
Ações contra a pedofilia aproximam vereadores
Câmara aprovou, em primeira discussão, projeto que estabelece fornecimento gratuito de absorventes em postos de saúde e nas unidades do Cras
Autor do projeto, vereador Gustavo Pompeo (Avante) lembrou que debate o tema desde o início do mandato
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A proposta de fornecimento de absorventes higiênicos em equipamentos públicos da cidade foi discutida e aprovada pela Câmara Municipal de Piracicaba, em primeiro turno de votação, durante a 36ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (22). A iniciativa integra o projeto de lei nº 36/2023, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), e estabelece o fornecimento gratuito dos absorventes nas unidades da rede básica de saúde e nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Ao discutir a matéria, o autor lembrou que tem trabalhado a ideia desde o início do mandato. Ele contou como teve conhecimento sobre o problema enfrentado por mulheres em situação de vulnerabilidade social, que não têm recursos para comprar absorventes. “Isso resulta até em abandono escolar”, afirmou. “O absorvente é taxado como cosmético, mas é de higiene pessoal, é um item de necessidade básica”.
O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) também discutiu o projeto e citou outras matérias da mesma natureza que foram vetadas pelo Poder Executivo, como o Banco de Cadeira de Rodas e o Bolsa Atirador. Ele argumentou contra esse posicionamento do prefeito Luciano Almeida (PP) e disse esperar que a matéria, que ainda passará por segundo turno de votação, não seja mais uma a ser vetada. O projeto havia recebido parecer contrário da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), mas o mesmo foi derrubado e a propositura voltou para o Plenário.
A vereadora Rai de Almeida (PT) declarou voto favorável à iniciativa. “Fornecer o absorvente é garantir a dignidade humana a essa menina e a essa mulher”, colocou. Ela comentou que também participou do debate sobre o projeto com a vereadora Sílvia Morales e com o autor por ser uma reivindicação do movimento feminista e falou sobre a mesma iniciativa em âmbito federal, que já foi sancionada.
Ações contra a pedofilia aproximam vereadores
Audiência pública discute asfaltamento de duas vias na região do Mário Dedini
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Vereador acompanha retomada das obras no PSF 2 do Mário Dedini
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM