EM PIRACICABA (SP) 16 DE MARÇO DE 2023

IPTU rural: comissão discute conteúdo de projeto de lei complementar

Com apoio técnico dos departamentos da Casa, comissão de estudos se reuniu na manhã desta quinta-feira (16)




Toque na imagem para aumentar

Comissão de estudos se reuniu na manhã desta quinta-feira (16)

Crédito: Samuca Miazaki


O conteúdo do projeto de lei complementar que visa evitar que proprietários rurais continuem sendo prejudicados pela expansão do perímetro urbano e a consequente cobrança de valores elevados de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) foi debatido na manhã desta quinta-feira (16), na reunião da comissão de estudos criada para analisar o assunto.

A possibilidade de retroagir o perímetro urbano de algumas áreas que possuem imóveis com características rurais e a proposta de reduzir a isenção de imposto de imóveis com 80% de produção agrícola para 60% de produção, foram discutidas pelos membros da comissão de estudos, Gilmar Rotta (PP) - presidente, e Laércio Trevisan Jr. (PL) – relator. Eles contaram com o apoio técnico do Departamento Legislativo, da Assessoria da Presidência e da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal de Piracicaba.

Representando o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Piracicaba (Comder), a assessora parlamentar Aline Meme Gallo participou da reunião a fim de trazer contribuições por parte do conselho, já que o Comder também está discutindo a cobrança de IPTU na zona rural. “A ideia é juntar os esforços, colocar o Comder à disposição da comissão para ajudar nos assuntos relacionados a questão da produção rural, da agricultura familiar, dos pequenos produtores, e articular as diferentes ações para que a possamos somar forças e resolver essa problemática”, disse.

Na próxima reunião, marcada para o dia 30 de março, a comissão de estudos irá receber representantes do Conselho de Contribuintes para debater a proposta do conselho de reduzir a produção agrícola na gleba para 60%.

“Vamos acatar essa proposta do Conselho do Contribuinte e tentar melhorá-la. E nessa melhoria vai abrir o leque das atividades da zona rural que podem obter isenção”, afirmou Gilmar Rotta.

O presidente da comissão informou que após as reuniões com o Conselho do Contribuinte e com o Comder, a Procuradoria Legislativa e o Departamento Legislativo vão reunir todas as informações obtidas para elaborar o projeto de lei complementar e protocolar na Câmara.

Leia mais:

IPTU rural: comissão estuda elaboração de lei para resolver impasse

Comissão estuda flexibilização da cobrança do IPTU Rural

IPTU rural: comissão de estudos pede esclarecimentos sobre cobrança

Comissão de Estudos irá analisar cobrança de IPTU de produtores rurais

Proprietários rurais pedem revisão de regras para isenção de IPTU

Zona Rural Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Silvia Maria Morales

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas