EM PIRACICABA (SP) 08 DE NOVEMBRO DE 2021

Palestras promovem diálogos sobre inclusão da pessoa com deficiência

Atividade é iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB) e acontece na Semana da Pessoa com Deficiência




Toque na imagem para aumentar

Vereador André Bandeira (PSDB)

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O ciclo de palestras “Pessoas e Deficiência: Diálogos Interdisciplinares Inclusivos” acontece nos dias 9, 10 e 12 de novembro. A Câmara Municipal de Piracicaba promove as atividades por meio do Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB). A programação inclui temas como capacitismo, altas habilidades, educação inclusiva, lei brasileira de inclusão e outros. As atividades acontecem na Semana da Pessoa com Deficiência e a abertura será nesta terça-feira (9), das 15h às 17h. Todas as atividades serão transmitidas pelo YouTube e Facebook da Câmara.

O primeiro dia de palestras visa dialogar sobre o capacitismo no cenário dos novos paradigmas do futuro. O evento com transmissão via Zoom contará com interpretação de libras e com a palestrante Juliana Santos, escritora do livro “Enquanto a cura não vem” e coautora do livro “Pessoas e Deficiência”. A abertura da semana contará ainda com a presença do vereador André Bandeira, da pedagoga Fabiane Favarelli Navega e do professor de direito Paulo César Navega.

As palestras dos próximos dias do ciclo, quarta e sexta-feira, acontecerão no Salão Nobre da Casa, com transmissão ao vivo e interpretação de libras. Na quarta-feira (10), o encontro contará com três palestrantes, que conduzirão o evento das 9h às 11h. A pedagoga Fabiane Favarelli Navega discutirá as altas habilidades e a superdotação, com abordagens sobre os aspectos emocionais e sua relação com o subdesempenho acadêmico. Fabiane é psicopedagoga e especialista em superdotação, talentos e transtorno do espectro autista.

Ainda na quarta-feira, a educadora Carolina Ramos Rezende Videira abordará a educação inclusiva e a educação especial na perspectiva inclusiva. Carolina é pesquisadora de violência escolar e coordenadora da pós-graduação do Instituto Singularidades. A visão do médico e a expectativa da família sobre a inclusão escolar também é pauta para discussão no dia, com abordagens sobre os modelos de saúde, a insistência no diagnóstico e a demora no início do tratamento. Este tema tem condução da médica pediatra Fabiana Romero Corrêa Salvador, especialista em Terapia Intensiva Pediátrica.

O encontro do último dia da programação, na sexta-feira (12), acontecerá das 9h às 11h. O dia conta com discussões sobre a lei brasileira de inclusão e a tomada de decisão, ministrado pelo professor de direito Paulo César Tavella Navega. A comunicação e as barreiras atitudinais também receberão destaque na programação, com condução da fonoaudióloga Michelly Basso. A psicóloga Denise Almeida Wendland também participará da programação com a discussão sobre a superação do adulto com diagnóstico tardio de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

Fórum Pessoa com Deficiência André Bandeira

Texto:  Letícia Santin
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas