
Contas de 2022 serão avaliadas em audiência pública no dia 21 de maio
André Bandeira reafirma novo acionamento do MP depois que o promotor Carlos Paulo Travain Filho deferiu o pedido de procedimento investigativo sobre contratação de OSS
Ministério Público é novamente acionado para investigação da OSS
Crédito: Samuca MiazakiO vereador André Bandeira (PSDB), na manhã desta quinta-feira (1º) anunciou o acionamento do MP (Ministério Público), diretamente da Capital Paulista, por via online, para dar continuidade no pedido de investigar a contratação, pela Prefeitura de Piracicaba, de uma Organização Social de Saúde (OSS), por meio de chamamento público, para gerir as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da Vila Cristina e Vila Sônia.
"Não falta médicos nas Upas, pois as escalas estão sempre preenchidas. Vamos recorrer ao Ministério Público em São Paulo e também acionar o Tribunal de Contas para o levantamento destas questões. A preocupação é assegurar um atendimento de qualidade, reduzindo as filas de exames. Também temos um contingente de servidores municipais que serão impactados com estas contratações", considerou o parlamentar na defesa da população, para mostrar que a Prefeitura não precisa terceirizar o setor da saúde.
André Bandeira também reafirma que o Ministério Público foi acionado primeiramente através de uma representação protocolada no dia 20 de abril de 2023, em documento subscrito pelos vereadores Pedro Kawai (PSDB), Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira e Sílvia Maria Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua.
De acordo com a representação, a Prefeitura estipulou, no chamamento público 01/2022, processo 99.095/22, em modelo a ser adotado nas duas UPAs, que é o de gestão plena. Segundo os parlamentares, "compreende a organização de todo o sistema municipal, incluindo a dos prestadores de serviços de saúde vinculados ao SUS, independente da sua natureza jurídica ou do nível de complexidade, exercendo o comando único”.
Na representação os vereadores entendem que o modelo "é desnecessário para as UPAs do Vila Sônia e Vila Cristina", já que o município possui enfermeiros, técnicos de enfermagem, escriturários, atendentes e pessoal de serviços gerais, além de "todos os equipamentos para exames de imagens e clínicos que atendem perfeitamente a população, e este chamamento público inclui todos estes itens também".
Consta ainda, na representação ao MP, que a Organização Social de Saúde Associação Mahatma Gandhi, apontada como vencedora do chamamento público, "está com certidão de falência e concordatas positivas", além de diversas irregularidades, informações que tratam da existência de um histórico de possíveis problemas e denúncias em contratos administrativos firmados com outros entes públicos. Também é acusada de ter rompido contratos em diversas unidades de saúde em outras cidades e acumula diversos processos em outros Estados do Brasil.
A primeira representação foi direcionada à 5ª Promotoria Jurídica, em nome do promotor Carlos Paulo Travain Filho - que indeferiu o pedido em favor da Prefeitura, e à 8ª Promotoria Jurídica de Piracicaba, para o promotor Luciano Gomes de Queiroz Coutinho - que ainda não se manifestou sobre o pedido.
“A minha preocupação é que, na semana que se passou, o prefeito Luciano Almeida anunciou que já estaria tudo pronto para a OSS iniciar os trabalhos. Mas como, se no contrato apresentado pela mesma existem problemas? Estou extremamente preocupado dado às irregularidades que apresentei nessa representação”, avaliou o vereador André Bandeira.
Contas de 2022 serão avaliadas em audiência pública no dia 21 de maio
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Requerimento quer detalhes sobre projeto de contribuição para iluminação pública
Câmara aprova mudança em regras do Título de Empreendedor do Município
Reunião solene vai celebrar os 60 anos do Centro de Reabilitação de Piracicaba
Moradores solicitam reforma em unidade de saúde com risco de desabamento
Vereador solicita emendas a deputado federal para atender serviços do SITSS
Escola Municipal recebe Moção de Aplausos pelos 30 anos de fundação
Árvores da praça Paulo Negri, no Jardim Brasília, recebem poda corretiva
Vereador solicita emenda para atender serviço de Motolância do Samu
Câmara homenageia atleta de BikingMan
Fotógrafo Maycon Sacchi é homenageado pela Câmara
Vereador destaca trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Com apoio de vereador, instituto adota tecnologia pioneira em braille