
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Evento realizado no sábado (22) reuniu especialistas para discutir "A Clínica e a Escuta Psicanalítica em Tempos de Siglas". Gustavo Pompeo participou do encontro
Evento aconteceu no sábado (22), no Espaço Beira Rio, e contou com palestras e debates abordando transtornos mentais, inclusão e diversidade
Crédito: Assessoria parlamentarO 1º Congresso de Saúde Mental de Piracicaba, realizado no último sábado (22), no Espaço Beira Rio, reuniu especialistas e profissionais da área para discutir "A Clínica e a Escuta Psicanalítica em Tempos de Siglas". O evento contou com uma programação de palestras e debates, abordando transtornos mentais, inclusão e diversidade.
Organizado pela Vitalità Clínica e Capacite – Evilyn Mattos, em parceria com o Instituto Carlos Roberto Mussato, o congresso teve como objetivo ampliar a compreensão e a empatia sobre transtornos TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), TOD (Transtorno do Opositor Desafiador), TEA (Transtorno do Espectro Autista), TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), DI (deficiência Intelectual) e TPAC (Transtorno do Processamento Auditivo Central).
Especialistas compartilharam seus conhecimentos sobre o impacto dessas condições na vida dos pacientes e suas famílias, além de discutirem abordagens terapêuticas e inclusivas.
A programação foi dividida em duas etapas. Pela manhã, a psicopedagoga Jussara Rosolen abriu o evento abordando a diferenciação entre transtornos e síndromes. Em seguida, a advogada e psicanalista Dayane Rodrigues Ribeiro trouxe uma reflexão sobre os direitos das pessoas com transtornos e a importância desse conhecimento para terapias de apoio. Finalizando o primeiro bloco de discussões, a psicóloga Rachel Regina de Oliveira Bertoncini falou sobre o papel da psicanálise no manejo clínico dos transtornos.
Durante a tarde, os debates trouxeram à tona temas relacionados à diversidade e subjetividade no contexto da escuta psicanalítica. A psicóloga e sexóloga Bárbara Dalcanale Meneses abordou a importância da compreensão da diversidade sexual e das conjugalidades no trabalho clínico.
Logo após, o filósofo e psicanalista Francisco Batista Neto trouxe reflexões sobre identidade de gênero e sua representação simbólica na escuta analítica, promovendo um diálogo sobre inclusão e respeito na abordagem terapêutica.
Um dos momentos finais foi o debate com os especialistas, no qual os congressistas puderam interagir diretamente com os palestrantes, esclarecer dúvidas e aprofundar os temas discutidos ao longo do dia. No encerramento do congresso o vereador Gustavo Pompeo (Avante), destacou a importância do fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde mental.
"Como parlamentar que tem vivência familiar nas questões de saúde mental e dependência química, não poderia deixar de apoiar eventos que tratam dessa questão tão essencial. Trago também essa bandeira para o espaço dos Fóruns que estou à Frente na Câmara, como o Fórum Permanente de Cidadania, Justiça e Cultura de Paz, porque entendo que é fundamental ampliar o diálogo e construir políticas públicas mais eficazes. Precisamos cuidar das pessoas que estão em sofrimento, garantindo acolhimento e atendimento adequado a todo cidadão piracicabano. Melhorar a qualidade e ampliar os atendimentos, garantindo que cada pessoa receba o suporte necessário conforme sua realidade é um dos objetivos do meu mandato", declarou o vereador.
Gustavo Pompeo - que é autor do projeto de decreto legislativo 07/2025, que busca instituir na Câmara o Fórum Permanente de Saúde Integral e Bem Estar Social -, também destacou que o Congresso promoveu um ambiente de aprendizado e troca de experiências fundamentais para avançar no atendimento e na compreensão das questões de saúde mental na contemporaneidade, e que a organização do evento já sinalizou o interesse em dar continuidade ao projeto nos próximos anos, visando fortalecer ainda mais o debate e a capacitação de profissionais na área.
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Audiência pública, nesta terça, discute obras paralisadas no Mário Dedini
Estudos para asfaltamento da Estrada do Godinhos foram iniciados, diz Obras
Audiência pública discute asfaltamento de duas vias na região do Mário Dedini
Vereador acompanha retomada das obras no PSF 2 do Mário Dedini
Projeto de lei garante acesso a imagens de câmeras de trânsito em Piracicaba
Requerimento quer informações sobre atividades e obras em ginásios da cidade
Vereador solicita informações sobre aulas de musculação
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
Semana de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas realiza atividade de encerramento
Câmara aprova requerimento sobre distribuição de materiais esportivos
Câmara aprova projeto que remaneja verbas do orçamento municipal
Câmara aprova reajuste salarial para cargos de comando da Guarda Civil Municipal
Fórum Permanente de Saúde Integral promove interação com alunos