EM PIRACICABA (SP) 01 DE JUNHO DE 2021

Plantio de muda marca atividades do segundo dia da Simapira

Ação simboliza a necessidade de mais cuidados com o meio ambiente.




Toque na imagem para aumentar

Plantio foi realizado na manhã desta terça-feira, na praça das Corujas

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O segundo dia de atividades da Simapira 2021 (Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba) foi marcado pelo plantio simbólico de uma muda de Grumixameira (Eugenia brasiliensis), na manhã desta terça-feira (1º), na praça das Corujas, localizada na rua Carlos de Campos, atrás da Paróquia São Judas Tadeu, no bairro São Judas.

O plantio, que simboliza as atividades da Simapira e a necessidade de um olhar mais atento para as pautas ambientais, foi comandado por Rogério de Oliveira, engenheiro florestal integrante do coletivo MudaPira, entidade que tem como principal objetivo a conscientização ambiental por meio do plantio de árvores na cidade.

Também participaram do ato simbólico a vereadora Silvia Morales (PV) e Jhoão Scarpa, do mandato coletivo A Cidade É Sua", o vereador Josef Borges (Solidariedade), a bióloga Elizabeth Nunes, do Núcleo de Educação Ambiental da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), assessores parlamentares e membros da comunidade do bairro.

Silvia Morales, que preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, colegiado que participou ativamente do planejamento da Simapira, comentou que a ideia do evento foi unificar as diversas atividades voltadas ao mês do meio ambiente na cidade, algo que não acontecia desde 2009.

"Sou presidente da Comissão de Meio Ambiente, a vereadora Alessandra Bellucci [Republicanos] é relatora e a vereadora Ana Pavão [PL]. Estamos juntas na organização dessas semanas do meio ambiente, que virou um mês do meio ambiente. A vereadora Rai de Almeida [PT] e o vereador Josef Borges também participaram desse processo. E, quando fomos convidar a Esalq [Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"] para uma palestra na Câmara para tratar do tema meio ambiente, eles sugeriram a ampliação do evento, integrando outras atividades e entidades", explicou.

Elizabeth Nunes, que também participou da elaboração da Simapira, destacou que a programação unificada permite que as pessoas interessadas participem das diversas atividades, sem a preocupação com um possível conflito de horários dos eventos. "Algumas atividades foram planejadas e serão realizadas de forma conjunta e algumas serão apenas divulgadas conjuntamente. Isso garante a otimização dos recursos e possibilita aos interessados participar de todas as atividades da Simapira", sem que haja conflito de agenda, disse.

Josef Borges, que também participou do plantio na praça das Corujas e propôs uma atividade comemorativa ao dia do Rio Piracicaba dentro da Simapira —a ser realizada em breve, no distrito de Ártemis—, disse que as atividades demonstram o interesse na ampliação das políticas públicas ambientes na cidade. "Fico muito feliz de participar da Simapira e de ter a oportunidade de estar aqui presente. Aprendi bastante coisa com o professor Rogério. O plantio de hoje é um ato muito importante, que simboliza não só a importância das árvores para nossa sociedade, mas também que esta legislatura está realmente interessada em políticas públicas que garantam a preservação do meio ambiente em nossa cidade", afirmou o parlamentar.

PLANTIO - O plantio começou com a abertura da cova destinada a receber a muda da Grumixameira, árvore frutífera nativa da mata atlântica e que pode chegar a mais de 5 metros de altura.

A cova do tipo "bacia", segundo Rogério de Oliveira, engenheiro florestal do MudaPira, segue o que preconiza a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. Após cavar o buraco, o solo original e a matéria orgânica em excesso são removidos. Na sequência, uma terra especial é despejada e, junto dela, o hidrogel, um polímero gelatinoso que ajuda a conservar a umidade no solo. Na sequência, o torrão com a muda é colocado no lugar e, posteriormente, ele é recoberto pela terra original. Para finalizar, uma camada de palha recobre toda a área do plantio.

O trabalho de abertura da cova foi coletivo, mas a vereadora Silvia Morales foi a escolhida pelo grupo como "madrinha" da árvore, título honorífico que a permitiu, também, batizar a futura árvore com o nome de sua neta de seis meses, Olívia.

"Fiquei até emocionada. Lembrei justamente que o nascimento de uma criança e o plantio de uma árvore têm tudo a ver. Estou com netinha de 6 meses, chamada Olívia, e batizei a árvore assim. Daqui para frente é cuidar com muito carinho não só de uma, mas das duas Olívias", brincou Silvia.

PRAÇA DAS CORUJAS - O espaço denominado "praça das Corujas" (nome escolhido após uma votação realizada pelas redes sociais, já que o local é habitado por um casal de corujas buraqueiras) é uma área da União e, desde o início de 2020, vem sendo cuidada por voluntários do MudaPira e por moradores do bairro, que mantêm a área limpa e realizam o plantio e manejo das mais de 40 espécies —entre frutíferas, arbustivas, temperos e outras—, ali já plantadas.

"Antigamente isso aqui era um espaço abandonado, um local de descarte de entulho, de lixo, e os moradores do bairro e alguns alunos da Esalq que moravam numa república em frente ficavam inconformados com essa situação. Então, começamos indiretamente a cuidar do espaço, fazer a limpeza do lixo, e depois a Prefeitura instalou aqui um espaço de academia ao ar livre", contou Rogério de Oliveira.

Existe, inclusive, um termo de adoção da área firmado entre o coletivo MudaPira e a Prefeitura, buscando formalizar as ações que já vêm sendo ali desenvolvidas. Rogério acrescentou que já há um projeto em tramitação visando à cessão da área da União.

"Estive em São Paulo e eles me disseram que é possível fazermos o uso desse espaço, desde que a Prefeitura concordasse e tivesse um projeto. Contatei o professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, da Esalq, e ele escreveu com a gente um projeto. Incluímos neste projeto, inclusive, uma trilha sensorial, para que as pessoas com deficiência possam caminhar, tocar e conhecer as espécies de árvores. Queremos, também, fazer um piso diferenciado, onde as pessoas possam caminhar e pisar na terra, na pedra e na grama ao fazer o percurso."

Elizabeth Nunes lembra que as ações do MudaPira são muito importantes para a cidade, "não apenas pelo plantio em si, que é relativamente fácil, mas principalmente pelo aprendizado que proporcionam". "O cuidado com uma árvore para que ela cresça sadia, o cuidado com o terreno para que não haja despejo irregular de lixo, isso é algo muito importante."

REALIZADORES - Integram a Simapira 2021 a Câmara Municipal de Piracicaba e a Escola do Legislativo, a Prefeitura —envolvendo Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Centro de Comunicação Social, Rádio Educativa FM e Grupo de Trabalho Interdisciplinar sobre Fauna Silvestre—, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental, Comissão de Acompanhamento do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e Fumep/EEP, grupos e programas da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade São Paulo), Simespi, Acipi, Instituto Florestal/Fundação Florestal/Estação Experimental de Tupi, Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema/Ministério Público do Estado de São Paulo), Fatep, Semae, Comdema, Projeto Corredor Caipira, Sodemap, Mirante, Cooperativa Reciclador Solidário, empresas e organizações do terceiro setor.

PROGRAMAÇÃO - A programação completa da Simapira, com o link para a inscrição das atividades, pode ser acessada aqui.

Meio Ambiente Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Alessandra Bellucci Ana Pavão Josef Borges Rai de Almeida Silvia Maria Morales

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas