
Vereador destaca parceria na entrega de alimentos à entidade assistencial
Aprovado na Reunião Ordinária de quinta-feira (27/06), Projeto de Lei de autoria do vereador Matheus Erler (PSC), que visa estabelecer obrigatoriedade de consulta a (...)
Aprovado na Reunião Ordinária de quinta-feira (27/06), Projeto de Lei de autoria do vereador Matheus Erler (PSC), que visa estabelecer obrigatoriedade de consulta aos critérios de Beers-Fick no atendimento a idosos nos equipamentos públicos de saúde da rede pública municipal.
Por muitas vezes pacientes idosos são acometidos por mais de uma doença simultaneamente e, devido a tal fato, tomam vários medicamentos de forma contínua e concomitante. Este panorama de múltiplas doenças e ministração de fármacos diversos, associado às mazelas naturais relacionadas ao envelhecimento, são considerados, por muitos estudiosos, o desencadeador de graves reações adversas no doente idoso.
De acordo com o documento, estudos estimam que aproximadamente 15 por cento do total das hospitalizações de pacientes idosos, são decorrentes de interações medicamentosas. . Afirma-se também, que até 2/3 (dois terços) dos idosos hospitalizados apresentarão pelo menos uma nova reação adversa a medicamentos.
Com o intuito de criar formas paliativas de diminuição de tais reações, criou-se o que, na medicina, se chamou de critérios de Beers-Fick que, resumidamente, consiste em uma relação de fármacos potencialmente inapropriados os adultos com mais de 60 anos. Sistema que tem sido o mais utilizado em contextos clínicos modernos para a avaliação da qualidade da prescrição medicamentosa.
Os critérios de Beers-Fick, cuja última atualização é do ano de 2003, contempla duas listas de medicamentos potencialmente inapropriados. A “Lista um” é constituída por medicamentos/classes considerados inapropriados, respectiva classificação quanto à gravidade (elevada e reduzida) e preocupações de saúde face à sua utilização. Já a “Lista dois” abrange medicamentos inapropriados face a 20 situações clínicas, contendo também informação sobre as preocupações e nível de gravidade.
A maioria dos especialistas e autores da literatura médica considera que a regular utilização dos critérios de Beers-Fick, para a análise de “Medicamentos Potencialmente Inapropriados”, apesar da necessidade de constantes atualizações, seria a medida mais eficaz para o controle de qualidade na prescrição de medicamentos.
No Brasil, é clara a redação da Carta Magna ao criar as reponsabilidades pela proteção da saúde da pessoa idosa, matéria que ficou estabelecida como de competência concorrente da União, Estados e Municípios.
O Estatuto do Idoso, por sua vez, em seu artigo 9º, preceitua que é “dever do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável”.
“ Com isso, não se poderia negar que a utilização dos critérios de Beers-Fick, na prescrição medicamentosa às pessoas idosas, vai de encontro a toda responsabilidade criada pelas legislações hierarquicamente superiores. Ficando claro, também, o notório acréscimo de qualidade que esta simples medida traria ao sistema de saúde público, diminuindo sensivelmente o número de reações inesperadas que além de gerar custo ao Poder Executivo, não tratam dignamente o paciente idoso”, comentou o vereador.
Patrícia Moraes Sant´Ana _ MTb: 24.154
Foto: Fabrice Desmonts - MTb: 22.946
Vereador destaca parceria na entrega de alimentos à entidade assistencial
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Vereadora se reúne com o secretário de Cidadania e Parcerias
Vereadora discute demandas com a secretária de Assistência Social
Vereador pede limpeza de praça no Jardim Parque Jupiá
Vereador visita EE Attilio Vidal Lafrata no Costa Rica com técnicos da Semuttran
Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde