Câmara aprova moção em comemoração ao 15° aniversario de academia
Maio Laranja: Câmara promove evento sobre prevenção ao abuso infantil
Palestra é aberta ao público e será ministrada pela educadora Sarita Milaneze
Atividade da campanha Maio Laranja é de iniciativa dos vereadores André Bandeira (PSDB) e Paulo Henrique (Republicanos)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba promove, nesta terça-feira (28), a parir das 19h30, no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, palestra sobre a prevenção ao abuso infantil, em alusão à campanha Maio Laranja. A realização da atividade foi aprovada pelo Plenário a partir do requerimento nº 458/2024, de autoria dos vereadores André Bandeira (PSDB) e Paulo Henrique (Republicanos), em atendimento ao Decreto Legislativo nº 53/2018.
A palestra será ministrada pela educadora Sarita Milaneze. O evento também contará com a participação da psicóloga Roseli Novais Parisi, que vai explanar sobre os serviços prestados pelo Crami de Piracicaba (Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância). Ainda estão previstas as presenças de autoridades e representantes de conselhos ligados à proteção da criança na cidade.
A campanha Maio Laranja foi instituída na Câmara através do DL 53/2018, com o objetivo de conscientizar, orientar, prevenir e combater o abuso e exploração sexual da criança e do adolescente. A escolha da cor laranja foi motivada pelo estudo sobre o conceito da palavra laranja, que é utilizada para designar uma pessoa que é usada em benefício de outra, fato que se assemelha ao abuso e à exploração sexual praticado com crianças e adolescentes.
A justificativa do decreto aborda que o tema é de “grande complexidade e impacto tanto na vida das crianças e adolescentes que sofrem tais abusos, quanto na vida daqueles que estão à sua volta e tem de conviver com as sequelas muitas vezes adquiridas por estas crianças e adolescentes”. O objetivo é abordar o tema para que profissionais da saúde e educação, além da sociedade em geral possam identificar os sinais e as consequências da violência sexual.
“A conscientização e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é o meio mais eficaz que o Poder Legislativo tem para tratar do tema, em vez de tentar minimizar seus efeitos depois que tais atos são perpetrados contra as crianças a adolescentes em nosso município”, traz também a justificativa do decreto.
A palestra é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara, nos canais 11.3 UHF, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo. O evento também contará com transmissão simultânea pelo YouTube e Facebook da Câmara.
Notícias relacionadas
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Vereador cobra poda de árvores no Jardim Petrópolis
Requerimento cobra informações sobre mudanças no transporte Elevar
Vereador requer academia ao ar livre e parque infantil no Jd. Pombeva
Requerimento pede informações sobre poda de árvores no Mario Dedini
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Orçamento municipal para 2025 é apresentado em audiência pública
Câmara aprova projeto de lei voltado a mães e famílias atípicas
TEA: Câmara aprova PL que garante amparo psicológico para cuidadores
Programa voltado a mães e famílias atípicas é aprovado na Câmara
Vereadores comentam resultado das eleições municipais 2024
Projeto prevê equipamento de lazer em área institucional inutilizada
Vereador quer explicações sobre falta de viaturas da GCM em Piracicaba
Sem resposta a suas indicações, vereador volta a cobrar o Executivo