EM PIRACICABA (SP) 25 DE FEVEREIRO DE 2025

Moção de aplausos homenageará centenário da "E.E. Prof. José Romão"

Propositura de André Bandeira, aprovada na noite desta segunda-feira (24), reconhece escola pelos 100 anos de fundação e excelente trabalho educacional




Toque na imagem para aumentar

André Bandeira é autor da moção 23/2025, aprovada durante a 7ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (24)

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)




O centenário de fundação da “Escola Estadual Prof. José Romão”, localizada na Vila Rezende, será reconhecido com moção de aplausos da Câmara Municipal, aprovada durante a 7ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (24).

“Escola Estadual Professor José Romão, situada no bairro Vila Rezende, em Piracicaba, celebra em 2025 seu centenário de fundação, consolidando-se como uma das instituições de ensino mais tradicionais da cidade. Desde sua criação, em 28 de fevereiro de 1925, inicialmente como Grupo Escolar de Vila Rezende, a escola tem desempenhado um papel fundamental na formação educacional e cidadã de inúmeras gerações”, traz o texto da moção 23/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB).

A propositura aprovada em plenário cita que o atual nome da escola, recebido em 1932, é uma “homenagem ao professor José Romão Leite Prestes, primeiro professor público nomeado para Piracicaba, em 1847. Sua trajetória na educação e sua dedicação ao ensino deixaram um legado que se perpetua até os dias de hoje, refletindo os valores de compromisso com a educação, a cultura e o desenvolvimento social”.

O texto ainda traz que a Escola - que desde 2021 integra o Programa de Ensino Integral (PEI), atualmente atende 354 estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano), abrangendo alunos de 10 a 15 anos, com uma equipe composta por 28 professores, três gestoras (coordenadora geral, diretora e vice-diretora) e cinco agentes de organização escolar. 

André Bandeira também aponta no texto da moção que a escola organizou uma série de atividades para resgatar e valorizar sua história, “incluindo a criação da 'Sala Centenário', onde foram reunidos documentos, fotos e relatos históricos, preservando o legado da instituição”, além de Missa em Ação de Graças, no dia 15 de outubro, na Igreja Matriz Imaculada Conceição da Vila Rezende, “unindo alunos, ex-alunos, professores e a comunidade para celebrar essa trajetória de sucesso”.

“Este trabalho de valorização da história da escola tem sido conduzido com grande dedicação pelos professores Cíntia Vitti Mazzotti e Juliano Trevizan, que desempenham um papel essencial na organização das atividades comemorativas e na preservação da memória institucional. Seu compromisso e empenho são fundamentais para que essa celebração se torne um marco na educação do município, fortalecendo os laços entre a escola e a comunidade”, destaca a propositura.

"Na próxima quinta-feira haverá uma solenidade na escola, organizada e promovida pelos professores, pela diretoria, e nessa solenidade em comemoração aos cem anos poderemos fazer a entrega dessa moção. Eles farão uma cápsula do tempo, uma caixa do tempo, que será guardada, enterrada e, daqui alguns anos, essa cápsula será aberta. Essa moção será entregue e colocada nessa cápsula do tempo, e por isso eu gostaria de pedir a gentileza e a honra de que todos os vereadores assinem essa moção de aplausos, porque vai ficar guardado nessa cápsula do tempo e, daqui alguns anos, ela será aberta e esse documento vai constar lá, fazendo a homenagem pela data que comemoramos agora em dois mil e vinte e cinco, desses cem anos de história do José Romão”, disse André Bandeira ao justificar seu voto favorável à propositura. 

Legislativo André Bandeira

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas