EM PIRACICABA (SP) 13 DE MAIO DE 2022

Isenção de IPTU para produtores rurais é debatido em reunião

O presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (PP), e o vice-presidente, vereador Acácio Godoy, se reuniram com produtores rurais nesta segunda-feira (9)




Toque na imagem para aumentar

Gilmar Rotta (PP) e Acácio Godoy (PP) em reunião com produtores rurais

Crédito: Assessoria parlamentar


A isenção do IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano) para produtores rurais foi tema de uma reunião do presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (PP), e do vice-presidente, vereador Acácio Godoy (PP), realizada na última segunda-feira (9). Segundo informações de produtores rurais, a isenção do IPTU para propriedades rurais na zona urbana só é garantida quando a produção agrícola mínima é atingida.

Os produtores explicaram que as oscilações do clima, principalmente a quantidade de chuvas durante o plantio, interferem na produção. Desta forma, muitas vezes eles não atingem o mínimo estabelecido e acabam tendo que pagar o imposto, causando ainda mais dificuldades aos produtores. Eles pedem uma alteração no zoneamento da cidade, para que não paguem mais IPTU, mesmo quanto a produção mínima não é alcançada. 

Na mesma segunda-feira (9) foi realizada na sede da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) a reunião ordinária do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural). De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, durante o encontro foi discutida a prorrogação do prazo para solicitação de isenção do IPTU de propriedades rurais na zona urbana em 2022, anunciada pela Prefeitura na semana passada. Também foi apresentado o zoneamento urbano definido pelo novo Plano Diretor (Lei Complementar 405/2019). 

Gilmar Rotta disse que entrará em contato com a Prefeitura para obter mais informações sobre a isenção do IPTU e também sobre o zoneamento. "Vou verificar o que estão discutindo e o que pode ser feito para melhorar a situação desses produtores rurais que, devido ao clima, sofrem com a produção abaixo do esperado e ainda assim precisam que pagar o IPTU", afirmou.

Legislativo Gilmar Rotta Acácio Godoy

Texto:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas