
Aprovadas em plenário, presidente da Câmara promulga três leis
Em evento da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, Felipe Aquino, da Canção Nova, deu orientações para a relação de marido e mulher e a formação dos filhos.
Isac Souza comandou a transmissão, levada ao ar na noite desta sexta-feira
Com reflexões que o tornaram popular à frente dos programas "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos", da TV Canção Nova, o professor Felipe Aquino usou a didática que o acompanha desde sua carreira acadêmica para falar sobre a relação de marido e mulher e entre pais e filhos no encerramento da "Semana da Família".
A palestra, na noite desta sexta-feira (14), integrou as atividades promovidas pela Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, que tem a coordenação do vereador Isac Souza (PTB). Realizada pela primeira vez, a "Semana da Família" contou com três dias de programação.
Por causa da pandemia da Covid-19, os convidados da edição deste ano participaram por videoconferência, com Isac ancorando, direto do plenário da Casa de Leis, as transmissões ao vivo levadas ao ar pela TV Câmara e pelos perfis oficiais do Legislativo no Facebook e no YouTube, com tradução em Libras.
Aquino, 70, abordou o tema "Família, lugar de esperança e experiência". Com cinco filhos, 12 netos e 40 anos de matrimônio até ficar viúvo há oito, Aquino citou expressão utilizada pelo papa João Paulo 2º para classificar a família como "santuário da vida", também título de um de seus livros: "Se for destruída, acabamos por destruir de certa forma a vida", declarou.
Para o professor, a harmonia de um casal é determinante para "criar um lar feliz e tranquilo" que colabore no "desenvolvimento físico, psicológico, afetivo e espiritual" dos filhos. O contrário, observou, também é verdadeiro. "Os defeitos dos filhos são filhos dos defeitos dos pais", disse, reproduzindo fala de um pensador francês. "Um pai que xinga, grita e bate é porque aprendeu a fazer isso; por outro lado, as qualidades dos filhos também acabam sendo filhas das qualidades dos pais."
Atuando, pela Igreja Católica, junto a famílias há 50 anos, o apresentador da TV Canção Nova disse perceber que o bom relacionamento entre marido e mulher facilita a educação dos filhos. "Pais que brigam e se ofendem na frente dos filhos os desestabilizam emocional e psicologicamente." Segundo Aquino, é dentro de casa que se aprendem as "grandes virtudes da vida”, como humildade e respeito às pessoas. "Vejo a família como um verdadeiro educandário do amor: ali a criança precisa ser amada, respeitada”, afirmou.
Na visão do professor, o primeiro passo de pai e mãe para educarem bem o filho deve ser conquistá-lo. "'Mas como? Tenho que dar tênis, camiseta da marca, bicicleta?' A gente não conquista o filho com aquilo que dá, mas com aquilo que a gente é para ele", comentou. Aquino citou como exemplo o tempo dedicado a atividades feitas a dois. "O pai que deixa o celular e o computador de lado e vai passear, andar de bicicleta, ele gasta tempo com o filho. Ter tempo para ele e envolvê-lo é muito importante para a conquista."
O apresentador da TV Canção Nova disse que os pais devem "monitorar o que os filhos assistem" e alertou para os riscos de deixar a criança "ficar tempo excessivo na internet", prejudicial à sociabilidade e a outras atividades dela. "Educar é ensinar a usar a liberdade com responsabilidade e verdade. Se não for norteada por essas duas palavras, vira libertinagem", refletiu.
Aquino também comentou sobre cobranças que incidem sobre o jovem em formação. "Os pais têm que dar salvaguarda, aliviar um pouco essa pressão sobre o filho e criar um ambiente saudável, para que ele respire esperança." Para o professor, "certos pais hoje cobram muito da criança". "Se ela tem dificuldade na escola, monitore, mas não aperte muito. O filho meu que mais me deu trabalho na escola foi o que estudou mais: fez mestrado e doutorado, e era um menino que não queria estudar."
"Não entre em pânico por seu filho estar indo devagar na escola ou ter repetido um ano. Calma, porque a natureza precisa de tempo para ser restaurada. Não pode, nesse mundo competitivo, querer fazer o filho ser um super-homem, pois, ao invés de queimar etapas, você queima a criança. Eduque, cobre, mas dentro de uma moderação. Não se apavore”, aconselhou.
Isac agradeceu a Aquino o convite aceito para comandar a palestra que encerrou a programação da "Semana da Família" e elogiou a abordagem proposta para o assunto. "Foi uma conversa muito agradável, não só por conhecer o tema, mas porque proporcionou um bate-papo suave para todos participarem", disse o vereador, que atuou como porta-voz das perguntas feitas por internautas durante a apresentação do professor.
A fala de Aquino foi seguida por testemunhos do casal Angela e Vilmário Santos, coordenadores há oito anos do Ministério das Famílias, da Renovação Carismática Católica da Diocese de Piracicaba, e de Willian Silva Bispo, da Associação Aliança de Misericórdia. "Fazem um trabalho silencioso, importante para a sociedade piracicabana", comentou Isac.
Aprovadas em plenário, presidente da Câmara promulga três leis
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Audiência pública, nesta terça, discute obras paralisadas no Mário Dedini
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
Vereador discute estação elevatória no Itaperu
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
Vereador mira projeto para incentivar inclusão no mercado de trabalho
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereador reforça pedidos de melhorias em área de lazer do Santa Rosa
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Ações contra a pedofilia aproximam vereadores
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp