
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Homenagem reconhece empenho de equipa da GCM em salvamento de recém-nascido engasgado com leite materno
Vereador Paulo Campos (Podemos)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O requerimento 476/23, que concede voto de congratulações a Guardas Civis Municipais (GCM) pelo salvamento, via instruções telefônicas, de um bebê engasgado com leite materno, foi aprovado pelo Plenário da Câmara Municipal de Piracicaba na noite desta quinta-feira (1), na 32ª Reunião Ordinária de 2023. A propositura é de autoria do vereador Paulo Campos (Podemos)
A operação, que ocorreu sob a orientação do subinspetor Jose Claudinei Canova, o oficial do dia, teve a participação dos GCMs Andre Luis Alexandrino, Savana Leme Cesarino, Alice da Silva Romualdo, Oswaldo Belarmino Valadao Junior e Nilton Francisco Barbosa.
"Faltava pouco para o meio dia, o telefone 153 da Guarda Civil de Piracicaba tocou e foi atendido pelo guarda-civil Alexandrino. Do outro lado, a dona de casa Edna Ferreira Moreira, 26, desesperada, pedia ajuda porque o filho, com 43 dias de vida, estava engasgado com leite e catarro - o menininho está gripado - e a boca já começava a arroxear", relata o texto da propositura.
Na sequência, o relato informa que Alexandrino pediu para que mãe virasse o bebê de bruços, "o colocasse no braço dela de maneira que a mão dela chegasse até o pescoço dele e para dar alguns tapinhas nas costas dele". Segundo o texto, após a realização das manobras, o bebê voltou a respirar.
O subinspetor, no texto aprovado, destaca que, anualmente, os guardas são obrigados a passar por treinamento de 100 horas de Estágio de Qualificação Profissional, uma exigência do Governo Federal, que inclui os primeiros socorros.
"Canova atuou de forma responsável e com agilidade dando a condição de salvar a vida de uma crianças de apenas 43 dias. É importante que nós reconheçamos", disse Paulo Campos ao fazer uso do tempo de fala como líder partidário em justificativas ao requerimento.
Ainda em seu discurso, ele falou sobre o novo estatuto da guarda municipal, e pediu ao Executivo que o mesmo seja logo enviado à Câmara: "Infelizmente vem se protelando a vinda do estatuto da guarda municipal à Casa; prometeram 60 dias e já se passaram 20 dias", argumentou o parlamentar. "Espero que não chegue aos 60 dias para que possamos apreciar e votar", acrescentou.
Clique no vídeo que acompanha a matéria e assista a fala completa do parlamentar.
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Vereador defende recursos federais para dinamizar Piracicaba
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Entenda como funcionará a contribuição para o custeio da iluminação pública
Vereador cobra limpeza e manutenção do cemitério da Vila Rezende
Vereador volta a cobrar reforma no Centro Comunitário do Piracicamirim
Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado
Audiência pública discutirá projetos de regularização de edificações e fundiária
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Vereador cobra reforma da quadra e banheiros de centro de lazer no São Dimas
Requerimento questiona situação do ecoponto no bairro Mário Dedini