
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Propositura de André Bandeira, aprovada na noite desta segunda-feira (24), reconhece escola pelos 100 anos de fundação e excelente trabalho educacional
André Bandeira é autor da moção 23/2025, aprovada durante a 7ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (24)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)O centenário de fundação da “Escola Estadual Prof. José Romão”, localizada na Vila Rezende, será reconhecido com moção de aplausos da Câmara Municipal, aprovada durante a 7ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (24).
“Escola Estadual Professor José Romão, situada no bairro Vila Rezende, em Piracicaba, celebra em 2025 seu centenário de fundação, consolidando-se como uma das instituições de ensino mais tradicionais da cidade. Desde sua criação, em 28 de fevereiro de 1925, inicialmente como Grupo Escolar de Vila Rezende, a escola tem desempenhado um papel fundamental na formação educacional e cidadã de inúmeras gerações”, traz o texto da moção 23/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB).
A propositura aprovada em plenário cita que o atual nome da escola, recebido em 1932, é uma “homenagem ao professor José Romão Leite Prestes, primeiro professor público nomeado para Piracicaba, em 1847. Sua trajetória na educação e sua dedicação ao ensino deixaram um legado que se perpetua até os dias de hoje, refletindo os valores de compromisso com a educação, a cultura e o desenvolvimento social”.
O texto ainda traz que a Escola - que desde 2021 integra o Programa de Ensino Integral (PEI), atualmente atende 354 estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano), abrangendo alunos de 10 a 15 anos, com uma equipe composta por 28 professores, três gestoras (coordenadora geral, diretora e vice-diretora) e cinco agentes de organização escolar.
André Bandeira também aponta no texto da moção que a escola organizou uma série de atividades para resgatar e valorizar sua história, “incluindo a criação da 'Sala Centenário', onde foram reunidos documentos, fotos e relatos históricos, preservando o legado da instituição”, além de Missa em Ação de Graças, no dia 15 de outubro, na Igreja Matriz Imaculada Conceição da Vila Rezende, “unindo alunos, ex-alunos, professores e a comunidade para celebrar essa trajetória de sucesso”.
“Este trabalho de valorização da história da escola tem sido conduzido com grande dedicação pelos professores Cíntia Vitti Mazzotti e Juliano Trevizan, que desempenham um papel essencial na organização das atividades comemorativas e na preservação da memória institucional. Seu compromisso e empenho são fundamentais para que essa celebração se torne um marco na educação do município, fortalecendo os laços entre a escola e a comunidade”, destaca a propositura.
"Na próxima quinta-feira haverá uma solenidade na escola, organizada e promovida pelos professores, pela diretoria, e nessa solenidade em comemoração aos cem anos poderemos fazer a entrega dessa moção. Eles farão uma cápsula do tempo, uma caixa do tempo, que será guardada, enterrada e, daqui alguns anos, essa cápsula será aberta. Essa moção será entregue e colocada nessa cápsula do tempo, e por isso eu gostaria de pedir a gentileza e a honra de que todos os vereadores assinem essa moção de aplausos, porque vai ficar guardado nessa cápsula do tempo e, daqui alguns anos, ela será aberta e esse documento vai constar lá, fazendo a homenagem pela data que comemoramos agora em dois mil e vinte e cinco, desses cem anos de história do José Romão”, disse André Bandeira ao justificar seu voto favorável à propositura.
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Vereador faz visita a empresa
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II