EM PIRACICABA (SP) 08 DE ABRIL DE 2025

No Primeiro Tempo, vereadora comenta ações do Mês da Mulher

"Mulheres ainda levarão pelo menos 130 anos para atingir a igualdade de gênero", salienta a vereadora Rai de Almeida (PT)




Toque na imagem para aumentar

Em entrevista, vereadora volta a cobrar reunião com o prefeito Helinho Zanatta sobre as políticas públicas municipais para mulheres

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




A vereadora Rai de Almeida (PT) foi a entrevistada do programa Primeiro Tempo, exibido pela TV Câmara Piracicaba, antes da transmissão ao vivo da 18ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (7). Ela comentou sobre a programação do Mês de Março, voltada para as discussões e celebrações referentes ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

“Tivemos um mês ativo e altivo. As mulheres ainda estão em situação de desigualdade na sociedade e essa pauta tem um peso grande no mês de março e aproveitamos para intensificar a nossa agenda”, afirmou. As atividades iniciaram com uma reunião solene, promovida pela Câmara, que contou com um debate sobre o tema e homenagens a mulheres que se destacaram no ativismo.

A vereadora ainda participou de palestras em escolas. “Precisamos apostar em uma juventude que tenha uma formação que não seja preconceituosa e com respeito às diferenças”, afirmou. Também foi realizado um ato em frente à Delegacia da Mulher e a celebração do atendimento 24 horas da unidade. “Esta é uma vitória do movimento de mulheres, que desde a primeira delegacia da mulher, em 1985, já vínhamos reivindicando porque, em grande medida, infelizmente, as violências se dão dentro das casas no período da noite e fins de semana”, afirmou a vereadora. “O ideal seria que não tivéssemos DDM, que não fosse necessário”.

Rai de Almeida apresentou dados de pesquisas que apontam que as mulheres ainda levarão pelo menos 130 anos para atingir a igualdade de gênero. No período, a vereadora também participou de articulações junto à Assembleia Legislativa de São Paulo, Secretaria de Segurança Pública e Deinter-9 para debater a construção de um novo prédio para a DDM, cuja verba já está contemplada no orçamento estadual e com terreno garantido através de doação do município para o Governo do Estado.

A parlamentar lamentou uma atividade que estava prevista e não ocorreu, que era o encontro com o prefeito Helinho Zanatta (PSD) para apresentação da pauta da Rede de Proteção à Mulher. A vereadora cobrou novamente que o prefeito receba o grupo. “As políticas voltadas ao atendimento, fortalecimento e melhoria da qualidade de vida das mulheres passam por ações do poder de público de forma intersetorial”, avaliou.

Na entrevista, Rai de Almeida também abordou o debate sobre a proteção da criança e do adolescente no meio digital, que ela tem fomentado como coordenadora do Fórum de Ciência e Tecnologia da Casa e também sobre a audiência pública referente ao Sistema Cross/SUS, realizada em parceria com a Assembleia Legislativa de São Paulo.

Confira, no vídeo, a entrevista da vereadora.

Institucional Rai de Almeida

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas