Vereador pede complementação a respostas solicitadas em requerimentos
Palestras promovem diálogos sobre inclusão da pessoa com deficiência
Atividade é iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB) e acontece na Semana da Pessoa com Deficiência
Vereador André Bandeira (PSDB)
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499O ciclo de palestras “Pessoas e Deficiência: Diálogos Interdisciplinares Inclusivos” acontece nos dias 9, 10 e 12 de novembro. A Câmara Municipal de Piracicaba promove as atividades por meio do Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB). A programação inclui temas como capacitismo, altas habilidades, educação inclusiva, lei brasileira de inclusão e outros. As atividades acontecem na Semana da Pessoa com Deficiência e a abertura será nesta terça-feira (9), das 15h às 17h. Todas as atividades serão transmitidas pelo YouTube e Facebook da Câmara.
O primeiro dia de palestras visa dialogar sobre o capacitismo no cenário dos novos paradigmas do futuro. O evento com transmissão via Zoom contará com interpretação de libras e com a palestrante Juliana Santos, escritora do livro “Enquanto a cura não vem” e coautora do livro “Pessoas e Deficiência”. A abertura da semana contará ainda com a presença do vereador André Bandeira, da pedagoga Fabiane Favarelli Navega e do professor de direito Paulo César Navega.
As palestras dos próximos dias do ciclo, quarta e sexta-feira, acontecerão no Salão Nobre da Casa, com transmissão ao vivo e interpretação de libras. Na quarta-feira (10), o encontro contará com três palestrantes, que conduzirão o evento das 9h às 11h. A pedagoga Fabiane Favarelli Navega discutirá as altas habilidades e a superdotação, com abordagens sobre os aspectos emocionais e sua relação com o subdesempenho acadêmico. Fabiane é psicopedagoga e especialista em superdotação, talentos e transtorno do espectro autista.
Ainda na quarta-feira, a educadora Carolina Ramos Rezende Videira abordará a educação inclusiva e a educação especial na perspectiva inclusiva. Carolina é pesquisadora de violência escolar e coordenadora da pós-graduação do Instituto Singularidades. A visão do médico e a expectativa da família sobre a inclusão escolar também é pauta para discussão no dia, com abordagens sobre os modelos de saúde, a insistência no diagnóstico e a demora no início do tratamento. Este tema tem condução da médica pediatra Fabiana Romero Corrêa Salvador, especialista em Terapia Intensiva Pediátrica.
O encontro do último dia da programação, na sexta-feira (12), acontecerá das 9h às 11h. O dia conta com discussões sobre a lei brasileira de inclusão e a tomada de decisão, ministrado pelo professor de direito Paulo César Tavella Navega. A comunicação e as barreiras atitudinais também receberão destaque na programação, com condução da fonoaudióloga Michelly Basso. A psicóloga Denise Almeida Wendland também participará da programação com a discussão sobre a superação do adulto com diagnóstico tardio de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).
Notícias relacionadas
Empresa especializada em calibração de equipamentos será homenageada
Câmara aplaude empresa por figurar como destaque do ano
Prefeito veta Elevar para lazer e esporte de pessoas com deficiência
Quatro votos de congratulações são aprovados na 76° Reunião Ordinária
Câmara aprova requerimento sobre prestação de contas do Executivo
Burocracia causa entrave para funcionamento de empresa
Requerimento solicita detalhes sobre situação financeira da prefeitura
Em solenidade, vereador entrega título de Empreendedor do Município
Vereador questiona Poder Executivo sobre contradições de informações
Parecer contrário de PL sobre fibromialgia é rejeitado
Sete honrarias foram aprovadas pela Câmara na 75° Reunião Ordinária
Academia recebe voto de congratulações por 10 anos de fundação
Câmara aprova moção de aplausos em homenagem a escola de idioma
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025