EM PIRACICABA (SP) 05 DE AGOSTO DE 2022

“O título me chama à responsabilidade”, definiu professora Ida

A professora doutora Ida Carneiro Martins, a Tita, recebeu o Título de Cidadã Piracicabana em sessão solene nesta sexta-feira (5)




Toque na imagem para aumentar

Para a professora Ida Carneiro Martins, os alunos são a razão de todo o trabalho com a educação

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




A professora doutora Ida Carneiro Martins se sente agora ainda mais responsável por contribuir com Piracicaba. Foi o que afirmou a homenageada, em sessão solene nesta sexta-feira (5), ao receber o Título de Cidadã Piracicabana das mãos do vereador Thiago Ribeiro (PSC). “Para honrar este título, tenho muito ainda o que fazer por esta cidade”, disse a educadora. “O título me chama a maior reponsabilidade”.

A solenidade, realizada no Salão Nobre "Helly de Campos Melges", contou com a presença de familiares, amigos, professores, alunos e ex-alunos da professora, conhecida como Tita. A honraria foi estabelecida pelo decreto legislativo 12/2022, aprovado pelo plenário do Poder Legislativo. Além do autor da homenagem, vereador Thiago Ribeiro (PSC), que presidiu a sessão solene, a mesa de honra também foi composta pelo segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Pedro Kawai (PSDB), pelo ex-secretário estadual da Educação, João Cury, e pela coordenadora do curso de Educação Física da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), professora Pâmela Roberta Gonelli.

Professora Ida nasceu em Campinas/SP, em 1959, graduou-se em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp), em 1979 e atuou com professora da Educação Básica durante 21 anos. É casada com Mauro Nunes Martins e tem as filhas Mariana e Camila. Especializou-se em Educação Física Infantil e em Educação Motora, possui mestrado em Educação Física, na área de Pedagogia do Movimento e doutorado em Educação, na área de Formação de Professores. 

Foi coordenadora do curso de Educação Física e professora do Programa de Pós-Graduação da Unimep. Atualmente, é membro pesquisadora do grupo "Pedagogia do Movimento", da Universidade Nove de Julho (Uninove), e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicid (Universidade Cidade de São Paulo), além de ser autora e coautora de dezenas de livros.

Na solenidade desta noite, João Cury cumprimentou o vereador Thiago Ribeiro pela iniciativa em homenagear a educadora. “É importante reconhecer pessoas que de fato promovem a transformação de pessoas”, declarou. “É o reconhecimento de uma vida dedicada à cidade, ao esporte e à educação”. A coordenadora da Unimep, professora Pâmela Gonelli, destacou a importância que a professora Tita teve em sua própria formação. “Ela foi mais do que professora, foi minha coordenadora e minha inspiração. Agradeço por poder desfrutar dos seus ensinamentos. Eu queria ser como você quando crescesse. Que você possa formar muitas outras pessoas que com certeza vão te amar pra sempre”, afirmou.

O vereador Pedro Kawai (PSDB) destacou a importância da educação para a formação dos cidadãos. “O que mais me chamou a atenção foi a sua preocupação com a formação das crianças, que é o momento em que o cidadão se torna gente”, lembrou. “Piracicaba se engradece por recebê-la de fato e de direito como cidadã”.

O autor da homenagem, vereador Thiago Ribeiro (PSC), disse que se sentiu honrado por homenagear uma mulher e ainda alguém apaixonada pela educação. “Eu me encantei por tudo o que você desperta nos alunos e colegas de trabalho. Piracicaba e a Câmara a recebem como cidadã piracicabana de braços abertos”, afirmou. No discurso, ele ainda leu uma carta redigida pela ex-aluna da professora, Luana Medeiros, que atualmente é chefe de seu gabinete.

A homenageada agradeceu pela honraria e fez menção à ligação histórica da família com Piracicaba, principalmente o avô, que era piracicabano e escreveu um livro sobre a cidade. “Ter minha família aqui me dá um sentimento de pertencimento que me afaga, que me sustenta, que me diz: ‘Vai’. Agora sou cidadã da Piracicaba que eu adoro tanto”, declarou. Ela ainda lembrou da parceria de tantos anos com os professores, funcionários e ex-alunos da Unimep. “Os alunos e ex-alunos são o nosso motor afetivo. Encontrar os alunos depois de formados me enche de orgulho. Os alunos são o apoio afetivo de toda a nossa ação. A gente faz gestão, faz pesquisa, mas a razão de ser é a modificação provocada pela educação”, afirmou.

Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da sessão solene.

Pedro Kawai Thiago Ribeiro Homenagem

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas