
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Gustavo Pompeo participou nesta terça-feira (13) de atividade que faz parte do Maio Amarelo, campanha voltada à melhoria da qualidade e segurança no trânsito
A ação educativa foi promovida pelo Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) em parceria com o Fórum Permanente de Educação no Trânsito e o Comitê de Trauma
Crédito: Assessoria parlamentarNa manhã desta terça-feira (13), o vereador Gustavo Pompeo (Avante) participou de uma palestra no distrito industrial Uninorte como parte da campanha Maio Amarelo, que tem como foco a melhoria da segurança no trânsito.
A ação educativa foi promovida pelo Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) em parceria com o Fórum Permanente de Educação no Trânsito e o Comitê de Trauma, reunindo representantes de empresas do distrito para discutir medidas de prevenção de acidentes e segurança viária.
O vereador, que preside o Fórum Permanente de Educação no Trânsito, destacou a importância da conscientização coletiva para salvar vidas.
“A prevenção começa com o amor próprio. Precisamos ser multiplicadores de informações, entender o valor de cada vida e agir com responsabilidade no trânsito”, afirmou Gustavo Pompeo.
Durante o encontro, foram apresentados dados preocupantes: as maiores taxas de óbitos no trânsito concentram-se entre jovens de 18 a 24 anos e pessoas com mais de 50 anos, o que reforça a necessidade de estratégias educativas direcionadas a esses públicos.
Alessandro Silva, representante do Cerest, explicou as diversas variáveis que contribuem para acidentes, como buracos, areia na pista, presença de animais, condições climáticas e a circulação de veículos ao redor. Ele alertou sobre o perigo do excesso de velocidade diante de tantos fatores simultâneos. “Todas essas variáveis, em conjunto com a velocidade, aumentam os riscos e o perigo de mais acidentes e óbitos”, explicou.
Representando o Comitê de Trauma, Juliana Baldan, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), trouxe uma importante reflexão sobre o impacto das nossas atitudes no trânsito. Ela destacou a necessidade de respeitar as sinalizações, manter a atenção e evitar distrações ao dirigir. “Cada escolha que fazemos no trânsito pode proteger ou colocar vidas em risco. É preciso cautela e consciência.”
O Comitê de Trauma é uma iniciativa da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, unindo forças com o vereador Gustavo Pompeo, que preside os Fóruns de Educação no Trânsito e Cidadania, Justiça e Cultura de Paz, e com o Cerest. Foi criado como resposta ao preocupante cenário do município, que aparece entre os primeiros no ranking estadual de mortes no trânsito, segundo dados do Infosiga-SP.
Em março de 2025, Piracicaba ocupava a terceira posição no Estado, com taxa de 16,62 mortes por 100 mil habitantes. Diante disso, o comitê busca promover ações articuladas de prevenção, melhoria no atendimento de urgência e conscientização social.
A ação desta terça-feira faz parte do plano de ação do Comitê de Trauma, com foco na educação e prevenção de acidentes de trânsito. A proposta é intensificar campanhas ao longo do ano em escolas e empresas, buscando alcançar desde jovens em fase de obtenção da CNH até trabalhadores que já atuam no trânsito. A meta é plantar a semente da prevenção, promovendo uma mudança de comportamento em larga escala.
Para o parlamentar, ações como essa são fundamentais para transformar a realidade nas ruas de Piracicaba: “Mais do que uma campanha, é um chamado à responsabilidade. Informação é a melhor forma de prevenção e o caminho para uma cidade mais segura e humana”, falou.
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Audiência pública, nesta terça, discute obras paralisadas no Mário Dedini
Estudos para asfaltamento da Estrada do Godinhos foram iniciados, diz Obras
Audiência pública discute asfaltamento de duas vias na região do Mário Dedini
Vereador acompanha retomada das obras no PSF 2 do Mário Dedini
Projeto de lei garante acesso a imagens de câmeras de trânsito em Piracicaba
Requerimento quer informações sobre atividades e obras em ginásios da cidade
Vereador solicita informações sobre aulas de musculação
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
Semana de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas realiza atividade de encerramento
Câmara aprova requerimento sobre distribuição de materiais esportivos
Câmara aprova projeto que remaneja verbas do orçamento municipal
Câmara aprova reajuste salarial para cargos de comando da Guarda Civil Municipal
Fórum Permanente de Saúde Integral promove interação com alunos