. "São iniciativas privadas, que podem inspirar outros produtores rurais. Precisamos expandir para trazer mais pessoas, beneficiando todos", afirmou.
Ele afirmou que o fórum foi bastante produtivo, para reunir todas as informações necessárias para o desenvolvimento do potencial do turismo rural em Piracicaba. A próxima reunião do fórum acontecerá no início de 2022, em data a ser definida.
Notícias relacionadas
Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
Câmara sedia diplomação de vereadores, prefeito e vice eleitos em 2024
Câmara aprova resolução que consolida denominações de espaços físicos
Projeto institui aniversário de Artemis no Calendário Oficial
Câmara aprova cinco projetos para denominações de espaços públicos
Vereador participa de reunião com equipes do Semae, Semozel e Mirante
Projeto de lei é aprovado para denominação de rua em estrada municipal
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Novos locais de atendimento da Saúde são tema de audiência pública
Vereador participa do evento Celebração da Diversidade e Protagonismo
Câmara analisa, nesta segunda (25), atualizações na LDO 2025
Câmara rejeita parecer contrário a PL que altera prêmio-assiduidade
Vereador e empresário do ramo cosmético fazem reunião com Semuttran
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda