EM PIRACICABA (SP) 14 DE SETEMBRO DE 2023

Moções enaltecem professores que figuram entre os melhores da ciência

Integrantes da FOP-Unicamp receberam moções de aplausos do vereador Pedro Kawai




Toque na imagem para aumentar

Entrega aconteceu na tarde desta terça-feira, na própria instituição

Crédito: Samuca Miazaki


Os docentes da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Mário Alexandre Coelho Sinhoreti, Marcelo Giannini e Pedro Luiz Rosalen, receberam homenagem do vereador Pedro Kawai (PSDB). Eles figuraram na segunda edição do ranking do portal acadêmico Research.com, entre os melhores cientistas em diversas áreas do conhecimento.

Após a divulgação do ranking, que incluiu 70 docentes da Unicamp, Kawai apresentou na Câmara Municipal de Piracicaba as moções de aplausos 145, 146 e 147/2023, aprovadas pelos parlamentares em 28 de agosto, na 46ª Reunião Ordinária. O parlamentar entregou as homenagens aos três docentes na tarde desta terça-feira (13), na própria FOP, acompanhado do diretor da instituição, Flávio Henrique Baggio Aguiar, e da diretora associada, Karina Gonzales Silvério Ruiz.

Aos professores e pesquisadores que acompanharam a entrega das homenagens, Kawai lembrou que a moção de aplausos é uma forma de a Câmara reconhecer ações de entidades, empresas e pessoas físicas que fazem um trabalho de relevância no município. “É triste ainda ver que o Brasil não valoriza a pesquisa, mesmo tendo profissionais entre os melhores do mundo. Teríamos ainda mais mentes brilhantes lá fora, se houvesse um olhar mais apurado para a ciência e com maiores investimentos”, declarou o parlamentar.

Mário Alexandre Coelho Sinhoreti disse que o resultado no ranking “representa o fruto do trabalho que estamos realizando, frente aos recursos disponíveis para a pesquisa no Brasil, se compararmos com os pares na Europa, Estados Unidos e países mais desenvolvidos”.

Já Marcelo Gianini lembrou que “a FOP é reconhecida no Brasil inteiro. O que a torna pujante em pesquisa, é claro, são os recursos do governo, mas também a dedicação dos professores e colegas de área que nos auxiliam”.

Pedro Luiz Rosalen disse que resultado da Research.com representa o reconhecimento dos cientistas do país e do exterior. “É um prazer participar do quadro da Universidade Estadual de Campinas durante 40 anos. Esse trabalho só expressa a qualidade da pesquisa e da ciência brasileira, frente aos nossos pares no exterior”, disse.

O RANKING – A posição de cada pesquisador é baseada no chamado D-index (Discipline H-index), que considera exclusivamente número de artigos e quantidade de citações para cada disciplina examinada. Para fazer a seleção, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef. As informações foram coletadas em dezembro de 2022.

Mário Alexandre Coelho Sinhoreti graduou-se em odontologia pela FOP em 1991, foi contratado pela instituição como professor assistente em 1995 e tornou-se livre-docente em 2001. Atualmente, é professor titular da área de Materiais Dentários, em concurso realizado em 2006.

Graduado pela FOP em 1992, Marcelo Gianini iniciou suas atividades como professor da instituição em 1995. É professor titular em regime parcial (24h). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Materiais Dentários e foi chefe do Departamento de Odontologia Restauradora.

Pedro Luiz Rosalen formou-se em farmácia pela USP (Universidade de São Paulo) em 1982. Foi o primeiro coordenador do curso de farmácia da Unimep e, em 1988, foi contratado como professor da área de farmacologia, anestesiologia e terapêutica da FOP. Obteve o título de doutor em farmacologia em 1991. Atualmente, é professor titular aposentado da Unicamp e atua como professor colaborador na pós-graduação, além de ser coordenador-geral da expansão e gestão da educação em Saúde da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e membro titular da Coordenação Nacional do Programa Mais Médicos para o Brasil. Foi citado entre os 100 mil cientistas mais influentes do mundo pela PLOS Biology 2020, entre os 500 pesquisadores mais produtivos da América Latina, 2021 e 2022 pela AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index).

Pedro Kawai Homenagem

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas