
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Propositura da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, foi protocolada na Câmara Municipal de Piracicaba
Foi protocolado nesta terça-feira (25), pela vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, a moção 34/2025, de apoio à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 08/2025, que prevê o fim da escala de trabalho 6x1.
De acordo com a parlamentar, o objetivo da moção é trazer essa discussão para a Câmara Municipal de Piracicaba. "A PEC está tramitando lá no Congresso Nacional, mas é aqui, no município, onde a classe trabalhadora opera, constitui família e anseia por desfrutar dos direitos que outrora lutou para conquistar. Então é muito importante que esse tema seja discutido em Piracicaba também", enfatiza.
Segundo apresenta o texto da moção de apoio, "a escala 6x1 atinge principalmente trabalhadores de operações ininterruptas, como na indústria, serviços essenciais, como farmácias, mercados, restaurantes, hotéis, manutenção e limpeza, com jornada de 7h20 de trabalho em seis dias e um dia de folga.
"Em Piracicaba já há diversos grupos militantes realizando atos de panfletagem e de conscientização da classe trabalhadora", ressalta a vereadora.
As mobilizações pela redução da jornada de trabalho é uma pauta que ganhou força recentemente em todo o país por meio do movimento VAT (Vida Além do Trabalho), fundado pelo vereador do Rio de Janeiro, Rick Azevedo (PSOL).
O movimento ganhou o apoio da deputada federal Érika Hilton (PSOL), que protocolou, na última terça-feira (26), a PEC n° 08/2025, que "Dá nova redação ao inciso XIII, do artigo 7º da Constituição Federal, para dispor sobre a redução da jornada de trabalho para quatro dias por semana no Brasil". A propositura atingiu 234 assinaturas, sendo 63 assinaturas a mais que o necessário para ingressar com uma proposta de emenda constitucional.
Na moção de apoio, a vereadora também ressalta que, segundo uma pesquisa realizada pela empresa Pulses, a intensa jornada de trabalho afeta principalmente as mulheres. "Quando o assunto é esgotamento, 85% das mulheres entrevistadas relataram um cansaço extremo, contra 75% de homens", informa a propositura.
A moção de apoio, para ser encaminhada ao Congresso Nacional, ainda precisa ser aprovada em plenário pela maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Piracicaba.
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Defensoras públicas abordam direitos de alunos com deficiência na Educação
Vereadora se reúne com o secretário de Cidadania e Parcerias
Vereadora discute demandas com a secretária de Assistência Social
Vereador pede limpeza de praça no Jardim Parque Jupiá
Vereador visita EE Attilio Vidal Lafrata no Costa Rica com técnicos da Semuttran
Vereadores de Piracicaba tomam posse como membros do Parlamento Metropolitano
Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Poder Público ganha agilidade com sistemas feitos por servidores
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador