EM PIRACICABA (SP) 14 DE MARÇO DE 2023

Organizadores do "Viajando na Leitura" receberão moção de aplausos

Proposituras endereçadas ao IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) e à APL (Academia Piracicabana de Letras) foram aprovadas nesta segunda (13)




Toque na imagem para aumentar

Proposituras são de autoria de Pedro Kawai (PSDB)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou na noite desta segunda-feira (13), durante a 11ª Reunião Ordinária de 2023, 2 moções de aplausos aos organizadores do projeto "Viajando na Leitura", que busca promover e incentivar a leitura junto aos usuários do sistema de transporte coletivo de Piracicaba por meio da disponibilização de livros gratuitos em terminais rodoviários na cidade. As proposituras são de autoria de Pedro Kawai (PSDB).

A moção 40/2023 é endereçada ao IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), e a 41/2023, à APL (Academia Piracicabana de Letras).

De acordo com o texto das moções, os livros eram disponibilizados em "geladeiras literárias", localizadas nos terminais da cidade. "As geladeiras estavam abertas para receber livros dos próprios passageiros, com o intuito de promover a leitura. O projeto também disponibilizou livros digitais para que os passageiros façam a leitura através de celulares ou computadores. O acesso foi através de QRCode".

O "Viajando na Leitura", ao longo de três 3 meses, distribuiu mais de 4 mil livros e, além da disponibilização das obras, também promoveu um concurso literário, que recebeu mais de 354 inscrições. "Participaram do concurso usuários do transporte público de Piracicaba e interessados em geral. O tema do texto, em formato de poesia ou prosa, teria que estar relacionado à palavra saudade, que é uma referência ao livro Saudade do escritor piracicabano Thales Castanho de Andrade", trazem as proposituras.

Ao justificar seu voto favorável, Pedro Kawai lembrou que "a falta da leitura traz analfabetos funcionais" e que "é fundamental que espaços de leitura fiquem disponíveis para a população". 

Rai de Almeida (PT), que também justificou seu voto favorável na sequência, disse que Piracicaba possui apenas um bibliotecário, número aquém ao considerado ideal para o tamanho da cidade. Ela ainda disse que um grupo de trabalho está sendo gestado na cidade com o intuito de propor um plano municipal de leitura. "Estamos começando discussões, de baixo para cima, para levar isso ao município e que tenhamos políticas públicas neste setor", falou.

As moções 40/2023 e 41/2023 serão entregues, respectivamente, ao Presidente do IHGP, Edson Rontani Jr., e a Vitor Pires Vencovsky, presidente da APL.

Legislativo Pedro Kawai Rai de Almeida

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas