EM PIRACICABA (SP) 29 DE AGOSTO DE 2023

Moções homenageiam docentes que integram lista de melhores cientistas

Proposituras de autoria de Pedro Kawai reconhecem os professores Mário Alexandre Coelho Sinhoreti, Marcelo Giannini e Pedro Luis Rosalen, da FOP-Unicamp




Toque na imagem para aumentar

Moções de aplausos de Pedro Kawai foram aprovadas na reunião ordinária desta segunda-feira

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)


De autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB) e aprovadas na 46ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (28), as moções de aplausos 145, 146 e 147/2023 reconhecem os professores Mário Alexandre Coelho Sinhoreti, Marcelo Giannini e Pedro Luis Rosalen, da FOP-Unicamp (Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas), por terem sido relacionados entre os melhores cientistas do mundo, segundo o portal acadêmico Research.com.

Mário, Marcelo e Pedro estão entre os 70 docentes da Unicamp que integram a segunda edição do ranking do portal com os melhores cientistas do mundo em diversas áreas do conhecimento. A posição de cada pesquisador é baseada no Discipline H-index, que considera o número de artigos e a quantidade de citações para cada disciplina examinada.

Nascido em Piracicaba, Mário graduou-se na FOP em 1991 e obteve o mestrado em 1995, o doutorado em 1997 e a livre-docência em 2001, sempre pela Unicamp. Fez pós-doutorado entre 2015 e 2022 no College of Dentistry da Universidade da Flórida, nos EUA. Em 1995, foi contratado como professor assistente da FOP na área de materiais dentários, na qual fez seu mestrado e doutorado e onde atualmente é professor titular, em concurso realizado em 2006.

Tem experiência na área de materiais odontológicos, atuando principalmente em biomineralização dos tecidos duros dentais, sistemas adesivos, compósito restaurador, materiais de moldagem e metodologias de ensaios laboratoriais. Possui 405 trabalhos publicados em revistas científicas, 6 capítulos de livros e 12 patentes. Orientou 27 alunos em mestrado, 26 em doutorado, 5 em pós-doutorado, além de 48 orientações de iniciação científica. Recebeu 33 prêmios e distinções na carreira.

Natural de Araçatuba, Marcelo graduou-se pela FOP em 1992, concluindo o mestrado em 1997 e o doutorado em 1999 em clínica odontológica. Ingressou em 1995 como docente na FOP, onde hoje é professor titular. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Materiais Dentários entre 2010 e 2014 e foi chefe do Departamento de Odontologia Restauradora de 2009 a 2010.

É autor ou coautor de 345 trabalhos de pesquisa originais desde 2000. Foi orientador e vencedor de dois Paffenbarger Awards da Academia de Materiais Dentários. Orientou 32 alunos de mestrado e 23 de doutorado e recebeu várias bolsas de órgãos governamentais brasileiros. Também atua como revisor de periódicos de alto impacto em odontologia e ciências dos materiais. Mantém consultório odontológico particular e trabalho de educação continuada.

Natural de Rio Claro, Pedro graduou-se em farmácia, com habilitação em bioquímica, pela USP (Universidade de São Paulo) em 1982 e obteve doutorado em farmacologia em 1991. Foi o primeiro coordenador do curso de farmácia da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), de 1984 a 1990, e foi contratado em 1988 como professor da FOP na área de farmacologia, anestesiologia e terapêutica.

Atualmente é professor titular aposentado da Unicamp, atuando como professor colaborador na pós-graduação em odontologia, nas áreas de farmacologia, terapêutica odontológica, cariologia, fitoquímica, ética e boas práticas em pesquisa. Também é coordenador-geral da expansão e gestão da educação em saúde da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e é membro titular da coordenação nacional do Programa Mais Médicos. Conquistou vários prêmios internacionais e nacionais e foi citado entre os 500 pesquisadores mais produtivos da América Latina, em 2021 e 2022, pela AD Scientific Index.

Legislativo Pedro Kawai

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas