Vereador solicita melhorias na rua Santa Catarina
Moção de apelo pede revisão da transferência da Cadme para o Postão
Trevisan Jr. apresentou ainda um requerimento, aprovado pelos vereadores na reunião ordinária desta quinta (24)
Postão é inadequado, disse parlamentar, na tribuna da Câmara
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O prefeito Luciano Almeida (PP) receberá da Câmara Municipal de Piracicaba a moção de apelo 195/2024, de autoria do vereador Láercio Trevisan Jr. (PL), para avaliar a possibilidade da não transferência da Cadme (Clínica de Atenção às Doenças Metabólicas) para o Postão Municipal. Aprovado nesta quinta-feira (24), na 64ª Reunião Ordinária, o documento é endereçado também ao secretário municipal de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho. Além disso, de autoria do mesmo parlamentar, foi aprovado o requerimento 1082/2024.
Trevisan diz ter sido procurado por usuários da Cadme, localizada na rua Viegas Muniz, 131, São Dimas. Segundo ele, a partir de 7 de novembro, os atendimentos desta unidade serão transferidos para o Postão Municipal, na travessa Newton de Almeida Mello, s/nº, atrás do Mercado Municipal, onde funcionava a salas 24 e 25. “Todos sabem que o Postão é inadequado para levar esse tipo de doenças. Espero que o prefeito reveja isso”, declarou ele, na tribuna da Câmara.
Trevisan também cita a superlotação do Postão, que segundo ele estaria ainda em situação precária. No texto da moção, o vereador lembra que as salas 24 e 25 já foram transferidas para o pavimento Térreo da Prefeitura Municipal, por não atender a demanda da população.
Ele considera que a maioria dos pacientes atendidos pelo Cadme é de pessoas que fazem tratamentos para combater feridas, “completamente diferente de pacientes atendidos em uma consulta eletiva, onde o Postão não tem condições para absolver essa demanda devido às condições de locomoção, condições climáticas, em que muitas vezes pacientes estão com as feridas abertas e não podem ser acomodados em qualquer lugar”.
PERGUNTAS – No requerimento 1082/2024, Trevisan Jr. solicita que o Executivo responda quais foram os critérios utilizados para a transferência e se existem avaliações técnicas que comprovem que a estrutura do Postão é adequada para o atendimento dos pacientes da Cadme.
Trevisan quer saber também se foram considerados os impactos que a transferência teria sobre os pacientes, especialmente os que possuem feridas crônicas que exigem cuidados imediatos e ambientes controlados.
Ele também pergunta a previsão de superlotação no Postão Municipal e como isso poderia afetar o atendimento dos pacientes da Cadme, se foram feitas consultas ou pesquisas com os pacientes e profissionais de saúde antes de tomar a decisão e qual foi o feedback.
Além disso, indaga se a transferência tem respaldo em diretrizes ou políticas de saúde pública, quais serão as medidas para garantir que os direitos à saúde e à acessibilidade dos pacientes sejam mantidos e se existem planos de melhoria para a infraestrutura do Postão para garantir condições adequadas para o atendimento especializado.
O Executivo também é questionado de quais alternativas foram discutidas antes da decisão e como a nova localização pode impactar o acompanhamento médico dos pacientes, em termos de acessibilidade e continuidade do tratamento.
Notícias relacionadas
Escola do Legislativo realiza oficina sobre acessibilidade e inclusão
Lei municipal reforça segurança de estabelecimentos noturnos
Com 53,61% dos votos, Hélio Zanatta é o prefeito eleito de Piracicaba
Caso Bonetti: os ritos do processo criminal no Século 19
Projeto de wi-fi na praça José Bonifácio é aprovado em 2ª discussão
Reunião pública no dia 12 discutirá água e saneamento público
Programa de reinserção de dependentes passa em segunda discussão
Vereadora cobra adesão do município ao Sistema de Segurança Alimentar
Moção apela ao secretário de Segurança por cessão de armas para GCM
Em primeiro no Ideb, Escola Honorato Faustino recebe moção de aplausos
Câmara entrega Título de Cidadão Piracicabano ao criador da banda Opus
TV Câmara Piracicaba transmite ao vivo apuração do 2º turno de 2024
Audiência Pública discute podas de árvores em Piracicaba
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária