
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Presidido pelo vereador Pedro Kawai, o Fórum Permanente de promoção, proteção e defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente se reuniu nesta segunda (14)
Pedro Kawai
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946O Fórum Permanente de promoção, proteção e defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, sob coordenação do vereador Pedro Kawai (PSDB), no projeto de decreto legislativo 7/2021 promoveu sua primeira reunião deste ano, às 10h00, em evento transcorrido nas dependências do prédio anexo, segundo andar, rua São José, sala Walter Ferreira da Silva, com o objetivo de retomar ações sobre a proteção a estes cidadãos, que poderá resultar na criação do Plano Municipal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente, além de cartilhas e outras publicações que visam a retomada de discussões sob esta temática em Piracicaba.
Participaram da reunião: Maria Regineide Gomes Carvalho (Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família), Silvana de Oliveira Gaise e Denise Picocoli (Diretoria de Ensino - Região de Piracicaba), Cristiane Gomes Salati do Marco (Secretaria Municipal de Educação), Paula Cordeiro (CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), Beatriz Busghello (Secretaria Municipal de Esportes e Atividades Motoras) e Isabela Cristina (OAB - Piracicaba).
O vereador Pedro Kawai destacou a preocupação que teve na retomada de discussões do Fórum, tendo em vista a baixa arrecadação do Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), onde Piracicaba não consegue reverter em "quase nada os recursos que viriam dos 30 a 40 milhões de reais que poderiam ser arrecadados, destinados ao fortalecimento de entidades que respaldam o trabalho com crianças e adolescentes", considerou o parlamentar ao abrir a reunião do Fórum.
Dentre os apontamentos avaliados na reunião, Pedro Kawai destacou os encaminhamentos que devem passar pela elaboração de cartilha, atualização de estudos e legislações, criação de comitês, envolvimento de entidades e de secretarias municipais, forças de segurança, setor educacional e demais interessados em trabalhar com a temática da criança e do adolescente. Além de buscar subsídios em outros municipais, com a implantação do Plano Municipal.
A próxima reunião do Fórum deve ocorrer na primeira semana do mês de maio, em data e horário a ser agendada perante entidades, instâncias governamentais, forças de segurança e, outros setores, a exemplo do educacional que enfrentam situações diárias com crianças e adolescentes.
Na reunião foi destacado o Plano Municipal Decenal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente de Jundiaí, construído a partir da iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos
da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município, seguindo os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), começando com a Resolução 171 do CONANDA, que "estabelece os parâmetros para discussão, formulação e deliberação dos planos decenais dos direitos humanos da criança e do adolescente, em âmbito estadual, distrital e municipal, em conformidade com os princípios e diretrizes da política nacional de direitos humanos de crianças e adolescentes e com os eixos e objetivos estratégicos do
plano nacional decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
FÓRUM: compete ao Fórum Permanente promover debates, realizar estudos, solicitar informações e tomar outras providências no sentido de acompanhar as políticas públicas em concepção e em execução relacionadas ao tema no âmbito do Município de Piracicaba; monitorar a execução de planos e projetos relacionados à temática; promover seminários e debates, anualmente, bem como convidar instituições, especialistas e sociedade civil; acompanhar, discutir e sugerir proposições legislativas relacionadas ao tema; desencadear um processo de conscientização da sociedade civil sobre o conteúdo e essência do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Também está na atribuição do Fórum a mobilização da sociedade civil contra a violência aos direitos da criança e do adolescente, interpelando aos órgãos competentes a sua intervenção na defesa desses direitos; propor e sugerir políticas públicas na área da criança e do adolescente às instâncias competentes de deliberação e execução; submeter às autoridades competentes e demais interessadas, os resultados e conclusões sobre os temas discutidos no âmbito do Fórum Permanente de promoção, proteção e defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; acompanhar experiências bem-sucedidas e conduzidas por qualquer dos poderes de outros municípios e por instituições públicas ou privadas.
A coordenação do Fórum conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Piracicaba, por meio de todos os departamentos técnicos, que se responsabilizam em agendar e promover reuniões periódicas, disponibilizando também toda a infraestrutura necessária para a sua realização.
Sob a coordenação do vereador Pedro Kawai, o Fórum está composto por representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Ordem dos Advogados de Piracicaba, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS, Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Ensino de Piracicaba, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.
Além de representante da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras – SELAM, Secretaria Municipal de Ação Cultural; Poder Judiciário (Vara da Infância e Ministério Público) e, entidades sociais que exerçam trabalho direto com criança e adolescente.
A diretoria do Fórum Permanente poderá, sempre que necessário, convidar para participar das discussões, representantes de entidades da administração pública direta ou indireta, em todos os âmbitos e dos Poderes Legislativo e Judiciário e de outras instituições públicas e privadas.
A participação como membro do Fórum Permanente não será remunerada, sendo seu exercício considerado de relevante interesse público. Os integrantes poderão designar representantes para substituí-los em reuniões e encontros, desde que a indicação seja feita por escrito, em documento no qual deverão constar nome completo e a função desempenhada na respectiva entidade participante.
As reuniões serão públicas e ocorrerão periodicamente, nas datas e locais estabelecidos por seus membros. A Câmara poderá firmar, caso julgue necessário, parcerias ou convênios com empresas privadas, associações ou outros municípios para a obtenção de recursos e materiais para realização de eventos promovidos pelo Fórum.
As despesas decorrentes com a execução deste decreto legislativo correrão por conta das dotações orçamentárias próprias da Câmara de Vereadores de Piracicaba, suplementadas oportunamente, se necessário.
A criação do Fórum tem por finalidade debater, realizar estudos e projetos voltados ao acompanhamento das políticas públicas em concepção e em execução relacionadas ao tema. Conforme dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, promulgado em 1.990, são direitos das crianças e adolescentes o acesso à educação, saúde, lazer, convivência familiar e protagonismo juvenil.
O Estatuto da Criança e do Adolescente é o principal instrumento normativo do Brasil que disciplina os direitos da criança e do adolescente. No ECA, há a incorporação dos avanços preconizados pela Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, tornando-se um caminho para a concretização do que dispõe o artigo 227 da Constituição Federal, que preconiza direitos e garantias fundamentais às crianças e aos adolescentes.
"Além disto, o ECA inovou ao trazer a proteção integral, na qual as crianças e adolescentes são vistos como sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento e com prioridade absoluta", conclui o vereador Pedro Kawai na exposição justificativa do projeto que foi aprovado em plenário, consolidando a criação do Fórum Permanente de promoção, proteção e defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente em Piracicaba.
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Crime e paixão na rua Boa Morte: o caso do Capitão Rodrigo Alves
Alunos do Senac participam do Conheça o Legislativo, nesta quarta (2)
Parceria oferece novas turmas gratuitas de Libras na Escola do Legislativo
Vereador cobra limpeza e placas contra descarte irregular na zona rural
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município