
Câmara aprova projeto de lei que beneficia pessoas com deficiência
Proposta de Paulo Henrique prevê o uso, nos veículos de transporte escolar, de material publicitário para combater o bullying infantil e a pedofilia
Projeto de lei de Paulo Henrique foi aprovado em primeira discussão nesta segunda-feira
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Avançou na Câmara a proposta que prevê o uso, nos veículos de transporte escolar, de material publicitário para combater o bullying infantil e a pedofilia. O substitutivo da Comissão de Legislação, Justiça e Redação ao projeto de lei 110/2023, do vereador Paulo Henrique Paranhos (Republicanos), foi aprovado em primeira discussão nesta segunda-feira (18), na 51ª Reunião Ordinária.
"O bullying infantil e a pedofilia são problemas que afetam profundamente a sociedade, especialmente no ambiente escolar. Essas práticas prejudicam o desenvolvimento emocional e social das crianças e causam danos irreparáveis em suas vidas. É responsabilidade do Poder Público adotar medidas eficazes para combater essas violências e criar um ambiente seguro e acolhedor para os estudantes", diz Paulo Henrique.
O vereador argumenta que os veículos do transporte escolar "são espaços privilegiados para disseminar mensagens de prevenção e orientação, uma vez que estão diretamente envolvidos no cotidiano escolar das crianças". "A implementação dessa lei em Piracicaba trará diversos benefícios para a comunidade escolar e a sociedade em geral: em primeiro lugar, o material publicitário proporcionará uma maior conscientização sobre o tema do bullying infantil, incentivando a empatia e o respeito entre os estudantes."
"Isso contribuirá para a construção de um ambiente escolar mais saudável, onde as diferenças são valorizadas e o bullying não tem espaço. Além disso, o material publicitário abordará a temática da pedofilia, orientando os estudantes e suas famílias sobre os sinais de alerta e os canais de denúncia disponíveis. A prevenção é fundamental para evitar casos de abuso infantil, e a divulgação dessas informações nos veículos de transporte escolar proporcionará um acesso facilitado às orientações necessárias para identificar e combater essa violência", acrescenta o parlamentar.
Paulo Henrique aponta que "a educação e a conscientização são instrumentos essenciais no enfrentamento dessas problemáticas". "Ao promover campanhas educativas e informativas, envolvendo escolas, pais, responsáveis, motoristas do transporte escolar e a comunidade em geral, a Secretaria Municipal de Educação estará fortalecendo a rede de proteção às crianças e adolescentes, mobilizando todos os atores sociais para a prevenção e combate ao bullying infantil e à pedofilia", diz o vereador.
"A obrigatoriedade da utilização de material publicitário nos veículos de transporte escolar, aliada às campanhas educativas, contribuirá para a formação de uma sociedade mais consciente e engajada na proteção dos direitos das crianças. A visibilidade dessas mensagens nos veículos de transporte escolar alcançará um amplo público, sensibilizando não apenas os estudantes, mas também seus pais e a comunidade em geral", conclui o vereador, sobre o projeto de lei que segue para votação em segunda discussão. Se o texto for aprovado novamente, caberá ao Executivo sancioná-lo e regulamentar a lei.
Câmara aprova projeto de lei que beneficia pessoas com deficiência
Câmara inclui emenda que garante análise técnica no desdobro de lotes
Câmara aprova assistência técnica para habitação de interesse social
Vereador destaca que ‘PLC do Desdobro’ atende demanda da população
Vereador solicita demarcação de vaga para vans em frente à escola
Vereador se reúne com titular da Educação em escola de Ibitiruna
Demandas de Santa Teresinha são apresentadas à Semozel
Vereador critica indicação do ministro da Justiça para vaga no STF
Câmara aprova Orçamento 2024, que prevê arrecadação de R$ 3 bilhões
Vereador destaca atendimento médico em unidades com horário estendido
Câmara vota desdobro e 5G em dia com reuniões à tarde e à noite
Vereador pede retirada de lixo e recapeamento em vias
Retirada de árvore próxima ao Complexo Areninha é solicitada
Vereador relata ação que possibilitou cirurgia de caminhoneiro
Após levar pedidos à Prefeitura, vereador destaca demandas atendidas