
Do tempo em que, como escreveu Guilherme Vitti, “as cabras pagavam o pato”
Entidade foi inaugurada em 1965 para oferecer tratamento especializado para crianças com poliomielite e outras lesões cerebrais
Reunião solene foi proposta pelos vereadores Fábio Silva (Republicanos), Edson Bertaia (MDB) e André Bandeira (PSDB)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Por iniciativa dos vereadores Fábio Silva (Republicanos), Edson Bertaia (MDB) e André Bandeira (PSDB), a Câmara Municipal de Piracicaba promove, nesta terça-feira (6), às 19h30, reunião solene em homenagem aos 60 anos de fundação do Centro de Reabilitação de Piracicaba, em atendimento ao requerimento nº 83/2025.
O CRP surgiu a partir do trabalho das famílias de Maria Cristina Guidotti, Eloisa Maranhão de Azevedo, Renato Ometto e Cleusa Aparecida Gobbo, que nasceram com deficiência. Em 1963, elas se reuniram para criar um espaço com equipamentos e técnicas voltados à reabilitação da pessoa com deficiência. Isso porque, na época, Piracicaba não dispunha de tratamento especializado para pessoas com deficiência, que eram encaminhadas para o Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Em 1965, o então prefeito Luciano Guidotti, que também foi o 1º presidente do Centro de Reabilitação Piracicaba, assinou uma ata que inaugurou a entidade, oferecendo a partir daí tratamento especializado para crianças com poliomielite e outras lesões cerebrais. Em 1975, foi inaugurada a 1ª ala do CRP e, em 1987, a 2ª ala. Em maio de 2004, foram inaugurados o ginásio e o setor profissionalizante Unep (Unidade Educacional e Profissionalizante).
No mesmo ano, a instituição foi reconhecida como uma das 50 maiores entidades filantrópicas mais bem administradas do País e também recebeu o prêmio Madre Tereza de Calcutá de Direitos Humanos, outorgado pela Câmara de Piracicaba. Em 2005, a Escola de Educação Especial João Guidotti, mantida pelo CRP, recebeu o Selo de Escola Solidária. Hoje, o CRP atende gratuitamente a uma média de 450 pessoas com deficiência de 0 a 59 anos, e suas famílias, nas áreas Terapêutica, Educacional, Centro Dia, Emprego Apoiado e Projetos Socioeducativos.
Na solenidade, que será realizada no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, serão homenageadas as fundadoras e administradoras da entidade: Hilda Pereira da Costa Gobbo, Odila Fuzetti Guidotti e Maria Helena de Almeida Guidotti, além da homenagem póstuma ao ex-presidente, Raul Coury.
A reunião solene terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV) e também poderá ser conferida nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube, além do site camarapiracicaba.sp.gov.br.
Do tempo em que, como escreveu Guilherme Vitti, “as cabras pagavam o pato”
Novo site da Câmara aposta em modernidade, transparência e navegação intuitiva
Aprovadas em plenário, presidente da Câmara promulga três leis
Parlamentar debate contratação de pessoas com deficiência por empresas
10ª edição da Ação de Empregabilidade reúne mais de duas mil pessoas
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
Vereador mira projeto para incentivar inclusão no mercado de trabalho
Unidade de eventos fitness é inaugurada na Avenida Piracicamirim
Evento gratuito oferece vagas de emprego e conecta candidatos a empresas
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereador cobra limpeza urgente no entorno do Fórum de Piracicaba
Vereador cobra solução para falhas elétricas na região do Campestre
Crime e paixão na rua Boa Morte: o caso do Capitão Rodrigo Alves
Vereador faz visita a empresa
Alunos do Senac participam do Conheça o Legislativo, nesta quarta (2)