
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Série disponibilizada no Acervo Histórico On-line da Câmara de Piracicaba registra as discussões durante as sessões camarárias de 1847-1852
Série documental está disponível para acesso público no Atom
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba disponibiliza, nesta quarta-feira (12), no Acervo Histórico On-line, o 8º Livro de Atas, que conta com 191 documentos que registram as sessões camarárias realizadas entre os anos de 1847 e 1852.
A série documental está disponível através do sistema Atom, neste link para acesso público e apresenta deliberações dos vereadores da época sobre diferentes assuntos, que refletem o contexto social e administrativo daquele momento da história piracicabana. Os temas das discussões variam entre zeladoria em geral, lançamento de fintas (taxas), divisas de terras, construção e reforma de pontes, entre outros. A pesquisa foi realizada pela estagiária do setor, Natália Paiva Simões Marques.
A arquivista Giovanna Calabria, chefe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara, lembrou que existem debates interessantes neste livro de atas. Um deles, do final de 1849, refere-se aos sepultamentos realizados na igreja Matriz da cidade, levantado pelo então vereador Salvador de Ramos Correa. Ele defendeu a suspensão dos sepultamentos no templo e a instituição da cobrança de uma taxa para os enterramentos nos corredores ou locais similares, para a realização das obras.
Já o então vereador Joaquim Rodrigues César defendeu a proibição total dos sepultamentos na igreja, para coibir abusos. A discussão foi adiada e retomada na sessão seguinte, quando o presidente da Casa em exercício, Francisco Ferraz de Carvalho, em discurso, sugeriu a proibição definitiva dos sepultamentos na Matriz. “É neste momento que os vereadores começam a questionar se enterrar pessoas na igreja é higiênico, é saudável, é bom para o público”, conta a arquivista.
Limpeza da cadeia – O 8º Livro de Atas ainda traz outro tema, na mesma época, que chamou a atenção dos pesquisadores: a limpeza da cadeia pública. O então presidente da Casa, Domingos José Lopes Rodrigues, iniciou a discussão ao questionar a despesa com o serviço, que não estava prevista em orçamento. Na ocasião, foi levantada a possibilidade de os próprios presos ficarem responsáveis pela limpeza. No entanto, o senhor Fiuza argumentou que a medida não era adotada por falta de ferros, já que os detentos precisavam executar o serviço presos pelas pernas em correntes.
Neste Livro de Atas, os parlamentares da época iniciaram as discussões, na sessão de 9 de outubro de 1850, quanto à retirada do Pelourinho, que era localizado na atual praça José Bonifácio, destinado a castigar criminosos e pessoas escravizadas. A questão foi levantada pelo então vereador Antônio Fiuza de Almeida, que indicou a necessidade de retirar o Pelourinho do local, por considerar um descrédito para a vila “a sua existência aos olhos públicos”. A proposta foi colocada em discussão e passou.
“Se você caminha pela cidade, encontra pontos que podem lembrar essa época”, avaliou Giovanna Calabria. “Como no caso do Pelourinho, onde hoje é a praça pública, já foi um local para a execução de penalidades contra escravizados. São espaços que, ao longo do tempo, ocupam funções diferentes”.
Atom – Desde o início do trabalho de disponibilização on-line do acervo histórico da Câmara, em 2022, o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo já contabiliza mais de oito mil documentos no sistema. “Dando mais acesso, as pessoas ficam mais curiosas. E cada vez recebemos mais perguntas, mais pedidos de pesquisas. As pessoas estão descobrindo que a Câmara é uma fonte enorme de pesquisa sobre a história da cidade”, destacou a arquivista.
O Acervo Histórico On-line da Câmara Municipal de Piracicaba é disponibilizado através do Atom (Access to Memory), um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos. Acesso ao Atom: https://documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br/index.php/
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Vereador destaca visita de deputado estadual e reafirma título de cidadania
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Vereadora enaltece Semana da Criatividade e Inovação e contesta urgências
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Vereador divulga curso sobre orçamento público e repasses para o Fumdeca
Conscientização sobre a doença de Parkinson será abordada em reunião ordinária
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Vereador solicita emenda para atender serviço de Motolância do Samu
Fórum de Tecnologia debate Plano Diretor de CTI
Abertura de crédito adicional no orçamento de secretaria é aprovada