
Voto de congratulações reconhece trajetória de profissional da saúde
Requerimento de autoria da vereador Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua", foi aprovado durante a 10ª reunião ordinária
10ª reunião ordinária de 2025
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Durante a 10ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada nesta segunda-feira (10), vereadores levantaram preocupações e questionamentos sobre a gestão dos resíduos sólidos na cidade. O assunto foi discutido durante a aprovação do requerimento 189/2025, apresentado pela vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua.
A vereadora Sílvia destacou que seu gabinete tem recebido diversas reclamações sobre o descarte inadequado de resíduos em diferentes áreas da cidade. "O requerimento visa entender como está a situação da PPP (Parceria Público Privada) Ambiental, a gestão dos materiais recicláveis, os Ecopontos, os grandes geradores de resíduos, como shoppings e supermercados, além do funcionamento do núcleo de educação ambiental", explicou. No documento, Sílvia elenca doze questionamentos direcionados ao Executivo sobre a gestão dos resíduos sólidos.
A vereadora Rai de Almeida (PT) trouxe à tona um problema específico: um depósito de lixo localizado no bairro Algodoal, em frente ao Posto de Saúde e à creche local. "Esse local se tornou um criadouro de ratos, escorpiões e outros bichos peçonhentos. O requerimento da vereadora Sílvia Morales é muito pertinente, mas o problema não se limita às ruas, ele também está presente em depósitos que deveriam estar realizando a reciclagem corretamente", afirmou. Laércio Trevisan Jr. (PL) questionou se esse depósito possui alvará para funcionar.
Por sua vez, o vereador Pedro Kawai (PSDB) mencionou que está realizando um levantamento em diversos bairros sobre o serviço de cata-cacareco. "Na gestão passada, precisei desse serviço. Uma vizinha me avisou que a equipe veio sem agendamento e orientou a colocar o descarte na rua para que fosse recolhido depois. É provável que o descarte que vemos nas ruas seja resultado dessa orientação da gestão anterior", comentou.
VOTAÇÃO - Limpeza, retirada de entulho, saúde e cargos comissionados foram temas de outros quatro requerimentos aprovados durante a reunião, sendo eles o requerimento 186/2025, do vereador Edson Bertaia (MDB), que solicita informações sobre a limpeza, retirada de entulhos e instalação de placa proibitiva de descarte em área verde no Mário Dedini; o requerimento 198/2025, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que pede a limpeza no campo de areia no Jardim Vila Rios, o requerimento nº 188/2025, do vereador Marco Bicheiro (PSDB), que questiona sobre o quadro de médicos especialistas na cidade e o requerimento 192/2025, da vereadora Rai de Almeida (PT), que solicita relação dos cargos comissionados criados por lei e nomeados em 2025 e 2024.
Também foram aprovados, em caráter de urgência, outras duas proposituras. Uma delas é requerimento 2011/2025, que questiona falta de água no bairro Mário Dedini e é de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante) e a outra é relativa à solicitação de urgência ao projeto de lei 48/2025, de autoria do Executivo, que ratifica Acordo de Cooperação celebrado com o Comando do Exército - Tiro de Guerra em Piracicaba.
O projeto de lei 36/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a abrir crédito adicional especial de R$ 540 mil no Orçamento de 2025 da Câmara Municipal de Piracicaba foi aprovado em primeira discussão.
A íntegra da 10ª Reunião Ordinária pode ser visto no vídeo anexo a esta reportagem.
Voto de congratulações reconhece trajetória de profissional da saúde
Câmara vota moção de apoio a projeto que isenta atletas de baixa renda
Procissão e palavrões: um escândalo na Sexta-feira Santa de 1847
Requerimento aborda atendimentos em carretas na Estação da Paulista
Projetos focam epilepsia, acesso hospitalar e proteção infantil
Vereador defende ações contra pedágios e destaca 100 dias de mandato
Conscientização sobre autismo é tema de fala na tribuna
Câmara aprova lei que oficializa evento de mulheres empreendedoras
Requerimento cobra informações sobre árvore condenada no Eldorado
Requerimento questiona gestão de campo no bairro Monte Alegre
Câmara aprova concessão de título de Cidadão Piracicabano a empresário
Igrejas da Assembleia de Deus receberão votos de congratulações
Câmara aprova Título de Cidadã Piracicabana para Tássia Espego
Vereador solicita melhorias viárias na avenida Brasília
Projeto de lei incentiva doação de sangue, órgãos e leite materno